Lily
O quarto estava em silêncio, interrompido apenas pelo som suave da respiração de James. Depois da nossa conversa, ele tinha se deitado na cama, visivelmente exausto. Eu percebi que ele precisava de um espaço para processar tudo o que estava acontecendo, então decidi ficar por perto. Sentei-me na cadeira ao lado da cama, tentando não fazer barulho e observando James com uma mistura de preocupação e determinação.
Enquanto ele dormia, minha mente não parava de girar. Como eu poderia realmente ajudar? A situação era complicada e eu queria encontrar a melhor maneira de oferecer o apoio que ele precisava.
— Como posso ajudar de verdade? — murmurei para mim mesma, rabiscando no meu bloco de anotações. — Ele está tão fechado e assustado. Preciso mostrar que estou aqui para ele, mas sem pressioná-lo.
Coloquei o bloco de lado e dei uma olhada na mesa ao lado da cama, onde tinha deixado alguns livros. Talvez buscar ajuda profissional fosse uma boa ideia. Um terapeuta especializado poderia ser um passo importante.
— Talvez eu devesse procurar um terapeuta para ele. Alguém que entenda o que ele está passando — escrevi no bloco. — E quanto a mim? Como posso ser uma amiga melhor? Talvez apenas estar aqui e ouvir, sem julgamentos, seja o mais importante agora.
Além de ouvir, eu queria saber o que mais poderia fazer para ser um suporte eficaz. Talvez oferecer um pouco de normalidade, fazer algo divertido ou relaxante juntos, pudesse aliviar a pressão que ele sentia.
— Preciso ser paciente e dar a ele o tempo que precisa. A aceitação e a confiança não vêm de um dia para o outro — continuei escrevendo. — Manter a comunicação aberta e estar disponível, mas sem forçar as conversas, pode ser o melhor caminho.
A noite avançou e eu ainda estava ali, com uma sensação de alívio por estar ao seu lado, mesmo em silêncio. A presença dele ali, mesmo enquanto dormia, me fazia sentir que estava no caminho certo. A jornada para ajudar James seria longa e cheia de desafios, mas eu estava comprometida em ser uma presença constante e compreensiva. Com o tempo e paciência, sabia que poderia construir uma base sólida de apoio para ele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amando meu paciente: A Enfermeira e o Paciente
RomantizmRecém-formada em enfermagem, Lily inicia sua carreira em uma clínica psiquiátrica onde, durante o estágio, vivenciou os desafios do ambiente. Agora, como profissional, ela é designada para a ala mais complexa, onde os pacientes sofrem com transtorno...