Capítulo 8

7 4 0
                                    

Sabe quando você está entre a cruz e a espada, é! A maior parte de vocês numa vivenciou esse ditado na pele, só fala da boca para fora. Mas eu, eu senti isso na pele, no espírito e na consciência. Eu tinha que mudar, mas se eu dissesse que iria mudar eles não iriam acreditar nem eu ia mudar, então decidi mostrar através dos meus atos.

(...)

Agora estou dando aula numa sala do terceiro ano, e pelos meus cálculos é aqui onde estuda John Walker.

Bom primeiro vou entregar os testes depois ver quem é esse, uma particularidade minha é que eu não dito as notas dos meus alunos porquê? Porque eu sei como isso dói, olha e como sei. Principalmente se você for um zero a esquerda. Uma coisa que muitos se negam a entender é a diferença que existe na forma como cada indivíduo assimila uma informação.

Alguns alunos levam dias para entender uma matéria, semanas, meses e alguns instantes. O que temos de entender é que a capacidade cognitiva de cada indivíduo difere.

Todos nós somos suscetíveis às dificuldades, seja ela a de falar em público, expressar-se através da escrita e até mesmo lembrar conceitos e nomes. Todos esses aspectos também estão ligados à fase da infância, sobretudo no que diz respeito aos episódios que podem afetar muitas pessoas em idade escolar.
Uma criança pode ter dificuldades em  aprender ou memorizar alguma atividade que seja relevante para a sua vida pedagógica e social. Uma das linhas mais abordadas nesse cenário segue para os distúrbios de aprendizagem.

Os distúrbios de aprendizagem são bastante diferentes da deficiência intelectual (antigamente denominada retardo mental) e ocorrem em crianças com desempenho intelectual normal ou mesmo elevado. Os distúrbios de aprendizagem afetam somente certas funções, enquanto que nas crianças com deficiência intelectual as dificuldades afetam de maneira ampla as funções cognitivas.

• Distúrbios da leitura;
• Distúrbios da expressão escrita;
• Distúrbios envolvendo a capacidade matemática.

As crianças podem nascer com um distúrbio de aprendizagem ou desenvolver um à medida que crescem. Ainda que as causas dos distúrbios de aprendizagem não sejam completamente conhecidas, elas incluem anomalias dos processos básicos envolvidos na compreensão ou no uso da linguagem falada ou escrita ou do raciocínio numérico ou espacial. As possíveis causas incluem doença da mãe ou uso de drogas tóxicas pela mãe durante a gravidez, complicações durante a gravidez ou parto (por exemplo, pré-eclâmpsia ou trabalho de parto prolongado) e problemas com o recém-nascido no momento do parto (por exemplo, prematuridade, baixo peso ao nascimento, icterícia grave ou pós-maturidade). Após o nascimento, possíveis fatores incluem exposição a toxinas ambientais como chumbo, infecções do sistema nervoso central, cânceres e seus tratamentos, desnutrição e isolamento social grave ou abuso ou negligência emocional.

Por isso sempre opto por despertar o interesse deles pela história e depois os fazer a estudar. Ou melhor, fazer com que eles queiram a estudar. Uma pessoa não pode e em norma não deveria fazer o que não quer ou gosta, porque se o faz  por obrigação e quando algo der errado a  sua autoestima irá baixa.

Eu: John Walker_chamo e uma versão de Michael Jackson antes de ele fazer operações plásticas e se tornar um macaquinho branco se aproxima, parece mesmo com ele_ você é filho do rei do pop?

John Walker: antes fosse filho dele_ resmunga pegando a prova. Vê a negativa revira os olhos e sai andando

Então esse é o John Walker, interessante. Como minha aula nessa turma foi no terceiro tempo, quando tocou me atrasei um pouco para sair enquanto os alunos saiam da sala vi John sentado na última carteira, com a cabeça no mundo da lua.

Eu: Jonh_ digo me sentando numa carteira ao seu lado, ele levanta a cabeça e me encara

John: Professor? Algum problema?

Eu: Sim, você é o problema.

John: se o problema são as minhas notas eu vou melhorar e se não vou repetir de ano estou ciente disso. Agora já pode ir quero dormir. — disse a última parte num sussurro para que eu não ouvisse.

Eu: Parece que a ideia de repetir de ano não te incomoda, não é mesmo?

John: existem coisas mais importantes que passar de ano ou piores que chumbar de ano_fez uma pausa_ então não, não me incomoda.

Eu: é uma pena saber disso_ digo e me levanto_ não vai lanchar?

John: não estou bem assim_ fala rígido.

Eu: entendo.

Depois de uma maratona de aulas, eu e alguns colegas meus decidimos passar de um bar para beber de forma moderada é claro, hoje é só terça feira, pelas oito da noite cada um foi para sua casa, só haviamos ficado trinta minutos do bar.

"Renda-se como eu me rendi,
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei,
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento"

Clarice Lispector

Teacher- I'm your friendOnde histórias criam vida. Descubra agora