Quanto ao tratamento espiritual, ele pode ter algumas variações na sua aplicabilidade, de acordo com cada casa espírita. Porém, em linhas gerais, todo ele tem os mesmos procedimentos, de acordo com os postulados do Espiritismo. Já falamos sobre esses procedimentos no capítulo anterior.
Nas casas espíritas que primam pela pureza doutrinária, ou seja, as que seguem os postulados Espíritas, embasadas nas obras de Allan Kardec, o tratamento espiritual não se utiliza de "artifícios" que não se coadunam com a doutrina.
Atividades como: terapia de vidas passadas, cromoterapias, fotos kirlian, tratamento com cristais, banhos, rituais, utilização de qualquer tipo de material, despachos, aplicações de reiki, apometria etc., nada disso é condizente com o Espiritismo. As casas que se utilizam dessas coisas, não estão praticando Espiritismo. Mesmo que elas se digam espíritas.
Infelizmente, ao utilizarem de algumas dessas atividades, elas estão criando um enorme prejuízo ao Espiritismo, e o que é pior, muitas delas juram, que utilizando-se dessas práticas, estão de acordo com o que nos ensina as obras de Allan Kardec. Isso mostra que falta ainda muito estudo por parte dos que dirigem essas instituições, e, com práticas como essas, estão a prestar um verdadeiro desserviço ao Espiritismo.
A Doutrina Espírita é embasada num conjunto de princípios que são simples de se compreender e de se praticar. As complicações, todas, são oriundas de pessoas despreparadas e que querem "dinamitar", ao invés de dinamizar o Espiritismo.
O tratamento espiritual, como o próprio nome já indica, é todo feito pelos Espíritos superiores, especialistas nessa função, e que só precisam que façamos a nossa parte, que, não tenhamos dúvidas, é a mais simples de se executar. O problema é que, para alguns, nem isso se consegue fazer.
Citaremos aqui, algumas das formas que caracterizam o tratamento espiritual, e que são utilizadas pelas casas espíritas (lembrando sempre que quando falamos em casas espíritas, estamos sempre nos referindo as que são Espíritas na sua mais pura essência). É importante esclarecer ao leitor que a forma que será descrita abaixo é a que utilizamos na instituição que fazemos parte. Vamos a ela:
· Primeiramente é feita uma entrevista – atendimento fraterno – com um trabalhador adrede preparado para essa tarefa.
· Após a entrevista, onde é preenchida uma ficha com os dados do entrevistado – que aqui chamaremos de paciente, somente para facilitar o nosso entendimento – encaminha-se a mesma para os médiuns encarregados de realizarem a consulta espiritual, onde os Espíritos benfeitores da casa irão diagnosticar a situação do paciente, e prescrever o devido tratamento. Essas consultas feitas pelos médiuns, em algumas casas, não são feitas no mesmo dia da entrevista.
· Após a consulta, de acordo com as instruções dadas pelos Espíritos benfeitores da casa, o paciente inicia o seu tratamento, devendo seguir essas instruções à risca, e submeter-se às ações características do tratamento, ações essas relacionadas no capítulo anterior.
· Além da equipe de Atendimento Fraterno, responsável em fazer as entrevistas com os pacientes, nossa casa também tem uma equipe, denominada: Orientação Fraterna. Cujo propósito é acompanhar, caso a caso, o paciente durante o período em que está realizando o seu tratamento espiritual.
Para que o leitor possa ter uma ideia melhor, na casa em que trabalhamos, temos três tipos de reuniões, onde o paciente pode realizar o seu tratamento. São elas:
Às terças-feiras, temos uma reunião pública, de tratamento espiritual, onde os "pacientes" recebem os passes que são ministrados por três médiuns passistas e, em seguida, assistem a explanação das lições do Evangelho. Nessas reuniões, todos os que se sentirem necessitados também poderão receber o passe.
Às sextas-feiras, temos também uma reunião de tratamento espiritual, onde somente as pessoas que estão em tratamento, e que são indicadas pelos Espíritos benfeitores da casa, devem também tomar os passes durante a explanação do Evangelho. Esses passes também são aplicados por três médiuns. Em seguida, esses pacientes irão para uma sala de tratamento específico, onde lá permanecerão deitados em seus leitos, enquanto, paralelamente, funciona uma reunião de vibração. Ao final desta, os pacientes também encerram o tratamento naquele dia. A duração dessas seções varia de acordo com o que os Espíritos designam para cada pessoa. Lembrando que essa reunião não é pública, somente aqueles que são designados para a mesma podem dela participar.
Nas duas reuniões acima citadas, os pacientes levam sempre uma garrafa com água para ser fluidificada.
Em se tratando de nossa instituição, é sempre bom lembrar que dessas atividades relacionadas ao tratamento espiritual, só participa quem fez a entrevista prévia. Ou seja, aqueles que foram consultados pela equipe de atendimento fraterno.
Ainda sobre a nossa instituição, aos domingos temos uma reunião pública, onde estudamos temas doutrinários a luz da Doutrina Espírita, e ao final, são aplicados os passes(só que, por apenas um médium passista para cada paciente), e onde também se fluidifica a água.
Nesse caso, qualquer um que desejar receber o passe, basta apenas se encaminhar para as cabinas. Independente de estar ou não em tratamento espiritual.
Citamos aqui, como funciona o tratamento espiritual em nossa instituição, apenas a título de exemplo.
O importante é que o paciente seja determinado na realização desse tratamento; que tenha fé em Deus, pois sem isso nada adiantará; que siga à risca todas as orientações a ele ministradas; e se esforce, ao máximo, para a prática de sua reforma moral.
/s2
VOCÊ ESTÁ LENDO
Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume III
Kurgu OlmayanTodos os dias, nas Casas Espíritas, aporta uma quantidade regular de irmãos, interessados no conhecimento do Espiritismo. Curiosos uns, desesperados outros, enfermos aqueloutros, porém, todos eles, de uma forma geral, são carentes e necessitados da...