16. AS REUNIÕES PÚBLICAS

26 0 0
                                    


As reuniões públicas doutrinárias que se realizam nas casas espíritas, também complementam o tratamento espiritual. É através delas que o tratamento é realizado em sua maior parte. Isso porque, todas as vezes que estamos a participar de uma reunião como essa, e, principalmente, quando estamos em sintonia com a explanação que está sendo proferida, passamos com isso a disciplinar nossa mente em se concentrar em assuntos edificantes. Assim, durante o decorrer da reunião, e graças a esse estado de harmonização de nossa mente, os Espíritos benfeitores irão encontrar em nós uma maior receptividade para as investidas magnéticas salutares que emitirão.

Gradativamente, semana a semana, se perseverarmos na frequência a essas reuniões, e sempre nos esforçarmos para nos concentrar na palestra, iremos habituando nossa mente a permanecer mais e mais vezes, sintonizada com energias mentais saudáveis, o que irá produzir sempre bons resultados no que concerne ao nosso tratamento.

***

Quando nos submetemos a um tratamento espiritual, geralmente sabemos que estamos atravessando certa desarmonia, que pode ser de ordem espiritual, moral e até mesmo física - ou todas as hipóteses ao mesmo tempo - em virtude de estarmos transitando em "caminhos" que não são saudáveis. Na maioria das vezes, o "transitar" nesses caminhos perniciosos, são repetições de experiências reencarnatórias passadas, ou seja, é a continuidade nos mesmos erros.

Esses "caminhos", a que nos referimos, nada mais são do que nossos pensamentos e atos, ainda presos às paixões inferiores, fazendo com que nos vinculemos a entidades espirituais de baixo padrão vibratório que conosco se afinam. Acrescentemos a isso, à ação persistente dos Espíritos por nós infelicitados no passado, e que desejam nos cobrar pelos males que os causamos nessa ou em vidas passadas. Vimos isso anteriormente quando tratamos sobres as obsessões.

***

Nas casas espíritas - que são as oficinas de amor onde encontramos o divino amigo Jesus, a nos auxiliar sempre - é comum, ao recebermos o resultado de nossa consulta, a indicação para que passemos a assistir às reuniões públicas doutrinárias, onde serão estudados diversos temas à luz da Doutrina Espírita, principalmente o que se refere ao Evangelho de Jesus.

Para que o leitor possa compreender melhor o que ocorre nessas reuniões, iremos descrever, de forma mais detalhada, algumas atividades que nelas se desenrolam, enquanto se desdobra a palestra doutrinária. São elas:

· várias entidades desencarnadas, a maioria delas ligadas a pessoas encarnadas por processos obsessivos, são ali levadas para receberem, também, os esclarecimentos necessários. Esses Espíritos, que já estão em condições de serem assistidos, ficarão na casa, em regime de internamento(jamais aprisionados), recebendo o devido tratamento, até que possam se reequilibrar;

· como toda casa espírita possui, também, uma edificação correspondente no plano espiritual, são instalados, em alguns pontos dos muros que a cercam, vários amplificadores de som, cuja finalidade é levar a mensagem que está sendo proferida na reunião, para também esclarecer aqueles que se encontram do lado de fora de suas dependências. Graças a esse tipo de recurso, muitos são "tocados" pelas mensagens consoladoras, e, por livre iniciativa, pedem abrigo e ajuda na casa;

· para aqueles que estão em tratamento, algumas medidas são providenciadas pelos Espíritos bons, no sentido de auxiliá-los diante de sua problemática. Primeiramente eles os envolvem com os fluidos benéficos e salutares, e também fazem o mesmo com os irmãos desencarnados que a eles estão vinculados. Depois, à medida que vão se integrando à lição que está sendo proferida pelo expositor - e muitas delas se encaixam perfeitamente ao problema que vivenciam - passam, quando para isso se predispõem, gradativamente, a modificar o padrão vibratório mental, substituindo-os por pensamentos equilibrados, e assim, sintonizam com os Espíritos superiores, principalmente com seus anjos guardiões. Nessa hora, eles aproveitam o momento para os inspirar força e coragem para enfrentar as dificuldades. Pacientemente, eles vão envolvendo-os com as vibrações de amor que eles trazem para com seus pupilos. Com isso, os irmãos menos esclarecidos, que estão ligados aos seus psiquismos, perdem, momentaneamente, o poder de ação que exercem sobre suas vítimas, e, à medida que os encarnados passam a frequentar com assiduidade essas reuniões, vão cada vez mais se libertando dessas influências perniciosas dos Espíritos perseguidores. É claro que esse processo demanda algum tempo, pois sempre se depende da modificação moral, tanto do perseguido como também do seu perseguidor. De qualquer forma, jamais deve-se esquecer que os Espíritos benfeitores jamais desrespeitam o livre arbítrio de cada um;

· nessas reuniões, normalmente, os que se encontram em tratamento recebem também as energias revigorantes dos passes, que são de muita importância para reequilibrarem a organização fisiopsicossomática daquele que os recebem. Essas energias salutares também são depositadas na água(daí a denominação de água fluidificada), que deverá ser ingerida durante todo o restante da semana, até o dia da próxima reunião;

· por fim, cada lição que aprendemos, durante as exposições doutrinárias, servem como incentivo para o início da reforma interior, tanto para os encarnados como também para os desencarnados.

Aqueles que estão se submetendo a um tratamento espiritual, com a continuidade da frequência a essas reuniões, irão modificando o teor vibratório de seus pensamentos e atos, sempre para melhor, pois passarão a "alimentar" o próprio espírito com as orientações de luz e de amor, contidas no Evangelho de Jesus, que ali estão sendo estudadas através das palestras. Além disso, o frequentador também estará obtendo vastos conhecimentos sobre a doutrina, o que irá contribuir para o entendimento do que ocorre em sua vida. Tudo isso graças aos princípios básicos que ali são ensinados.

Assim, com esse envolvimento de amor que ali recebem os frequentadores, colocam-se estes sempre mais receptivos para o tratamento propriamente dito, principalmente quando forem tomar os passes e a água fluidificada.

***

É de suma importância que os que se encontram em tratamento, se preparem, de boa vontade, para frequentar as reuniões públicas semanais, sem interrupções. Dessa maneira, estarão, com toda a certeza, realizando uma verdadeira "terapia espiritual", onde assim, cada vez mais, se fortalecerão espiritualmente. Seria assim, a cada reunião, um autêntico encontro com Jesus.

Paralelamente a isso, devem se integrar às atividades da casa e continuarem sempre trabalhando, aprendendo e servindo à causa do Cristo Jesus, sem esquecer nunca de exercitar a reforma moral, para que um dia, à custa de seus esforços constantes, encontrem o caminho da verdadeira felicidade.

Nunca será demais lembrar que, as reuniões públicas funcionam, similarmente, a uma emergência hospitalar, com uma grande quantidade de enfermos, nos dois planos, donde se deduz que, durante essas atividades, é imprescindível que se mantenha silêncio e concentração na palestra, evitando-se barulho, conversações e, principalmente dormir, pois o sono, durante a reunião, na maioria das vezes, é um instrumento utilizado pelos Espíritos inferiores, ao magnetizarem suas vítimas, para que elas não recebam a medicação do Evangelho de Jesus que está sendo distribuída durante a exposição do orador.

Todo aquele que se encontra necessitado de um tratamento espiritual deve ter em mente que precisa se esforçar para que o mesmo seja bem sucedido. Determinação, esforço, disciplina, perseverança, e, acima de tudo, fé em Deus, são fatores preponderantes para o êxito.

Sem isso, tudo será em vão.

ttq3

Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume IIIOnde histórias criam vida. Descubra agora