05 - Anjos de Guarda e Espíritos Protetores

394 8 0
                                    

Todos nós, Espíritos imortais que somos, já tivemos muitas e muitas encarnações. Cada uma delas acrescenta evolução em nossa jornada em direção ao progresso espiritual.

 Desde o momento em que Deus nos criou, como Princípios Espirituais(ou Princípios Inteligentes), recebemos o auxílio de Espíritos superiores, encarregados por Ele dessa nobre tarefa.

 Esses Espíritos são conhecidos comumente como Anjos de Guarda, Guias Espirituais etc. Cada pessoa tem o seu.

À medida que reencarnamos, e de acordo com as nossas ações no bem, vamos angariando sempre novos afetos, companheiros de jornadas, que vão estabelecendo laços profundos de amizade conosco.

Alguns desses irmãos podem atingir, ou já possuir, um grau de elevação moral maior que o nosso, e, em virtude do amor que sentem por nós, passam também a nos auxiliar e nos proteger durante as nossas romagens, seja no plano físico ou no espiritual. São eles chamados de Espíritos protetores. Assim como o nosso anjo de guarda.

De outra maneira, quando realizamos o bem a outrem, essa ação é sempre reconhecida pelos Espíritos protetores daquele que ajudamos, e estes, por sua vez, passam também a nos auxiliar no nosso dia a dia. Tornam-se Espíritos simpáticos a nós.

Assim, sempre que fazemos o bem, vamos conquistando e atraindo sempre mais os bons Espíritos. Entretanto, mesmo aqueles que ainda transitam no campo do mal, possuem também seus anjos de guarda e Espíritos protetores. Primeiro, porque os bons Espíritos sempre fazem o bem, independente de qualquer coisa. Segundo, por que todos somos filhos de Deus e Ele jamais desampara um filho seu.

Em o Livro dos Espíritos, LIVRO II, capítulo IX, Da Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal, temos as explicações necessárias para a nossa compreensão acerca desses Espíritos que assumiram perante Deus a nobre tarefa de nos guiar através das sendas evolutivas, pelas quais todos nós, sem exceção, teremos que passar. Vejamos as explicações abaixo:

 

ANJOS DE GUARDA. ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES OU SIMPÁTICOS

 

489. Há Espíritos que se liguem particularmente a um indivíduo para protegê-lo?

“Há o irmão espiritual, o que chamais o bom Espírito ou o bom gênio.”

 

490. Que se deve entender por anjo de guarda ou anjo guardião?

 

“O Espírito protetor, pertencente a uma ordem elevada.”

 

491. Qual a missão do Espírito protetor?

 

“A de um pai com relação aos filhos; a de guiar o seu  protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, levantar-lhe o ânimo nas provas da vida.”

 

492. O Espírito protetor se dedica ao indivíduo desde o seu nascimento?

 

“Desde o nascimento até a morte e muitas vezes o acompanha na vida espírita, depois da morte, e mesmo através de muitas existências corpóreas, que mais não são do que fases curtíssimas da vida do Espírito.”

Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume IIIOnde histórias criam vida. Descubra agora