Capítulo 40

3.7K 391 472
                                    

Foi sombrio. Neteyam colocou o braço em volta do ombro de Lo'ak para confortá-lo enquanto os outros dois ainda estavam de luto por Rotxo. As lágrimas de Aonung pararam de cair enquanto Tsireya continuou a chorar. Os irmãos Omaticayan observaram os irmãos Metkayina fazendo o possível para limpar as feridas ensanguentadas de Rotxo enquanto as cobriam para que não saísse mais sangue.

Finalmente, seus pais, incluindo a mãe de Rotxo, chegaram com os guerreiros nadando em suas skimwings. Quando chegaram, todos ficaram horrorizados ao ver Rotxo. Perguntas foram exigidas dos adolescentes. Mas os adolescentes não responderam imediatamente devido a quanta dor eles ainda estavam. Aonung e Tsireya recuaram quando a mãe de Rotxo pulou na rocha gritando de horror ao ver seu filho mais velho. Txanal abraçou com força a cabeça do filho, chorando. A visão fez os guerreiros começarem a chorar.

Aonung foi para sua mãe, Ronald. Ele disse a ela ali mesmo que Awata foi assassinado pelo povo do céu. E que o povo do céu os atacou além do recife. Ronal ficou lá em estado de choque quando ela finalmente abraçou seu filho, confortando-o o melhor que pôde. As lágrimas de Aonung caíram novamente quando Ronald o abraçou. Ela olhou para Tonowari que estava abraçando Tsireya. O chefe e o tsahik ficaram tristes, mas ficaram com expressões de raiva ao ver a dor de seus filhos. Especialmente ouvindo seu filho contar a eles as notícias horríveis do jovem adulto tulkun.

Neteyam desviou o olhar da visão, não querendo mais ver Aonung com tanta dor. Ele sentiu sua própria mãe abraçando ele e Lo'ak. O pai também os abraçou. Ele ouviu seus pais fazendo perguntas a ele e a Lo'ak. Mas ele ignorou olhando para Rotxo que estava sendo colocado em uma transportadora. Seu pai o fez desviar o olhar com a mão. Então, finalmente, Tonowari disse que eles voltariam para a aldeia.

Antes de todos nadarem de volta, tudo o que você ouvia eram os soluços de Txanal enquanto Ronal e outras mulheres adultas consolavam a mulher mais velha. Tonowari e outros guerreiros estavam levando Rotxo para as casas de cura do tsahik o mais rápido que podiam. Neteyam ouviu de Ronal que ela queria tentar ressuscitar Rotxo. Ela parecia determinada que valia a pena tentar. Ele viu Aonung e Tsireya se dando bem com seus pais, exaustos demais pela dolorosa experiência para montar sozinhos. Neteyam e Lo'ak cavalgaram com seus pais também. Neteyam podia sentir que eles seriam punidos ... severamente com uma repreensão.

Uma hora se passou quando eles chegaram à aldeia. Ronald começou a trabalhar para reviver Rotxo. Todos estavam esperando do lado de fora, rezando para Eywa. Neteyam decidiu ficar em casa com seus irmãos. Ele sentiu que era covarde para ele não estar lá com Aonung, mas ele não conseguia encontrar em si mesmo estar lá. Neteyam estava lidando com sua própria culpa por não ser capaz de proteger Rotxo.

Seus pais entraram. Com a infeliz notícia, seu pai lhe contou. Rotxo foi anunciado morto.

~~

Neteyam estava sentado em sua esteira na casa de sua família. Apenas cinco minutos se passaram quando seu pai contou a ele e a seus irmãos a notícia. Ele tinha os joelhos junto ao corpo. Lo'ak sentou-se ao lado dele. Suas irmãs mais novas estavam ao lado ouvindo. Kiri e Tuk estavam chorando com a notícia da morte de Rotxo. Neteyam olhou para suas mãos. Ele os lavou antes de colocar os pés em sua casa, mas ainda podia ver o sangue de Rotxo neles. Isso fez suas mãos tremerem.

"Por que vocês estavam lá fora?" O pai finalmente perguntou.

Ambos não disseram uma palavra.

“Olha, é melhor um de vocês me responder porque está levando tudo para eu não.. para-”

"Meu Jake, deixe-os tomar seu tempo." A mãe deles disse.

Neteyam respirou fundo e trêmulo, “Senhor, eu–”

Incondicionalmente Onde histórias criam vida. Descubra agora