Capítulo 29 - Compreendendo a separação

390 22 16
                                    

Na segunda e na terça-feira, consegui negociar com meu chefe para ficar em casa cuidando da Priscila. Eu queria me certificar, pessoalmente, de que ela estava realmente bem. Além disso, eu mesma queria dar os remédios que ela ainda precisava tomar.

Esses dois dias correram muito bem. Priscila estava ativa, brincando, cantando e até comendo bem! Eu havia combinado com a minha mãe que, se ela ficasse bem durante esses dois dias, eu a deixaria em sua casa na terça à noite para eu e Hugo irmos ao encerramento do curso. E assim o fizemos.

Quando chegamos à sala de aula – que tinha uma mesa comprida ao centro, com aperitivos, sucos, refrigerantes e duas garrafas de champanhe –, Amanda e Carlos nos olharam e abriram um sorriso enorme. Foi muito bom me sentir acolhida por eles!

Os dois vieram até nós e disseram que estavam falando justamente sobre nós dois, torcendo para que nossa filha tivesse se recuperado e, também, pela recuperação do nosso casamento. Completaram dizendo que estavam muito felizes por nos verem juntos lá.

Alguns minutos depois, todos os alunos já haviam chegado e estavam todos conversando animadamente, em clima de festa. Carlos pediu a atenção de todos e iniciou seu discurso.

– Pessoal, o último dia do curso é sempre emocionante para nós dois. Vocês começam como alunos, cada um com suas particularidades, seus problemas conjugais, e, a cada semana que passamos juntos, nós vamos nos envolvendo com a vida de cada um de vocês, passando todos os ensinamentos que podem levar qualquer casal a viver em harmonia. No entanto, o casal tem que querer agir, para que consiga reverter os problemas em sua vida. E quando nós chegamos ao fim do curso e vemos que essa vontade aflorou em cada um de vocês e que vocês realmente agiram pra fazer seu relacionamento melhorar... Ah, esse é o melhor pagamento que podemos receber. É uma satisfação incrível que toma conta de nós, do fundo do nosso coração! Obrigado a todos pela confiança que tiveram em nós e por tudo que nos ensinaram, porque nós dois também sempre aprendemos muito com vocês!

Quando Carlos deu uma pausa, olhei para Guilherme, que era o único da sala sem um par. O mais interessante é que ele parecia estar satisfeito. Estava sorrindo, com os olhos brilhantes. Ele levantou a mão, pedindo para falar, e Carlos passou-lhe a palavra.

– Eu gostaria de dizer a todos que, apesar de ser o único dessa turma que não conseguiu restaurar o casamento, eu tô feliz por ter feito amigos tão legais aqui e por todo o aprendizado que eu tive com vocês. Foi com tudo que vocês ensinaram que eu percebi que eu devia me amar mais, ter mais autoestima, mais autoconfiança. Aprendi a me amar em primeiro lugar, pois aprendi que nenhuma mulher vai conseguir me amar de verdade se eu não demonstrar a ela que eu também amo meu jeito de ser. Tenho certeza de que agora eu tô pronto pro próximo relacionamento, que vai chegar no tempo certo – e será para sempre!

Fiquei muito feliz por Guilherme ao ouvir suas palavras. Ele era uma pessoa realmente boa, que merecia uma mulher muito melhor do que sua ex-esposa. Torci pela sua felicidade e para que ele encontrasse em breve alguém que merecesse seu amor.

Depois que todos aplaudiram o discurso de Guilherme, Amanda tomou a palavra.

– Bom, gente, antes de brindarmos à harmonia de todos os casais que aqui se encontram – e ao próximo relacionamento do Guilherme –, gostaríamos de entregar a vocês o "certificado" do nosso curso. Não é bem um certificado do jeito que os cursos em geral oferecem, porque vocês não precisam provar pra mais ninguém, além de vocês mesmos, que completaram este curso. Então, preferimos chamá-lo de "certificado de compromisso", pra que vocês sempre se lembrem do compromisso que têm de fazer um ao outro feliz!

Amanda entregou uma caixinha para cada casal, que continha uma placa prateada com os dizeres "Nenhum sucesso no mundo compensa o fracasso no lar", como na plaquinha que eu havia visto na mesa do escritório do Carlos. No canto inferior direito, abaixo da data de encerramento, havia o nome do curso: "Quer ser feliz para sempre? Separe-se!"

Achei a atitude de Carlos e Amanda muito delicada, presenteando os alunos com aquela linda plaquinha. Certamente eu iria colocá-la em algum lugar de destaque da nossa casa, para eu e Hugo olharmos para ela todos os dias.

Mas ainda havia algo que eu precisava entender: o significado do "separe-se" no nome do curso. Quando levantei os olhos para perguntar aos professores, Carlos estava escrevendo algumas palavras no quadro branco:

· Egocentrismo

· Mentira

· Omissão

· Intolerância

· Mágoa

· Orgulho

· Ironia

· Ingratidão

· Disputas

· Estupidez

Ao terminar de escrever, Carlos começou a riscar cada palavra com um "X". Lembrei-me imediatamente das anotações que Hugo fez e colou no quadro de avisos da nossa casa e fiquei confusa. Por que Carlos estava escrevendo aquelas palavras tão parecidas com as do Hugo? Eu não havia visto essa lista de palavras em nenhum local da apostila do curso...

Quando Carlos fez um "X" na última palavra, Amanda falou:

– Na primeira aula, muitos de vocês estavam curiosos sobre o significado do nome do curso, e nós dissemos que vocês acabariam descobrindo ao longo das aulas. Alguns de vocês devem ter pescado o que nós queremos dizer com esse título, mas para não ficar nenhuma dúvida, prestem atenção agora.

Carlos e Amanda, então, começaram a falar juntos o nome do curso: "Quer ser feliz para sempre?". Nesse momento, os dois estenderam as duas mãos em direção às palavras riscadas no quadro e completaram: "Separe-se!"

E naquele momento eu compreendi, finalmente, o significado do nome do curso – e percebi que eu e Hugo havíamos realmente nos separado... de todas as atitudes negativas que estavam corroendo o nosso casamento!

FIM

📚📚📚📚📚

E assim terminamos a primeira parte da história de Cristiane e Hugo!

Estou curiosa pra saber se vocês já tinham percebido qual era o significado do "Separe-se" do título do livro! Me conta? :)

Aproveita pra contar também o que achou do livro e se você gostaria de uma continuação da história da vida deles!

Obrigada por ler até aqui!

📚📚📚📚📚 

🎉 Você terminou a leitura de Quer ser feliz para sempre? Separe-se! (COMPLETO!) 🎉
Quer ser feliz para sempre? Separe-se! (COMPLETO!)Onde histórias criam vida. Descubra agora