Vinte Oito

7 0 0
                                    

Por que ninguém fala do medo terrível que se instala depois de se passar por tantas histórias frustadas.

Toda faísca de algo novo vem junto com um balde de água fria. A mente grita a todo instante que não vai ser dessa vez, de novo. Questão de tempo para tudo desmoronar, como um castelo na areia, pior, um castelo feito na areia movediça prestes a engolir tudo ao redor.

Fui tirada dos meus pensamentos, quando a ressalva para as ofertas, foi passada próximo de meu rosto. Voltei a atenção para meu avô, que retirava uma nota da carteira para ofertar. O irmão agradeceu com um aceno e se retirou de forma amigável. Admiro esse tipo de dedicação em trabalhos tão corriqueiros na igreja, até porque uma oportunidade de participar, é além de estar com o microfone em mãos dando a palavra ou então cantando. Com o final do ano se aproximando, significava que os mandatos ministeriais estavam igualmente perto de acabar. Apesar de não estar ligada diretamente à nada, eu gostava de contribuir analisando possíveis cenários como forma de entretenimento.

- Pedro irá continuar.- Me surpreende quando meu avô, pareceu seguir a mesma linha de raciocínio. Depois que Kael me contou sobre a participação do meu avô em seu relacionamento, a admiração que nutria por ele, que já era grande apenas aumentou.- Sarah talvez vá ajudar no departamento de crianças.- Levei meu olhar para onde se sentava, amamentando o pequeno Benjamin enquanto escutava o louvor, que acontecia para a recolha das ofertas.

- Tio Amós irá pegar a liderança de homens?- Vovô fez uma expressão pensativa, mas não me deu resposta, provavelmente sem uma ainda. Tenho certeza que pensaria sobre o assunto mais tarde.

Ao final da adoração a equipe voltou a se sentar. Curiosamente, Maya se sentou um pouco atrás que o costume. Pedro se encontrava nos primeiros bancos, eu não o vi, mas sabia que estava lá como sempre. Atitude essa de Maya, que suavizou novamente uma pressão dentro do meu peito. Uma nova emoção parecia estar confortável dentro de mim, enquanto eu estava destando a sentir e principalmente, fingir que não estava ali, fazendo meu coração bater de forma agitada.

A oportunidade forá passada ao nosso pastor. Mesmo sendo um culto de domingo, hoje seria um culto normal, como os de quarta-feira. Voltamos a nos sentar depois da leitura do versículo.

“E disse o Senhor: é razoável esse teu ressentimento?” (Jonas 4.4)

Cruzei os braços, desejando estar afastada pelos próximos minutos dos repetitivos loop de pensamentos ruins, que estavam me trazendo angústia a alguns dias.

- Deus está perguntando a Jonas: será que esse seu ressentimento tem uma razão de ser? Será que essa sua mágoa está valendo a pena? Hoje, o nosso assunto é sobre o ressentimento. Mas, o que é o ressentimento? Segundo o dicionário, ressentimento é sentir de novo; mostrar-se ofendido, melindrado; sentir as consequências, sentir os efeitos de alguma coisa. Estar ressentido, magoado, é conviver com sentimentos que penetram na sua vida no passado, anos atrás e que você naquela hora preferiu empurrar com a barriga ao invés de resolvê-los. - Sinto em informar, mas aquela palavra estava me coagindo a querer chorar. Eu estava cansada de me sentir daquela forma. Nada nos abala, quando optamos por ignorar. A mágoa por ser abandonada, foi tratada assim, por não saber outra forma de a sentir sem doer tanto.- Esse sentimento transforma-se em um barril de pólvora, que a qualquer momento, uma mínima faísca é suficiente para o explodir, atingindo quem quer que esteja do seu lado. Um famoso psicanalista disse o seguinte. - Limpou a garganta antes de ler a anotação.

“O ressentimento é como acelerar um carro atolado no barro. Quanto mais se acelera, mais se afunda e menos se mexe. É um beco sem saída.”

REJEIÇÃO – em algum momento da vida a pessoa se sentiu rejeitada e não foi checar isso, não foi conversar, não foi avaliar a situação, perguntar o que está havendo. Simplesmente seguiu em frente, e o sentimento de rejeição se cristalizou em sua vida.

Corações em Conflito: Romance CristãoOnde histórias criam vida. Descubra agora