Texto: Romanos 14: 1 a 12
"Acolhei ao que é fraco na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o fraco come legumes; quem come não despreze o que não come, e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estarei em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.
Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come; porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. Tu, porém, por que julgas a teu irmão? E tu, porque desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.
Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus."
Ontem estava o Bispo Roberto, de Brasília, em nossa igreja e falou sobre como a igreja é invencível quando está unida. Sem julgamentos entre si e sem desprezo por doutrinas humanas. É interessante porque parece que todos nós sabemos disso, é só ler em Atos. E ele também disse que em Atos a igreja crescia em graça e poder porque além de não se preocupar com essas diferenças, também falavam não de política, economia e coisas cotidianas (fofocas), mas sim do que Deus estava fazendo e como Deus estava os usando para falar do amor dEle e vidas serem salvas. Milagres, testemunhos, Jesus, eternidade...fico imaginando o quanto eles compartilhavam no dia a dia. Aquela Igreja tem que voltar a ser como era. Nós somos fruto desta Igreja que se levantou tão fortemente que até hoje temos o seu exemplo.
Se preocupar se o irmão de tal igreja usa só terno, ou a irmã tem que usar saia, se isso está certo ou errado, não vai acrescentar na unidade da Igreja de Cristo. Julgar se quem guarda o sábado será salvo ou não nem compete a nós. O bispo Roberto seguiu falando ainda que não temos que falar de nossas diferenças, e sim daquilo que nos une: Jesus! O Sangue de Jesus derramado na cruz para nos salvar, libertar, curar!
No dia que a igreja começar a se unir, o inferno está perdido. Porque somos invencíveis juntos. Não há poder das trevas, por maior que seja, que possa derrubar uma igreja unida, que tem o poder de Jesus. E o Espírito Santo tem nos alertado nestes últimos dias o quanto isso é necessário para que mais vidas sejam salvas.
Devemos ser luz, não luz escondida, mas luz como de um farol. Que guia , através de Jesus em nós, o perdido até a salvação. Temos que refletir Jesus em nossos olhos, atitudes. E ele ainda citou uma frase que não lembro agora de quem é, mas é a seguinte: Pregue o tempo todo, e quando der tempo, fale! - Ou seja, temos que pregar com a nossa vida. Temos que viver o evangelho. Não apenas conhecer de ouvir falar ou de ler a bíblia. Temos que ter experiências diárias com Deus, intimidade.
E para termos intimidade, necessitamos estar constantemente em oração. Orai sem cessar, disse Jesus! - O pastor João Carlos Marques também sempre dizia: Dois joelhos no chão, resposta na mão. Ele orava sem cessar. Estava conversando e de repente dizia, vamos orar por isso, ou por tal pessoa, que estávamos falando. Por que é tão difícil interromper uma conversa entre cristão para orar? Eu tive essa experiência várias vezes. Uma vez em particular, estava em uma reunião onde tinha mais de dois pastores junto, para definirmos coisas sobre evangelismo em um local específico e Deus me deu uma visão e eu falei no final: precisamos orar sobre isso agora. Era urgente. Mas todos falaram: amém! - E a reunião continuou. Não entendi porque não pararam tudo e oraram. Era urgente a situação. Oraram no final da reunião, duas horas depois.
Pergunto a mim e a você: Por que não conseguimos levar a oração mesmo no meio cristão? Por que deixamos pra depois se Deus quer falar naquele momento? Por que não paramos pra orar antes de tomarmos qualquer decisão? O que é mais importante do que falar com Deus?
Creio que já escrevi demais hoje, para um devocional. Mas vamos nos focar em duas coisas: Unidade e Oração!
Uma igreja unida não tem como parar, e uma igreja em oração não tem como perder. Em Jesus somos mais que vencedores, mas para isso temos que estar nEle. Fora dEle não temos vida nem verdade nem O caminho certo. Nem vamos até Deus Pai. E o Espírito Santo que habita em nós, tem prazer em nos corrigir e orientar. E quando não soubermos como orar, Ele vem e intercede por nós.
Tiremos alguns minutos agora pra estar com Deus. Orar, conversar com Ele.