Aviso: A imagem acima é o Flatiron Building.
Não existem causas bem definidas da depressão. Acredita-se que as crises acontecem devido a soma de múltiplos fatores, que podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com uma tendência maior ou menor para a doença. Situações estressantes, em geral, estão associadas com o desencadeamento das crises depressivas, principalmente nas primeiras crises. A depressão não é uma manifestação de caráter imperfeito ou de fraqueza humana, a depressão é uma doença grave. O sentimento e as situações podem ser visualizadas em escalas maiores. Existe um combate doloroso e confuso entre as coisas e as pessoas.
Será que hoje será um bom dia?
Camila se questionava sobre isso todas as manhãs quando acordava. Ela voltava vagarosamente ao ritual de despertar às 4am, o descontrole existente na rotina de seu sono era recorrente. Ela sempre assistia a penumbra da madrugada, vendo o céu longínquo e sem nenhum sinal dos raios do sol. Naquele início de manhã, caminhou discretamente pelo quarto, onde ainda estava seus cadernos, projetos, croquis. Os softwares de modelagem, todos estavam salvos em seu computador, onde também estavam os esboços de tracejados desenvolvidos, diplomas de participações em eventos, congressos e exposições. Camila passava os dedos por todo material, alguns empoeirados devido a falta de uso. Ela sentiu as lágrimas caindo por seu rosto novamente, não sabia exatamente o que fazer ou quem culpar por deixar de fazer aquilo que mais adorava no mundo. Manter os olhos abertos ou até caminhar até a sala era um esforço para Camila, não era um cansaço muscular em si, apenas sintomas horríveis com sensações contraditórias. Era um cansaço de si.
O que será que teria dado certo?
Camila encarou os fatos, ela não queria parecer uma decepção para Noah. O pequeno estava apenas dormindo na cama como o bom filho que sempre fora. As mãos mantinham-se alinhadas ao pescoço. Os cabelos castanhos escuros, assim como os de Camila, estavam por todo rosto. As pernas juntas de modo curvado, fazendo-o assim ficar na posição contrária, com a bunda virada pra cima. Camila sorriu por um momento ao lembrar de todas as vezes que sua mãe lhe colocara pra dormir perfeitamente ereta, e ela virava-se buscando uma posição melhor. Noah imitava perfeitamente as manias de Camila, mesmo indiretamente.
Deixando um beijo sobre a testa de Noah, Camila vestiu o seu velho e único casaco mais grosso, ainda com o emblema desgastado de Columbia, calçou seu All Star branco e um jeans escuro. Sem ao menos se importar com o movimento nas ruas, saiu porta a fora, decidida a por um fim naquela monotonia, ou apenas, buscar uma paz interior.
As ruas do Queens estavam vazias, alguns poucos cachorros abandonados estavam estirados na rua, esperando o movimento da padaria da esquina. Uma brisa mais forte, pequenos estabelecimentos ganhando vida. A entrega do caminhão de jornal, o seu vizinho Garry, quem sempre corria nas manhãs, a Sra. Moretz que acordava cedo para cuidar de todos os cactus que emolduravam seu quintal.
Camila notou que o único traço de vida era os trabalhadores que saiam aquele horário, todos bem agasalhados, trazendo jornais e copos de cafés nas mãos. Ela lamentou-se por não ter uma luva. A caminhada se estendeu até o ponto de ônibus mais próximo, quando Camila tomou a estação central, o ônibus da linha sete levava até a parte mais verde e divergente de Nova Iorque. Após entrar, ela colocou o capuz sobre a cabeça, observando as paradas e as pessoas que entravam e saiam entre si.
Ela desceu na frente da parada mais próxima ao Central Park, uma dúzia de pessoas corriam por ali, a calçada ainda iluminadas pelas luzes da cidade, já que o céu e o frio deixava o tempo escuro. Camila sentou-se na grama dura e estética. Estudou a composição de cada prédio, pensando sobre como alguns foram mal arquitetados. Ela argumentava sobre ter feito em outro ângulo e aproveitado melhor a luminosidade do outro lado. Ela pensou em todas as construções ali, todos os grandes arquitetos que colocaram suas ideias e rabiscos ali e quase nunca são notados.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Silver Linings Playbook ♣
FanfictionLauren é uma mulher que aprende sobre sentir e amar ao encontrar um doce menino, Noah, que precisou crescer cedo e que mesmo transbordando bondade, não recebe atenção da sua mãe. As coisas se tornam proporcionalmente intensas quando a vida de Laure...