ultraviolence

331 23 22
                                    

A equipe de triangulação trabalhou incansavelmente nas ruas de Medellín e Bogotá, e ainda que houvesse um esforço mútuo, não conseguimos bons resultados

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

A equipe de triangulação trabalhou incansavelmente nas ruas de Medellín e Bogotá, e ainda que houvesse um esforço mútuo, não conseguimos bons resultados. A cada maldita carta enviada, gravação e ameaça, o sentimento que perdurava era de estarmos andando em círculos.

O Cartel de Medellín era composto por homens de carne e osso. Tinham namoradas, amigos, hobbies. Murphy e eu passávamos boa parte do dia trilhando comunas disfarçados de turistas. A história se repetia dia após dia e crianças e adolescentes mantinham seus rádios ligados, prontos para dar informações. Aquilo era besteira. Enquanto nossos agentes poderiam estar sendo torturados e mortos a qualquer instante, eu tinha que vigiar uma comuna.

Durante o mês que se seguiu, minha relação com Louise se tornou intragável. Provocações em reuniões mescladas com a arte dela me ignorar quando estava furiosa. Não podia culpá-la. Era claro que eu me importava com Samantha Torres e gostaria de acreditar que ela não teve escolhas quando me traiu, todavia, gostava de fingir. Era um bom mentiroso e sabia que se repetisse a fala o bastante, eventualmente, o sentimento iria diminuir.

Fernando estava desaparecido. As cartas chegavam pelo correio, escritas com recortes de revistas e nenhum agente foi morto até então. Pablo Escobar era imprevisível e nunca saberíamos o que ele faria em seguida. De primeiro, imaginei pedaços de corpos sendo enviados diretamente para a nossa embaixada, mechas de cabelos ou qualquer coisa que indicasse suas intenções, mas ganhamos apenas o silêncio quebrado por cartas enigmáticas.

Os sicários apreendidos não ajudaram em nada. Morreriam pelo patrón. Um fato que ninguém poderia retirar dos desgraçados: eram fieis até o último respiro. Carrillo fizera um ótimo trabalho com torturas físicas e psicológicas, mas nenhum deles quebrou. Ainda. O tempo não era nosso maior aliado, contudo, a equipe de Louise Noonan mantinha certo progresso com Valéria. As idas ao cabeleireiro se tornaram frequentes, assim como o tempo em que ficava no salão. Ninguém demorava mais que duas horas para fazer uma escova. Em uma dessas visitas, Louise Noonan pôde fotografar um encontro interessante entre Pacho e Valéria.

Connie se mudou para os EUA com Olívia por questões de segurança e Steve virou meu colega de quarto. Na primeira noite, bebemos o gin que eu estive guardando enquanto discutíamos novas estratégias. O Bloco de Busca revidou cada investida violenta, invadiu comunas inteiras e algemou muitos suspeitos, ignorando qualquer direito humano que aqueles filhos da puta achavam que tinham. Carrillo usou uma metodologia nova e obtivemos resultado satisfatório. Não era um apoiador de terror psicológico em crianças, mas aceitei a missão apenas se não houvesse mortes. Horácio Carrillo fez uma promessa e a descumpriu bem na minha frente.

A imagem não conseguia sair da minha cabeça e eu queria muito que minha relação com Louise estivesse melhor. Uma fila indiana, jovens e crianças ajoelhadas, cada uma com uma bala na mão. Algumas choravam, outras praguejavam. Ele gritou absurdos, empurrou um dos garotos e apontou a arma para a sua testa. "Chumbo ou prata", ele repetiu à medida que mirava a arma para cada um deles e eu conseguia ver que cedo ou tarde, cederiam.

ULTRAVIOLENCE | PEDRO PASCALOnde histórias criam vida. Descubra agora