Enfim chegaram ao aeroporto internacional Antonio B. Won Pat em Guam, nas Ilhas Marianas. Foram muitas horas de voo até chegar à ilha, mas estavam felizes, pois conseguiram trocar seus assentos com duas pessoas ao lado de Frank voando assim os três juntos, conversando e traçando planos para quando chegassem. Nesse tempo, Walter não conseguiu mais manter seu segredo para os dois, pois a todo momento o questionavam. Mostrou o retrato que havia caído do antigo livro em sua casa, lhes explicando que aquele bebê era ele, aos braços de seu pai que era tenente médico do exército americano.
George Payne esteve presente na Batalha de Saipan em 15 de junho de 1944. Sua esposa grávida de oito meses foi com seu marido para a ilha, pois o Tenente tinha a missão de proteger seus compatriotas feridos em batalha e não voltaria para casa antes que a guerra terminasse. Walter veio a nascer semanas depois nas Ilhas Marianas. Ele foi alfabetizado na língua chamorro como os nativos da região e também na língua inglesa, além de aprender um pouco de espanhol e japonês, línguas ainda fluentes na ilha. Estudou sobre diversas coisas, aprendendo a arte da pescaria, artesanato, navegação, além de lendas, muitas lendas. A que mais gostava era do "Mito da Criação dos homens".
— Vou lhes contar essa lenda conhecida por todos os habitantes da região — disse Walter, agora todo empolgado por relembrar uma parte de seu feliz passado, antes do acontecimento que mudou toda sua história.
"Eu vou contar do começo. Antes não havia nada, mesmo antes dos peixes e bananas surgirem, ou antes que o primeiro coqueiro e a árvore fruta-pão germinassem suas sementes. Não havia nada! Muito menos havia caranguejos que se escondiam ou corriam pela areia até o mar, aliás, bem antes de surgir as primeiras gotas de água do mar. Não havia nada! Mais vazio do que podemos imaginar. O mundo não existia. O grande zelador dessa vaga imensidão era Puntan. Ele governou com sua irmã gêmea Fu'uña.
"Enquanto permaneciam sozinhos no vazio silencioso, Puntan pressentiu que logo chegaria seu fim e morreria. Triste em deixar sua irmã sozinha e o mundo ainda sem forma, ele imaginou uma maneira de preencher esse infinito espaço. Falou com sua irmã e descreveu seu plano de criação. Fu'uña olhou para o irmão e assentiu, prometendo completar o que ele havia imaginado. Ela se lembraria de cada parte de seu plano, desde as coisas grandiosas quanto as pequeninas: as poderosas estrelas, o vasto oceano e depois a terra, o sussurro do vento, a suavidade das pétalas das flores e o cheiro fresco da chuva.
"E assim ela fez. Quando o último suspiro de Puntan deixou seu corpo, Fu'uña segurou seu irmão e gemeu a sua primeira canção de nascimento. Ergueu sua cabeça para cima e deixou a vida de Puntan fluir para o vazio. Então Fu'uña arrancou os olhos do irmão e os arremessou bem acima dela, seus intensos brilhos tornaram-se o Sol e a Lua.
"Empurrou o peito pesado dele para cima com muita força até que foi arremessado para o alto, tornando-se o céu. A batucada do coração continuava a bater o ritmo da noite, seguindo ao amanhecer do dia, girando por quatro estações, dia após dia. Fu'uña descansou o resto do corpo de seu irmão ao longo do nada. Ela bateu e lavrou até que ele se tornou a terra, rica e generosa. Logo a grama brotou grossa e verde. Árvores cresciam em folhas longas e delgadas para tecer esteiras e velas que capturariam o vento. O primeiro coqueiro sacudiu suas grandes folhas, surpreso ao ver abelhas zumbindo em volta das flores debaixo de cada galho.
"Fu'uña sorriu. Ela pegou as sobrancelhas de Puntan e as jogou no céu. Elas deslizaram através da luz quente do Sol, dividindo o brilho em um arco de cores. O primeiro arco-íris se estendia entre a terra e o céu. Fu'uña assentiu, tudo foi feito como seu irmão havia dirigido.
"Com o tempo passando rapidamente, a Terra foi ganhando novas formas e vida. Para se divertir, nadava com os tubarões, seguia as baleias até chegar a uma fileira de adoráveis ilhas. Ela caminhava pelas praias pulando ondas que vinham ao seu encontro, colecionava conchas, observava pássaros tropicais voando entre as nuvens, ria enquanto os caranguejos eremitas saíam de lado e os pepinos do mar cuspiam areia. Ela observou os peixes mordiscarem os corais, maravilhados com suas cores e formas. Seu irmão planejou bem, a Terra era um lugar lindo. Mas então começou a chorar. Seu irmão havia ido embora para sempre, sua respiração e corpo se tornaram o mundo que ele imaginou, mas ainda assim ela estava sozinha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Frank Payne e a Caverna Misteriosa
Fantasy🏆Vencedor do prêmio The Wattys 2021 na categoria FANTASIA 🏆 Até onde você iria para encontrar seu pai desaparecido e dado como morto há cinco anos, mas que acabara de se comunicar com você de uma forma totalmente imprevisível? Frank Payne, um ga...