Capítulo 21

73 6 0
                                    

Ladywell

Hillsbury

20 de março de 1988

Querida Tessa,
Tenho mais algumas coisas para dizer hoje, por isso decidi mandar a carta no mesmo envelope
de ontem. Não parece boa idéia mandar muitas informações de uma vez só. Você não vai querer fazer uma pequena experiência em transe e, então, me responder pelo correio e depois esperar semanas, antes de chegar a outro estágio. Vou enviar as cartas em grupos, e você pode responder por telefone em vez de carta; isso acelera o trabalho. Sei que eu lhe disse para não juntar tudo num fim de semana, mas por outro lado não quero que você pense que as lições vão ficar espaçadas demais.
Terei de antecipar suas perguntas, já que você ainda não viu a carta que escrevi ontem. Então imagino que deva estar dizendo: "Mas eu achava que um transe era mais do que apenas a figuração ou a visualização." E é assim. Mas estas aventuras preliminares no uso criativo da imaginação são importantes. São práticas que você vai sempre precisar.
Depois de um tempo, coisas começarão a acontecer durante um transe, "sozinhas". Talvez um unicórnio saia da floresta sem que você o tenha conscientemente imaginado. Isto imita o sonhar, apesar de estar sempre acordada. Não é como um sonho diurno comum. As cores que você vê serão mais intensas, e as imagens delineadas com maior clareza. É, de fato, como aquelas visões à beira do sono, e devem vir da mesma fonte. Mas as visões à beira do sono acontecem espontaneamente, enquanto as de um transe constituem um processo deliberadamente invocado. A figuração de coisas é sempre um aspecto do transe, e sempre será. É o meio de invocar, a maneira como você inicia um transe, e é também sua contribuição, enquanto se desenvolve a sua criatividade psíquica.
É importante entender que você nunca perde a consciência, portanto a escolha do que vai fazer e ver é sempre real. Repito: uma bruxa nunca perde a consciência em transe (a não ser que pegue acidentalmente no sono!). Você não vai perder o contato com seu ambiente físico. Certamente não ficará "delirante" ou possuída, porque está em estado mediúnico. Você não se comportará como uma daquelas médiuns que aparecem na televisão, que retornam à consciência sem saber o que disseram ou viram, e ouvem dos espectadores atônitos que tal pessoa morta falou por meio delas. Nada disso lhe acontecerá. Para uma bruxa, o trabalho de transe significa coisa completamente diversa. Quaisquer pessoas mortas, que por acaso se
manifestarem, estarão falando por si mesmas, dentro de você, como em sonhos. Mas porque está perfeitamente consciente, você poderá transmitir a informação a uma terceira pessoa que a observa, durante o transe, na mesma sala. Se estiver sozinha, tenha certeza de que, se uma criança acordar no quarto lá em cima,
você a ouvirá logo.
Como sugeri, o transe, visões de beira de sono e sonhos são muito parecidos e devem
se originar da mesma fonte. Mas os sonhos, pelo menos para grande parte das pessoas da cultura ocidental, são inteiramente passivos. O sonhador não possui uma escolha consciente sobre os eventos ou resultados. E mesmo as ações praticadas pelo sonhador têm um sentido involuntário. No transe, o sonhador está desperto. Portanto, os conflitos se resolvem pela participação ativa; as escolhas são realizadas, e as ações tomadas conscientemente; e às vezes isto é feito por "visualização" com propósitos conhecidos.
O trabalho mediúnico une a passividade ou receptividade dos sonhos à atividade potencial e auto-assertiva de estar consciente e os reconcilia. Muitos dos antigos conhecimentos permanecem soterrados na memória ancestral. Mas o transe certamente é a maior fonte de poder da bruxa solitária em termos de magia. (Poder de realizar, não poder sobre; quero dizer habilidade, não dominação.) O transe é também o meio de auto-integração, regeneração, reequilíbrio psíquico e exploração espiritual da bruxa solitária. É a sua comunhão com a Deusa e o Deus, vereda espiritual e porta para a transcendência.
Os estados mediúnicos também possuem muita coisa em comum com os sonhos, pois o meu transe, o meu mundo interior, não será o seu. Eu posso lhe oferecer as técnicas e mostrar como você deve iniciar sua experiência nos Reinos Interiores, mas você será única. Você pode ir ao equivalente psíquico da China, ao passo que eu talvez vá à Islândia, ou podemos ficar na Grã-Bretanha. Além disso, o mundo interior é muito semelhante ao mundo exterior, pois apesar de estarmos todos no Universo, cada um de nós sente e experimenta por si mesmo. Isto quer dizer que, tendo ensinado as técnicas básicas do transe, você pode fazer jornadas interiores a lugares que eu nunca vi, ou experimentar os lugares vistos por mim de maneiras bastante diferentes das minhas.
Se alguém quiser impor sua experiência psíquica, ou o seu racional sobre isto, você deve vê-lo com profunda suspeita. Não há nenhum Caminho Verdadeiro exclusivo. (Por favor, jamais pense que ensino isso.)
Para o exercício seguinte, você deve sentar ou deitar-se confortavelmente, conforme fez antes. Deitar-se pode levá-la a cair no sono, se estiver muito cansada. Mas também não faz mal.
Pense que é uma outra forma de cura. Depois agradeça aos Espíritos Guardiães, quando acordar. Peça a bênção e a orientação da Deusa e do Deus sobre sua vida, e desenhe uma luz azul ao redor de si, como ao final do transe. Se pegou no sono, é porque precisava dormir, e pode entrar em transe em outra ocasião.
Após ter visualizado a esfera azul e invocado proteção, sinta o chão da floresta a seus pés. Como antes, caminhe na relva e entre as flores. Verifique se está trajada com o robe de bruxa ou as vestes, que lhe deram no transe inicial. Se não, olhe ao redor da clareira até enxergá-los. Dispa toda a roupa e vista o robe. Esta é uma afirmação do seu papel de bruxa e também ajuda a transformar a consciência do dia-a-dia e a evocar as perícias psíquicas. É algo que você deve fazer antes de qualquer transe.
Agora caminhe na floresta que fica a leste da clareira. Ela começa logo a se diluir, e você vai se encontrar na beira de uma escarpa, olhando em direção a leste. Há uma brisa fresca. Aspire-a e então chame os Espíritos Guardiães do Ar, pedindo que levem embora idéias falsas e pensamentos tristes, dissolvendo-os inocuamente. Sinta o ar fresco encher seus pulmões, até que a energia corra por suas veias, e você esteja alerta e de cabeça desanuviada. Olhe a grande expansão de céu que pode ver da escarpa. Talvez veja os Espíritos Guardiães do Ar. Se não, peça que apareçam. Então você pode enxergar um ou mais Espíritos Guardiães de tudo o que for jovem, fresco, matinal, de Luas Crescentes e primaveras, e todos os começos. Pergunte a eles se você precisa entender alguma coisa. A resposta pode aparecer como um símbolo. Ou você escuta uma voz ou então pressente a resposta. Se acaso ainda não entender, pergunte mais. Finalmente, agradeça por isso e também pela purificação do que recebeu e volte à clareira.
Agora entre na floresta do sul. Você vai achar um lugar onde o Sol brilha por entre as árvores, numa fresta de luz dourada. Peça que todo o mal-estar, toda a doença e energia negativa sejam transformados. Enquanto estiver ali, sinta que o mal deixou você, queimando como uma febre, porém mais suave. Você está iluminada com a energia do Fogo, recebida da maior fonte de Fogo que podemos conceber. Dentro da fresta de luz, você verá os Espíritos Guardiães ou um deles. Eles são da paixão e vitalidade e do ápice da vida, meio-dia, Lua Cheia e o elemento do Fogo. Tudo brilhante, iluminado, energético. Pergunte se há alguma coisa que precisa entender sobre eles.
Você talvez fique intrigada, porque o Sol pode ser o Deus e também a expressão do Fogo e seus Espíritos Guardiães. A resposta, certamente, é que o Sol não é literalmente o Deus, mas é um modo do Deus se manifestar, por meio do Fogo. O Deus, o Pai de Toda a Vida, é o Rei Sol, o Homem Verde, o Deus Cornífero, e há algo dele em todo o reino animal e
humano. Como o Pai da Natureza, ele facilmente será entendido como o Sol, assim como a Deusa pode ser percebida como a Lua ou os oceanos.
Depois saia por um caminho que leva a oeste. A terra se inclina suavemente. Você verá uma fonte que alimenta um pequeno poço. Do poço corre a fonte morro abaixo, e a água
é clara, prateada e brilhante. Ajoelhe-se e beba um pouco, chamando os Espíritos Guardiães da Água para limpá-la e refrescá-la. Peça-lhes que lavem até desaparecerem todas as falsas imagens, todo o medo e os pesadelos. Peça-lhes que a renovem, como bruxa e sacerdotisa. Borrife-se com água, especialmente no alto da cabeça.
Olhe dentro d'água e ao redor do poço. Você pode ver os Espíritos Guardiães da Água ou um deles. Eles podem estar no poço ou sentados ao lado. São da poesia, da magia e dos sonhos. São do entardecer, das Luas Minguantes, da maturidade e do outono, mas não parecem velhos, pois não têm idade. E são dos mares, lagos e poços, fontes e mananciais. Pergunte se há qualquer coisa que você precisa entender sobre eles. Quando receber a resposta, agradeça por ela e também pela purificação da Água. Volte à clareira.
Por último, vá às florestas do norte, contorne os fundos do altar. Aqui encontrará uma pedra de topo chato, firmemente pousada na terra. Sente-se sobre a rocha e peça uma limpeza, chame os Espíritos Guardiães da Terra. Todo cansaço, a doença e o mal desaparecerão de você, absorvidos pela pedra. Peça que a rocha seja transformada naquilo que alimenta a vida. Imagine tudo que sai de você afundando profundamente na terra. Aqui isso será transformado, assim como as folhas o são, ou como o composto que se forma em seu jardim. Perto, você talvez veja os Espíritos Guardiães da Terra ou um deles. Eles são do poder e da persistência, da Lua Escura, da meia-noite, do inverno e da idade, das montanhas e de toda a criação física. Paradoxalmente, são dos campos férteis, dos pomares ricos de frutos: todos os processos do nascimento e morte, da vida terrena. Pergunte-lhes se há alguma coisa que deva saber a seu respeito. Quando você entender, agradeça por isso e também por toda a purificação da Terra, que você acabou de receber. E volte à clareira.
Éter, o quinto elemento, é centro e circunferência, em todo lugar, em lugar nenhum. Enquanto você está sobre a clareira, já se encontra dentro do reino do Éter, em transe. Procure o meio aproximado de sua clareira, e peça aos Espíritos Guardiães que enviem purificação e reintegração. Quando chega a purificação pelo Éter, eu vejo, em geral, uma noite estrelada e sua infinitude. Sinto o infinito. Você talvez possa ter outra experiência. Isto feito, suplique aos Espíritos do Éter que a façam entendê-los. São eles que tornam possíveis suas visões dos outros espíritos, e, no entanto, eles próprios são bastante nebulosos. Agradeça o entendimento e a purificação. E agora a reintegração e a centralização. Aqui eu geralmente me afirmo como
bruxa e sacerdotisa. Eu me asseguro de que carrego o meu bastão usual, que estou vestindo o robe etc. Reconheço-me filha da Deusa e do Deus, protegida por todos os elementos. A energia da Terra sobe pelos meus pés, correndo por todo o corpo, e depois se despejando e criando fontes que retornam à terra, assim criando uma corrente de terra contínua, num
circuito. O ar flui dentro e fora dos meus pulmões, vindo de toda a floresta. O Fogo e a Água se equilibram no corpo. Agora estou disposta. Renovada e forte, pronta para voltar ao mundo, ou então para outro transe.
Esta purificação dos elementos em cinco etapas e a centralização final são muito úteis à psique. Pode melhorar sua saúde e quase sempre o faz. Permite que você se aprofunde no transe gradativamente, e assim a prepara para o que se segue. Mas também faz com que se sinta só, e você talvez ache que basta. Se for assim, retorne ao transe. Volte da mesma forma que expliquei ontem, vendo-se no quarto de novo, cercada de uma esfera azul. Agradeça aos Espíritos Guardiães, à Deusa e ao Deus, depois traga a luz azul debruada de ouro ao seu redor. O primeiro encontro do transe com o seu espírito familiar, que agora vou descrever, pode ocorrer quando você estiver pronta de novo.
Se você está pronta agora, e bem preparada para continuar, não volte do transe. Você foi preparada, pela purificação dos cinco elementos, para o que vier agora. Fique onde estiver, no centro de sua clareira.
Você vai invocar a presença do espírito familiar. Não precisa ser o tradicional gato preto, pois um espírito familiar é somente outro nome para um guia espiritual e companheiro em forma animal. Você já deve ter ouvido falar que algumas bruxas têm seus animais familiares. Geralmente são cães ou gatos com quem costumam comungar e que podem alertá- las, psiquicamente, para presenças desconhecidas. Seu espírito familiar pode ser um pássaro ou outro animal. Mas o papel dele é muito semelhante ao de um familiar encarnado. Pode acompanhá-la em todos os futuros transes, mostrar o caminho para lugares espirituais, que tenha o desejo de visitar, e pode guiá-la e dar-lhe muita assistência.
Peça em nome da Deusa e do Deus que seu espírito familiar venha a você. Diga algo assim:

Entre os mundos, chamo você,
meu espírito familiar. Pelo Ar, Fogo, Água e Terra agora lhe suplico.
Em nome da Deusa Tripla do Círculo
do Renascimento e do Deus Cornífero,
eu o invoco.
Como bruxa e sacerdotisa, eu o chamo: esteja aqui, meu espírito familiar.
Agora me assista em minha verdadeira necessidade.
Eu o chamo, que venha a mim,
espírito familiar, meu amigo e guia.
Da Deusa, venha até aqui.
Como sou bruxa e sacerdotisa, minha amizade eu agora ofereço. Esteja aqui agora.

(Claro que não há razão para memorizar tudo isso. Simplesmente faça uma invocação parecida, com suas próprias palavras.)

Um animal ou pássaro aparecerá diante de você, seu espírito familiar. É você que precisa formar um elo com esse ente. Mas se o seu familiar é realmente um amigo, não se ofenderá se você apontar o athame para ele e mandar que se revele. Se sua criatura responder iluminada em ouro, prata, branco ou luz de arco-íris, então cumprimente-a com amor. Diga a ela quem você é, dando seu nome mágico. Torne-a bem-vinda. Pergunte o nome dela.
Se a criatura não é seu familiar verdadeiro, mas um falso guia, visualize uma nuvem dourada de luz pálida, como o Sol do fim de tarde. Aponte seu athame ao animal e então exija que entre nessa nuvem imediatamente. Fale com firmeza, em nome da Deusa Tripla e do Deus Cornífero, precisa ser assim. Peça que, uma vez dentro da nuvem, seja levado para onde ele mais necessita ir. Para receber a cura e a transformação que parece precisar.
A nuvem dourada desaparecerá suavemente, e você vai constatar que a criatura também se foi. A mesma técnica pode ser usada para banir qualquer coisa que sentir errada. Você provavelmente enfrentará esse tipo de problema.
Ocasionalmente, você pode encontrar alguma forma de entidade astral que não obedecerá à sua ordem de voltar para a nuvem de luz dourada. Peça auxílio da Deusa e do Deus ou dos Espíritos Guardiães do Fogo. A situação provavelmente desaparecerá, ou você vai receber mais energia psíquica, para que possa lidar com ela. Se você suplicar auxílio numa emergência psíquica, será sempre atendida. Nunca soube de uma eventualidade em que não fosse.
Repita a sua invocação e o processo de confirmação, até conseguir o verdadeiro ente familiar, e cumprimente-o carinhosamente. Lembre-se de perguntar seu nome, para que no futuro possa chamá-lo a qualquer momento.
O ente familiar tem uma existência objetiva? Ou é uma forma de pensamento que você mesma criou, sua imagem do que é um familiar? Ou são os seus instintos, vistos pela imaginação e personificados como fera ou pássaro? Penso que qualquer resposta é válida, alguns familiares pertencendo a uma categoria, outros a outra. Mas apesar disso parecer
interessante não é de importância vital. O que importa é como você e seu familiar se relacionam. Na feitiçaria, o que importa é o resultado, a experiência final, sentida.
Basear qualquer religião num sistema de crenças é declarar rigidez e uma posição entrincheirada, porque todas as crenças são baseadas em construção lógica e tendem a ignorar a realidade transracional ou transcendental.
Peça ao seu guia animal para lhe dizer o que mais precisa saber, que lhe dê a mensagem mais importante ou algo que deva conhecer, em sua vida atual. Igual aos Espíritos Guardiães, as respostas podem vir em forma de símbolos. Objetos estranhos talvez apareçam dentro da clareira. Terão algum significado simbólico, como já falei, e se você não entender, peça maiores esclarecimentos ao seu guia. Talvez sinta ou escute a resposta. Ela pode vir "telepaticamente".
Agora indague ao guia animal se precisa de alguma coisa de você. Quando receber a resposta, diga-lhe Salve e adeus. Depois sinta a terra tornando-se assoalho de novo, e veja sua esfera azul ao redor. Agradeça aos Espíritos Guardiães e suplique à Deusa e ao Deus que zelem por você. Desenhe a esfera azul em torno de seu corpo. Visualize a borda dourada.
Devagar, abra os olhos e comece a se movimentar. Fique em pé lentamente. Este foi um transe mais longo que o primeiro, e talvez você queira comer ou beber algo para tornar seu corpo totalmente real de novo, e assim sentir-se na "terra".
Quando estiver pronta, tome notas sobre este transe. Registre-o em seu Livro de Sombras. Inclua a compreensão dos Espíritos Guardiães; também mencione algo inesperado que possa ter ocorrido, o nome do familiar e alguma orientação que ele lhe tenha dado.
Uma última palavra sobre os familiares. Eles podem deixá-lo. Então um substituto pode tomar o lugar, se você fizer outro pedido. Quando eles se vão, talvez seja porque você tenha mudado ou não possa trabalhar bem com o guia. Talvez o ente que você está pensando ser "seu" tenha recebido outra atribuição, sem que você soubesse. Nesta eventualidade, diga adeus com agradecimentos, e então estabeleça elos com o ente novo.
No trabalho de transe você deve transcender a lógica e ainda ficar descrente. Pode reconciliar estes opostos numa exploração lúdica, permanecendo séria a respeito de seus desejos e metas, que são: uma comunhão espiritual com a Deusa e o Deus; autoconhecimento e auto-integração e o seu desenvolvimento de perícias; assim você pode preencher seu papel
de bruxa e sacerdotisa.

Eu a abençôo. Rae

A Bruxa Solitária - Rae BethOnde histórias criam vida. Descubra agora