Capítulo 13

1.3K 158 7
                                    

 No dia seguinte, Enrique e Robertinho depuseram no quartel, momento em que ficaram sabendo que Maurício desenvolvera uma obsessão pelo coronel e pelo rapaz no período em que ele ficou na fazenda, e descobriu por acaso que eles se encontrariam ao ouvir o chefe combinar o jantar por telefone. Achando que era a oportunidade perfeita para se vingar, seguiu-os e, quando o ex-colega desceu do carro e se viu fora das vistas de Rui, rendeu-o. E poderia ter sido bem-sucedido em seu plano, não fosse o coronel e Enrique, por motivos diversos, terem se encontrado na casa de Robertinho e, ao constatarem o rapto, idealizarem e executarem seu resgate.

Aliviados com a resolução do problema, dedicaram os dias seguintes a, entre outras coisas, matarem as saudades um do outro, passearem outro tanto e apresentarem Enrique aos familiares do namorado, num almoço solene em que ele finalmente conheceu os famosos general Roberto e major Sérgio, que apertaram sua mão com força e depois se reuniram à parte com ele para deixar claro que, se magoasse o rapaz algum dia, teria de prestar contas a ambos. Longe de se intimidar, o fazendeiro respondeu com firmeza que ele é quem faria poucas e boas com qualquer um que magoasse o namorado, mas que não se angustiava com isso porque o rapaz era forte e sabia correr atrás do que queria.

Menos celebrado foi o encontro de Enrique com o pai, marcado para o final da semana na casa paroquial da comunidade da Passista por intermédio de padre Ernesto. Os sentimentos dele eram ambivalentes em relação a isso, pois se sabia que era importante fazê-lo para encerrar de vez aquela história, apegara-se durante tanto tempo à ideia de que Felipe Inocêncio Leal era uma pessoa desumana que não seria fácil renunciar a ela. Quando ia saindo em direção à Passista, Robertinho fez questão de dizer a ele:

– Não se preocupe com a possibilidade de, ao escutar seu pai, você estar traindo sua mãe, Enrique. O que ela sofreu está no passado, a melhor forma de honrar a vida dela é apegando-se ao que ela fez de bom, e não alimentando um ódio que restringe a maneira como vocês interagem com o mundo. E principalmente, ele também lhe gerou, portanto não deixa de ser parte de você. Mas seja qual for a decisão que você tomar, estarei do seu lado.

Contudo, ao chegar no lugar, sozinho, não resistiu a se benzer quando se aproximou da igreja, pedindo para fazer a coisa certa. Quando entrou na casa, já encontrou Felipe sentado na sala acompanhado do padre, que saiu para deixá-los a sós.

– Obrigado por ter marcado esse encontro, filho, confesso que não imaginava que isso seria possível.

– Na verdade, eu fiz isso porque depois da nossa discussão eu e o Robertinho ficamos estremecidos por uma semana, e nesse meio tempo ele foi sequestrado. A possibilidade de perdê-lo me fez ver que eu poderia seguir com minha raiva ou dar um passo adiante, e foi por essa razão que falei com o tio Ernesto para lhe contatar. - tentou ser educado, mas ainda tinha muita repulsa quando se via diante do pai e era difícil reprimir isso.

– Sinto muito que isso tenha acontecido, ele é um rapaz excelente. Mas tudo está bem agora?

– Sim, o criminoso foi rendido e preso, mas gostaria de começar logo a conversa. - se ele queria se explicar, daria a ele essa chance, mas não facilitaria.

– Está bem, você tem esse direito. O que gostaria de me perguntar?

– Você amou a mamãe algum dia? - era uma pergunta que sempre lhe atormentava e de alguma forma fora o que o levara a ser solteiro por tantos anos, pois não concebia que alguém maltratasse tanto a pessoa que deveria amar.

– Não sei se é a resposta que você gostaria de ouvir, mas quando nos casamos acho que não. Sim, eu a cortejei durante um ano e fui fiel nos primeiros tempos de nossa convivência, mas algo que pesou muito nisso foi a exigência do seu avô de que eu deveria me casar para dar continuidade à nossa família. Ela me pareceu uma moça bonita, trabalhadora e tinha o benefício extra de ser inteligente e bondosa, mas a verdade é que naquela época acho que eu não sabia amar, o que eu sabia era cuidar da fazenda.

A fazenda dos amantesOnde histórias criam vida. Descubra agora