Capítulo 11

498 91 64
                                    

— Você consegue. — Falei para mim mesma na frente do espelho do banheiro. — Fighting! — Fechei os punhos e sorri.

Ajeitei o cabelo, colocando-o atrás da orelha. Eu não queria estar nervosa, mas inevitavelmente me sentia assustada com o desconhecido. Quem estaria do outro lado? Que perguntas me fariam?

Voltei para a sala de espera e peguei algumas garotas me encarando, eram outras concorrentes pela vaga de estágio. Talvez meu batom vermelho tenha sido demais para elas, mas sorri de volta o que as fizeram sorrir desajeitadas.

— Boa sorte. — Murmurei quando passei por elas até alcançar o acento do outro lado.

Sentei tentando listar em minha mente motivos para não me preocupar com aquilo.

— Hana Collins. — Uma mulher apareceu e me chamou. — Sua vez.

Tutorial. Quando for fazer uma entrevista de emprego ou estágio seja você. Não invente de mentir sobre coisas que você não sabe fazer, tenha certeza que isso vai te atrapalhar depois. Também não precisa ficar desesperado, as pessoas que estão te entrevistando são apenas pessoas e nasceram da mesma forma que você. E caso não seja muito boa a entrevista, fica para experiência, a próxima vai ser melhor.

Eu entrei na salinha, onde haviam quatro pessoas. Dois homens e duas mulheres, todos vestidos com roupas sociais escuras e expressões frias. Meu traje social era um conjunto de saia e blazer tom marfim, com uma camisa vinho por baixo, os saltos fechados era no tom de vermelho escuro e o som que emitiram quando andei pela sala chamou a atenção deles.

— Sente-se. — O homem de barba espessa disse sem olhar para mim. Ele estava lendo o que parecia ser meu currículo. Eu sentei. Estava, sinceramente, me sentindo uma diva naquela roupa social. — Então, senhorita Collins, vejo aqui que você é a mais velha dos entrevistados.

— Mentira. Tem um senhor com idade para ser meu pai lá fora. — Comentei, mas meu bom humor não pareceu agradável para eles.

— Mas pelo tempo de início do seu curso você já deveria estar formada. — Uma das mulheres sorriu me observando. — Estamos procurando um estagiário competente e esforçado.

— Eu precisei dar uma pausa no curso. — Respondi. — Por motivo de problemas familiares. — Expliquei antes que alguma pergunta desagradável se sucedesse.

— Vimos no seu currículo que você não tem experiência em outras empresas. — O outro homem disse. — Outros concorrentes possuem currículos mais ricos profissionalmente. Me dê um motivo para contratá-la.

Meu olhar vagou pela mesa e torci meus dedos já me sentindo indignada.

— Eu acho uma sacanagem ficarem cobrando experiência de estagiários. — Soltei o ar pela boca me sentindo ofendida. – Vocês conhecem mesmo o significado da palavra estágio? E afinal de contas, como alguém vai adquirir experiência se as empresas só querem contratar estagiários com histórico? Algumas pessoas estão dispostas a aprender e dar o melhor de si, pessoas que mesmo que não tenham estagiado antes tem muita capacidade de contribuir de forma grandiosa para a empresa. Mas se vocês querem contratar alguém para ser apenas uma mão de obra barata ao invés de dar a chance para alguém que quer aprender e ajudar, escolheram o currículo errado. Porque se me contratarem eu não vou ser hipócrita e dizer que sei o que precisa ser feito, mas vou estudar, vou pedir ajuda e ser o melhor que eu puder. Vou torcer então para encontrar uma empresa de boa índole.

Dica. Não façam como eu numa entrevista. Eu, Hana, não sou um bom exemplo.

Não sabia se me sentia arrependida ou satisfeita. Andei pela calçada com a cabeça totalmente perdida sobre minhas atitudes. Talvez precisasse parar de falar demais.

TemperamentalOnde histórias criam vida. Descubra agora