André

10 1 0
                                    

Eu fiquei triste pelo Jonas. Queria ajudar e passei o dia pensando nisso. Ele não era como os outros homens que eu conhecia que saiam com várias mulheres. Ele é um cara de uma mulher só e nunca houve espaço para nenhuma outra além da Luiza.

Mais duas semanas se passaram e já faziam três que Jonas estava apático. Eu não suportava mais ver o meu amigo dessa forma e decidi tomar uma atitude.
Sem falar nada com Jonas, eu fui procurar a Luiza. Quem sabe eu não descobria alguma coisa, eu queria entender porque ela havia terminado tudo. Quando cheguei na galeria, andei olhando tudo até que Luiza me notou e se aproximou.

- Boa tarde! O Jonas pediu que você viesse?
- Você se lembra de mim?
- É claro! Você é o melhor amigo do Jonas, além disso eu não esqueci o jeito que me olhou quando fomos apresentados.
- É verdade, não foi gentil da minha parte e peço desculpas. Você tem alguns minutos para falar comigo? Podemos tomar um café? É importante.
- Não consigo imaginar que assunto você teria para falar comigo que não pudesse dizer aqui mesmo
- Por favor Luiza, eu só estou pedindo alguns minutos do seu tempo
- Tudo bem

Eu vi quando ela avisou uma outra mulher que sairia por alguns minutos e fomos até o café da esquina. Ficaramos do lado de fora, eu estava sem jeito e não sabia como deveria agir com ela. Pedimos um café e logo eu comecei a falar.
Queria ir logo ao assunto porque percebi que ela não era uma mulher fácil.

- Luiza, eu confesso que fiquei em choque quando vi você pela primeira vez porque sou amigo do Jonas há muitos anos, ele sempre falou de você e nunca me contou que você é deficiente
- Sou cadeirante
- Desculpa, cadeirante. Mas o ponto é que ele nunca me contou porque não era relevante para ele. O que ele sempre me contou sobre você era como você é linda, inteligente, divertida e que ele amava seu jeito. Eu sempre ouvir falar sobre você e tudo que vocês viveram.
- No entanto, não hesitou em dizer para ele que ele não precisava estar com uma mulher deficiente sendo ele jovem, rico e bonito, não é mesmo?

Eu franzi a testa tentando entender do que ela falava. E ela continuou

- Naquele dia eu ouvi vocês conversando e ouvi quando ele disse que você tinha razão, ele não precisava mesmo ficar comigo.
- Foi por isso que você terminou com ele?
- Ele propôs que eu me consultasse com especialistas para rever o meu caso. Ele só quer me “consertar” para ver se eu vou virar a mulher que ele quer. Mas eu não vou. Eu sou assim e não posso ficar com quem não me aceita como eu sou. Eu já me escondi muito e tive muita vergonha de mim. Tinha medo do mundo e por ironia da vida, foi o Jonas que me fez prometer que eu não devia aceitar menos do que eu merecia. Eu aprendi a me priorizar por mais difícil que seja e por mais que eu sofra.

Deixei que ela falasse e ouvi com atenção. Ela estava desabafando tudo que estava preso na garganta. Percebi que ela estava sofrendo tanto quanto ele e se segurando para se manter firme.

- Luiza, parece que você não ouviu toda a nossa conversa. O Jonas disse que não precisava ficar com você, mas que ele queria estar com você. Que era uma escolha dele porque você é a mulher que ele ama. - Eu riu com a lembrança - Ele ainda me deu o maior sermão sobre como você não deixa a desejar para mulher nenhuma e que eu saio com mulheres que podem andar e, no entanto, não sei nem o nome delas. Não tenho… como ele disse? Intimidade.. ah conexão! Falou que vocês tem algo muito profundo.
- Olha, não precisava vir aqui inventando tudo isso. Eu já tomei minha decisão
- Eu não inventaria isso nem se eu quisesse. Eu vim te procurar sem o Jonas saber, porque estou preocupado com ele.
- O que ele tem?
- O Jonas perdeu o brilho, tem olheiras profundas, emagreceu, vive no automático, não sorri, trabalha até a exaustão todos os dias e quando o escritório não abre ele não sai de casa. Luiza, ele perdeu a alegria de viver. Eu nunca vi ele assim e estou realmente preocupado.

Ela abaixou a cabeça e as lágrimas desceram. Ela também o amava e estava sofrendo.

- Luiza, eu juro que não inventei nada. Se tivesse ouvido toda a conversa isso poderia ter sido evitado. E eu tenho certeza que se ele te propôs a cirurgia não foi para te consertar, você está distorcendo suas intenções. Ele tem um coração enorme e tenho certeza que só quer te fazer feliz.
- Porque ele mesmo não veio falar comigo?
- Eu perguntei para ele, porque ele não lutava por você e ele disse que tinha que respeitar a sua vontade. Ele acha que você não ama ele e que por isso terminou. Isso é verdade?
- Não. Eu amo demais o Jonas, só não queria sofrer por ele esperar de mim alguém que eu nunca vou ser
- O maior sonho do Jonas desde que nós nos conhecemos no início da faculdade, foi te encontrar. Ele só falava de você, então eu duvido que ele queira que você mude qualquer coisa que você mesma não queira.

Ela ficou em silêncio e parecia pensar nos meus argumentos. Aproveitei para continuar.

- Pensa, nesse tempo em que ficaram juntos, ele fez alguma coisa que te desagradou? Te tratou de alguma forma que fez você se sentir mal ou incapaz?
- Não. Pelo contrário, ele sempre me fez acreditar que eu posso tudo e sempre me tratou igual a qualquer pessoa. Eu acho que fiquei cega, transtornada quando ouvi aquela conversa logo depois do jeito que você me olhou. Parecia que eu era algum tipo de brincadeira.
- Me desculpa mesmo, eu quero consertar essa primeira impressão e te garanto que a conversa foi muito mais do que você ouviu. No final, eu levei uma bronca e um sermão sobre sentimentos que eu não conheço.
- Eu acho que eu preciso consertar as coisas
- Quer uma carona? Ele está no escritório tenho absoluta certeza. Parece que quer morrer de tanto trabalhar
- Nem fala uma coisa dessas. Eu vou avisar a Nina que preciso sair e podemos ir.

Amor Além das Aparências Onde histórias criam vida. Descubra agora