A TEORIA DA AMIZADE

111 20 58
                                    

É óbvio que todo o excluído tem o seu amigo. Aquele que está do seu lado em diversos momentos e nas horas que mais precisa. Isso não é clichê. Não daria para contar uma história desse tipo sem falar do melhor amigo. No caso, apesar de eu gostar muito de Xê, meu melhor amigo sempre foi o Martins. Como já falei, o cara sempre foi bem firmeza comigo. Houve vezes de o Danilo e outros garotos zombarem da minha cara, e ele dizer logo em seguida:

- Não ligue para isso. Quando você estiver milionário com sua mansão é sua empresa, eles irão bater na sua porta para pedir emprego.

Eu não quero ser milionário, ou ter uma mansão, mas eu admito que aquilo que ele falava servia para dizer: largue um dane-se para todos esses idiotas. Sim. Eu mão quero ser milionário, nem morar numa mansão, mas isso é outro assunto.

❤️

A Bienal do Livro é um dos maiores eventos de livros da América Latina, se não o maior. Esse evento só é aberto ao público a cada dois anos, é uma vez, foi aberto em 2013, o ano em que conheci Martins. Nós estávamos no 6º ano, e nós fomos à passeio da escola. Naquela época, eu ainda estava iludido com o Khaleb, achando que ele era meu amigo, e por isso, fui sentado do lado dele no ônibus, já que a escola havia alugado um ônibus para levar todos. Martins estava numa poltrona logo atrás de mim, e ele ficou conversando comigo a viagem inteira, enquanto Khaleb, nem se importando comigo estava.

Ao chegarmos no RioCentro, o maior centro de convenções do país, que é onde ocorre a Bienal do Livro, devemos do ônibus, e o meu objetivo era chegar perto de Khaleb e sair andando conversando sobre a vida e tals. Mas, a situação foi bem diferente do que eu imaginei. Quando desci do ônibus... Cadê ele? Olhei para um lado e para o outro e eu não o vi. Fiquei desesperado porque meu "amigo" não estava ali comigo, e foi então que forcei a vista um pouquinho e eu o vi com um outro garoto da sala, e estavam bem longe. Foi quando Martins chegou em mim e disse:

- E então, nós vamos.

E então fizemos tudo juntos, entramos juntos, compramos livros juntos, fomos repreendidos pelo segurança juntos - porque estávamos correndo -, mas, foi muito legal. Então, comecei a rever meus conceitos: talvez eu estaria feliz daquele jeito se estivesse com o Khaleb? Eu acho que não.

♠️

E o tempo se passou, eu e Martins nos tornamos melhores amigos, mesmo comigo dizendo que Khaleb que era... Isso porque eu era teimoso e não tentava ver a pessoa que Khaleb realmente era.

Khaleb várias vezes, por pura inveja, tentou acabar com a amizade entre eu e Martins, mas nunca deu certo. Quem se ferrava era ele. Até chegarmos ao ensino médio, conhecemos outras pessoas como o Bastos, que uma hora era amigo, mas outra hora pisava feio na bola; o Lemus que era parceirão, mas também pisava pra caramba na bola (foi esse que disse o lance do For Man), e o Matheus, o famoso Xereca, ou Xê, que é nosso amigo até hoje.

♣️

Martins sempre foi do tipo de pessoa solitária, e seus pais, apesar de darem tudo para ele, nunca o compreendiam e sempre falavam besteiras que o deixasse chateado, e isso o levaria a confiar apenas em uma pessoa... O Xê não porque ele não entendia os problemas dele. Exatamente... Ele confiava apenas em mim. É como se eu fosse um irmão para ele, e ele é como se fosse um irmão para mim. Todos os seus problemas, todas as suas mágoas e todos os seus planos, ele falava comigo, e eu dava a minha opinião a respeito. Com minhas opiniões, ele já se deu conta de muita coisa. É meio que assim que funciona a amizade, uma troca constante.

♥️

Me lembro do dia que antecedia a nossa ida para o ensino médio. Estávamos extremamente ansiosos. Aquela seria a minha primeira mudança de escola, e seria o período que eu iria aprender a programar softwares de computadores. Aquele ano, iria ser o ano!

Mensagem de Martins - meu celular avisou. Eram 2:45 da manhã, e nós deveríamos acordar pelo menos umas 5:45.

Eu não estava com sono, devido ao fato de que eu realmente estava ansioso, e era exatamente sobre isso que estava escrito na mensagem. Ele havia escrito todos seus planos, projetos e desejos naquele simples texto, e ali, eu comecei a perceber mais ainda que ele estava confiando cada vez mais em mim. Nossa amizade estava cada vez mais estreita, algo que eu nunca percebi quando estava junto a Khaleb.

Nós ficamos ali conversando por horas, até que o despertador tocou.

A Teoria Da Cor VermelhaOnde histórias criam vida. Descubra agora