— Não está tão bom assim. — Tainá diz. — Não quanto eu imaginei que ficaria. Seu sofrimento foi por nada, Hugo.
Os últimos cinco minutos foram passados em silêncio para que Tainá, Joaquim e eu pudéssemos analisar pela primeira vez o mais novo site da Universidade de Santa Clara, feito exclusivamente por alunos, na sua maioria da área de comunicação. Eu não fazia ideia de que o Holofote já tinha ido ao ar, mas Hugo fez questão de nos avisar antes que tivéssemos a chance de perguntar o que estava acontecendo, porque a expressão dele quando nos encontrou na sala de estudos do prédio de direito era de uma pessoa no mínimo transtornada.
— É, não está tão bom assim se você ignorar esse layout ultra profissional — Joaquim comenta.
Lanço a ele um olhar repreensor e ele apenas dá de ombros.
— Sou muito mais o seu jornal, Hugo — falo para o garoto ao meu lado que mexe com um canudo o líquido de cor esquisita do copo que segura. — Os textos não estão bons. Tem gente aí que eu achei que nem sabia escrever.
— E a maioria das matérias é inútil. — Tainá complementa se afastando do notebook. — Ninguém quer saber sobre as engenhocas que o pessoal de engenharia inventa. Tenho certeza de que, seja lá o que for, alguém no Japão já pensou a respeito antes e já deve ter patenteado.
Hugo dá um gole ruidoso na bebida e eu olho para o salão que está mais lotado do que costuma estar àquela hora do dia. Os alunos costumam dispersar depois do almoço. Saem do refeitório e voltam para casa, ou se espalham pelo campus, se ocupando com a diversidade de atividades curriculares extras que a USC oferece. O jornal é uma delas, assim como oficinas de artes, grupos de estudo e pesquisas, os esportes e agora o site de notícias.
Mas está chovendo hoje e isso fez todo mundo se agrupar dentro dos prédios.
— Obrigado, Joca. — Hugo diz com um suspiro de alívio.
Joaquim ergue os olhos azuis para o outro garoto.
— De nada, apesar de não fazer ideia do que eu fiz.
— Obrigado por ter se recusado a escrever para o jornal quando eu, em um momento de desespero, te pedi ajuda. — Ele coloca o copo na mesa, abrindo espaço entre o computador e os livros que Tainá trouxe para Joaquim e eu. — Pelo menos posso me orgulhar do nível dos nossos textos e do conteúdo. Se você tivesse entrado para equipe com certeza o nível teria caído.
— Então agora você vai parar de surtar cada vez que falarem desse site? — pergunto para Hugo.
— Sim, porque eu percebi que a concorrência é fraca.
Um trovão faz as vidraças da sala de estudos chacoalharem. Está garoando desde manhã, mas nada que justificasse um trovão desses.
— O que aconteceu com a história de sem previsão de chuvas para o mês, T.? — Joaquim questiona só para provocar a garota que o olha irritada.
— Março não é um mês exatamente de chuva, mas pode ter pancadas mais fortes aleatoriamente.
— Acho que você deveria ter feito jornalismo e virar a mulher do tempo da CNN — digo para ela sorrindo.
— Ou da TV municipal de Santa Clara. — Joaquim dá uma gargalhada.
— Talvez você possa pedir um espaço no Holofote — Hugo continua. — Uma coluna sobre meteorologia.
Tainá nos olha com a expressão neutra.
— Às vezes eu me pergunto por que eu falo com vocês. De verdade.
— Deve ser por pena — sugiro.
— Ou porque nós três somos os caras mais legais desse campus — Joaquim diz — E você quer andar com os descolados.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Brilho e Espuma
RomanceTudo na vida de Isaque parece ser normal. A faculdade, os amigos e até a sua obsessão pela natação são coisas com que ele está acostumado e consegue lidar. Mas ninguém é perfeito, todo mundo tem pelo menos uma partícula de loucura e talvez tenha sid...