Capítulo 15

82 7 0
                                    

New Green

Avonford

6 de outubro de 1987

Queridos Tessa e Glyn,
Tenho dito que o Dia da Noiva era tradicionalmente o tempo mais favorável para a
iniciação de novas bruxas. Mas isto não significa que outros tempos também não são corretos. De fato, qualquer Sabá ou Lua Cheia favorece. Dentro dessas linhas de orientação, o dia escolhido deve ser matéria individual. Vocês saberão quando estão preparados. Portanto, quero lhes dar o rito da auto-iniciação agora, para executá-lo na época que escolherem.
Para ser bruxa (o) é preciso não só autodisciplina no desenvolvimento pessoal, mas um sentido de plenitude, em seu trabalho, que supere pressões sociais: os olhares enviesados e as desconfianças daqueles que sabem quem vocês representam, o que praticam. Há sempre uma barreira entre vocês e aqueles que não entendem, porque é difícil explicar-lhes; a possível discriminação ativa; as implicações óbvias quanto a amigos ou amantes. Se vocês nasceram bruxos (ou bruxas) naturalmente irão ignorar tudo isso, e com razão.
O rito de iniciação é, em geral, uma seqüência de morte e renascimento, simbolizando que a vida antiga acabou e a nova começa. Também envolve uma promessa ou oferenda, uma consagração e a adoção de um novo nome. Depois há instruções quanto às técnicas ou novas experiências, a admissão aos mistérios.
Ninguém pode transformar vocês em bruxos. Nada que aconteça a vocês pode mudá- los, a não ser que haja aquela mudança interna que faz a diferença. Em outras palavras, o verdadeiro bruxo se forma entre o indivíduo, a Deusa e o Deus Cornífero. É uma transformação interior, psíquica, que depende da vontade e da conveniência. Embora outros possam ajudá-los a marcar o rito da passagem, em última instância ninguém pode mediar entre vocês e os Deuses. Vocês permanecem sós, responsáveis pelos próprios espíritos. Podem tomar este caminho sinceramente? Se for assim, serão aceitos. E em particular, sem testemunhas, exceto os Espíritos Guardiães.
Há mais do que um rito de auto-iniciação na existência, Vou lhes dar a minha versão.
Como em qualquer resolução honesta, se a promessa da oferenda for aceita, vocês saberão. Sentirão naquela hora uma profunda e perceptível expansão da consciência.
Seus novos nomes não devem ser enunciados, exceto para outra (o) bruxa (o). É o símbolo de suas qualidades de feiticeiras, suas personas mágicas. O nome deve possuir
potência, uma significação sagrada, própria. Poderia ser o nome de uma planta, de um animal ou pássaro. Poderia também ser o nome de um lugar que possua um significado pessoal ou místico, ou mesmo ambos.
Muitas bruxas (os) usam nomes mitológicos ou relacionados com lendas ou símbolos ocultos. Sejam inventivos, mas despretensiosos. Peçam auxílio se não puderem encontrar facilmente.
Preparem-se para o rito com um banho (adicionem sal ou um punhado de ervas purificadoras na água). Quando lançarem o círculo, devem trabalhar nus ou, como dizem as bruxas, com as vestes do céu. Este é um dos ritos que deverá ser praticado sem roupas ou jóias. Assim, vocês se mostram ante a Deusa e o Deus livres de defesas ou quaisquer outros atributos de sua vida antiga. Pois, para começarem, devem descartar velhas manias e jogar fora crenças, hábitos e auto-imagens. Invoquem a Deusa e o Deus, com suas próprias palavras.
Cortem um cacho de seus cabelos usando o athame. Ergam-no acima do altar, como oferenda. Digam: Chamamos os Espíritos Guardiães dos elementos para testemunharem que agora nos oferecemos à Deusa Tripla do Círculo do Renascimento e ao Deus Cornífero, como bruxa (o) e sacerdotisa (sacerdote).
Levem o cacho de cabelo ao redor do círculo (no sentido dos ponteiros do relógio), erguendo-o a cada "quarto". Coloquem sobre o altar, dizendo: Por esta oferenda, sou deles. (O poder da bruxa ou do bruxo está nos seus cabelos soltos, conforme se sabe. Se você não tem cabelos na cabeça, por razão de idade, talvez possa usar pêlos do corpo como substituto.)
Enrolem-se numa capa ou coberta para se aquecerem e dirijam-se ao "quarto" oeste. Sentem-se confortavelmente, fechando os olhos. Peçam orientação enquanto percorrem o caminho sagrado. Visualizem-se andando pelo bosque. Ele está desenvolvido demais, é quase uma floresta. A seus pés, flores silvestres. Há carvalhos, freixos, pilriteiros. É um velho caminho. Súbito, um declive. Sigam-no até a boca da caverna e entrem. Há uma vela sobre a rocha. Pela iluminação, vemos que é clara e limpa. O ar é fresco. Num canto está o pequeno poço, cuja fonte borbulha. A água flui deste poço até a abertura da caverna. O fundo é coberto de areia e pedras acetinadas. Retirem as vestes e entrem no poço. A água apaga todas as dúvidas e hesitações, todo o medo e amarras. Limpa os elos de suas vidas antigas, que possam
atrapalhar seus trabalhos como sacerdotisa ou sacerdote. Pensem no significado de ser feiticeiro, enquanto se banham. Talvez recebam orientação.
Deixem o poço e a caverna. Lá fora, sobre a terra, encontrarão algumas roupas. São suas "vestes de bruxa". Talvez robes ou capas, ou ainda túnicas e calças. Seja o que for,
primeiro sequem-se num pedaço de pano, depois vistam-nas. Procurem observar o que representam em termos de cor, o que significam para vocês. Dentre as roupas talvez algum objeto especial, um cajado, jóia ou algo diferente. É o símbolo de suas vidas futuras como bruxos, mostrando seus deveres e aptidões particulares. Levem a peça e continuem caminhando.
Verão uma árvore magnífica, robusta, coberta de folhas, com raízes profundas, agradável aos olhos. Dêem alguns passos até ela, encostem a fronte contra o tronco e abracem-na. Sintam sua seiva, toda a força da árvore. Saibam que ela e vocês constituem uma unidade, com diferentes expressões da mesma energia vital, nascidos de Ar e Fogo, Água e Terra. Vocês são seres irmãos junto às estrelas e rochas, aos animais e pássaros e a toda criação. Sintam o espírito da árvore. Talvez lhes fale algo que precisem saber. Agradeçam à árvore e caminhem ao longo da trilha. Mas novamente peçam à Deusa e ao Deus que os guiem de agora em diante. Peçam aos Espíritos Guardiães que os assistam em seu trabalho de bruxo(a), ou sacerdote/sacerdotisa.
Abram os olhos. Não se levantem com pressa. Procurem lembrar alguma mensagem ou impressão que possam ter recebido. Então, deixando sua capa ou túnica no "quarto" oeste, dirijam-se pela direita para leste e depois até o caldeirão. Retirem dele a pequena tigela contendo puro óleo vegetal, ou óleo essencial de cipreste, olíbano ou sândalo Coloquem sobre o altar. Digam:

Esta noite prometemos a nós mesmos servir e celebrar por todos os tempos
a Deusa Tripla e o Deus Cornífero,
como bruxo ou bruxa, sacerdote ou sacerdotisa. Nos colocamos a trilhar este caminho sagrado daqui em diante. Nos nomeamos_____
[recitem seus nomes mágicos]
e agora clamamos pelos Espíritos Guardiães, Para testemunharem a nossa consagração.
 
Untem-se, tocando o óleo com as pontas dos dedos acima da linha dos pêlos púbicos, sobre o peito, sobre a testa e a coroa da cabeça, dizendo: Abençoados sejam meu corpo e minha alma, minha mente e meu espírito. Fiquem na frente do altar em silêncio por alguns minutos e então falem: Peço para ser
refeito bruxo (a) e sacerdote/sacerdotisa em perfeito amor e perfeita crença, e com as seguintes qualidades — [Aqui façam uma lista das mais altas qualidades que possam imaginar, sejam virtudes abstratas como a honestidade, a benevolência, a compaixão, a coragem, ou habilidades como o olhar penetrante do falcão, ou os gorjeios mágicos do rouxinol.]
Fiquem em silêncio por mais um instante, de olhos fechados. Nos níveis interiores, talvez ouçam vozes, música, ou um intenso silvar (como o som da luz quando viaja entre as estrelas). Talvez tenham visões. Não se esforcem para escutar ou ver coisa alguma. Deixem as coisas acontecerem naturalmente. Depois, visitem cada um dos quatro "quartos", dizendo: "Eu___ [novo nome] peço o reconhecimento dos Espíritos Guardiães do Ar, Fogo, Água, Terra, como bruxa(o), sacerdote/sacerdotisa.
Ajoelhem-se diante do altar e coloquem a mão direita no alto da cabeça e a esquerda embaixo dos pés, dizendo: Tudo entre minhas mãos pertence à Deusa.
Agora vocês estão prontos para consagrar o athame (a faca mágica), a primeira ferramenta de trabalho de uma bruxa. Passem o fio pela fumaça do incenso e pela chama da vela. Borrifem com água e toquem a sua travessa de terra ou o pentáculo. Coloquem a faca entre as duas mãos e digam: Abençôo, consagro e separo este athame, pelo poder do Ar, do Fogo, da Água e da Terra e em nome da Tripla Deusa do Círculo do Renascimento, e do Deus Cornífero, Rei da Morte que é o Rei da Vida. Que me sirva bem para fins mágicos, um verdadeiro e sagrado implemento de bruxaria. Concentrem nele sua própria energia psíquica. Encerrem com a tradicional conclusão a qualquer rito ou feitiço: Assim seja.
De agora em diante, carregada de magia, a faca será muito mais poderosa no lançamento de feitiços ou para partir ura cordão, cortar qualquer coisa ou para dirigir e definir, como quando se faz um círculo. Reponham a faca sobre o altar. No Sabá e na Lua Cheia seguinte, terão de consagrar o próprio altar e todas as ferramentas de magia, tais como o cálice, a vara, o caldeirão, o recipiente do incenso, castiçais, tigelas e pentáculos ou pedras. Usem a ponta da faca e não as mãos, para direcionar o poder e para tornar cada peça sagrada e única. Depois vocês devem consagrar os materiais usados no feitiço. (Cuidado quando consagrarem ervas, pois suas energias sutis se reduzem ao contato do metal. Segurem o fio a certa distância.)
Terminem o ritual com a comunhão. Depois finalizem com um brinde aos "Velhos Deuses", como a Deusa e o Deus das bruxas têm sido tradicionalmente conhecidos: Aos Velhos. Alegre encontro, alegre despedida e alegre reencontro. Apesar de este brinde ser feito aos Velhos Deuses, Cole e eu sempre achamos que aqui
também estão incluídos os antigos iniciados do nosso trabalho mágico, os nossos antecessores espirituais, que trabalharam na aurora dos tempos, quando eram venerados pela sua sapiência, ou em segredo nos períodos das perseguições. Todas aquelas bruxas desconhecidas. É como se nos uníssemos a elas, enquanto sentamos para beber o vinho.
Abram o círculo. Agora, após guardarem as ferramentas mágicas, vocês devem ir direto para a cama. Seus sonhos serão talvez memoráveis, e podem trazer maiores orientações.

Sábios e abençoados vocês são. Rae

A Bruxa Solitária - Rae BethOnde histórias criam vida. Descubra agora