27

1K 95 35
                                    

27

PERSEU

Fiquei paralisado. Alguns metros à nossa frente, o feixe de minha lanterna parou em um pedaço de tecido vermelho caído no chão. Era um gorro rastafári: o que Grover sempre usava. Minhas mãos tremiam quando peguei o gorro. Parecia ter sido pisoteado por uma imensa bota enlameada. Depois de tudo que eu passara naquele dia, não conseguia tolerar a ideia de que algo pudesse ter acontecido também a Grover. Então percebi outro detalhe. O chão da caverna era macio e úmido por causa da água que pingava das estalactites. Havia pegadas grandes como as de Tyson e outras menores — cascos de bode e pegadas de um pé menor — seguindo para a esquerda.

- Precisamos segui-los - eu disse. - Eles foram por ali. Deve ter sido recentemente.

- E quanto ao Acampamento Meio-Sangue? - perguntou Nico. - Não temos tempo.

- Precisamos encontrá-los - concordou Annabeth. - São nossos amigos.

Ela pegou o gorro amassado de Grover e tomou a dianteira. Eu a segui, preparando-me para o pior.

O túnel era traiçoeiro. Inclinava-se em ângulos estranhos e era escorregadio, por causa da umidade. Metade do tempo escorregávamos e deslizávamos em vez de andar. Por fim chegamos ao fim de uma rampa, e então estávamos em uma caverna ampla com imensas colunas de estalagmites. No centro do salão corria um rio subterrâneo, e Tyson estava sentado à margem, embalando Grover no colo. Os olhos de Grover estavam fechados. Ele não se mexia.

- Tyson! - gritei.

- Percy! Venha rápido!

Corremos até ele. Grover não estava morto, graças aos deuses, mas todo o corpo dele tremia, como se estivesse morrendo de frio.

- O que aconteceu?- perguntei.

- Tantas coisas! - murmurou Tyson. - Uma cobra enorme. Cães enormes. Homens com espadas. Mas então... nós nos aproximamos daqui. Grover estava nervoso. Ele correu. Quando chegamos neste salão, ele caiu. Assim.

- Ele disse alguma palavra? - perguntei.

- Disse: "Estamos perto." Então bateu a cabeça nas pedras.

- Cami, onde ela está? - olhei ao redor desesperado.

- Ela... - Tyson hesitou

- O que? O que aconteceu?

- Ela foi procurar por água quando Grover ficou assim e alguma coisa para comer.

Continuei olhando ao redor, quando finalmente de um dos túneis uma sombra se aproximou. O cabelo de Cami caia pelo ombro e parecia bem bagunçado, sua calça estava toda suja e a blusa tinha algumas partes queimadas, no seu rosto tinha o que parecia ser fuligem.

- Tyson, encontrei...

Ela parou a frase na metade ao nos ver. Na sua mão tinha uma vasilha, mas ela deixou cair e água vazou quando atingiu o chão.

- Oi. - falei.

A garota saiu correndo em minha direção e colocou os braços em volta do meu pescoço, aceitei o impacto do corpo dela ao me abraçar e firmei os pés no chão, soltando um suspiro aliviado quando abracei suas costas.

- Graças aos deuses. - ela murmurou, me soltando por fim.

A olhei por um momento, antes dela se separar por completo e abraçar Annabeth, tão forte que a loira ficou vermelha.

- E Grover? - ela se lembrou, correndo até Tyson.

Ajoelhei-me ao lado dele. A única vez em que vira Grover desmaiar fora no Novo México, quando sentiu a presença de Pã.

Afterglow [Percy Jackson]Onde histórias criam vida. Descubra agora