Um exemplo para mim.

413 68 0
                                    

-... Então, Dona Noemi. Eu fiz de tudo, mas não tem como contornar essa situação. -Zacarias declarou depois que me mostrou todos os papéis de dúvidas da empresa.

-Não tem como a gente conseguir uma promoção? Um contrato? -Perguntei, mas já sabendo a resposta.

-A nossa última salvação era aquele contrato que seus filhos iam assinar naquela viagem, mas eles não conseguiram chegar a tempo porque... -Zacarias hesitou, antes de fazer a tal declaração com medo de que talvez eu começasse a chorar sem parar.

-Eles morreram. -Declarei com a voz distante.

Zacarias limpou a garganta:

-Então a empresa fechou contrato com outra marca porque eles não podiam perder tempo.

-Então isso quer dizer...?

-Que a sua empresa, Noemi, foi a falência.

Engoli em seco e passei as mãos pelo rosto tentando não chorar.

-Eu marquei uma reunião com todos os nossos sócios e empregados para avisar sobre a notícia, se a senhora quiser, eu mesmo posso dar o recado.

-Não precisa, Zacarias.

Nós dois ficamos em silêncio.

-Desculpa, Dona Noemi. Sei que a senhora está passando por um momento difícil, eu não deveria ter incomodado... Juro que tentei fazer de tudo, mas não teve mais jeito...

-Por favor, Zacarias. Não precisa se desculpar. -Olhei para o homem que estava a minha frente, desde quando eu conhecia Eli, Zacarias era como seu braço direito. -O senhor e a sua esposa fizeram mais do que precisavam pela minha empresa e pela minha família, obrigada.

Zacarias sorriu e se levantou enquanto ligava para os demais sócios. A reunião estava de pé.

***

Mais uma vez deslizei minhas mãos pelo meu vestido azul tentando evitar que minhas mãos ficassem mais suadas do que já estavam. Enquanto um por um de seus sócios e empregados que eu sequer sabia o nome, mas os conhecia de vista entravam, eu fingia que estava muito ocupada olhando para o meu relógio, como se a única coisa que importasse naquele momento eram as horas.

Quando todos estavam sentados eu finalmente levantei o rosto e engoli em seco, mais ou menos umas quarentas pessoas estavam ali, fora aqueles que a assistiam pela vídeo chamada de outros estados e cidades.

Respirei fundo e me levantei. Se Eli ou um dos meus filhos estivessem ali, eles não temeriam.

-Boa tarde a todos. -Comecei com a voz rouca. -Sei que é de conhecimento de todos a situação atual da nossa empresa, por isso não há porque ficar de rodeios. Estou junto com vocês há mais de vinte anos e posso não saber o nome de todos presentes aqui, mas que saibam que eu sei que cada um desempenha um papel importante no nosso meio e que se a empresa estava até os dias de hoje foi pelo bom desempenho de cada um. Muitas coisas aconteceram na minha vida nesses últimos anos, e até agora estou permanecendo e firme, sei que muitos aqui não vão a igreja, mas quero dizer que até aqui eu tenho que agradecer a Deus, quantas vezes eu não quis jogar a toalha e Ele me disse para segura-lá e continuar caminhando pois lá na frente eu ia usar para limpar o rosto das próximas batalhas. Não sou melhor que ninguém, na verdade sou fraca, mas é nessa fraqueza que a força de Deus se revela em mim. -Sorri, era um sorriso pequeno, mas verdadeiro. -Estou dizendo isso porque todos nós passamos por dificuldades, mas o que nos diferencia um dos outros é escolher continuar ao invés de desistir. -Peguei o copo de água e dei um gole. -Quero dizer que todos vocês são ótimos profissionais, e mesmo que a empresa tenha um fim hoje, saibam que para o próximo chefe que não faço ideia do que vai fazer com nossas empresas, mas sei que vocês serão os primeiros a serem indicados. Obrigada por tudo, sei que se Eli estivesse aqui, mesmo com a falência da empresa ele seria grato por trabalhar com pessoas tão competentes como vocês.

Minhas mãos tremiam e algo me surpreendeu. Todos que estavam na sala se levantaram e começaram a me aplaudir. Uma lágrima de satisfação escorreu pela minha bochecha e silenciosamente agradeci a Deus.

"Esses aplausos são para o Senhor, que através da minha conduta se fez presente para essas pessoas."

-Zacarias. -O homem de imediato se prontificou. -Cuide para que todos recebam devidamente o seu salário e todos os seus direitos.

-Sim, senhora.

-E como último pedido para você como meu assistente pessoal da família, peço que reserve uma passagem só de ida para Mato Grosso.

-Uma passagem? Para Mato Grosso?

-Sim, vou voltar para a casa dos meus pais.

-Mas Noemi! Se a senhora quiser continuar aqui, eu posso falar para o novo comprador, posso indicar a senhora para ele, como ele é da família, tenho certeza que ele vai querer saber da senhora!

-Não precisa se preocupar com isso, Zacarias. São Paulo já não é mais uma cidade para uma senhora como eu.

***

-Rute e Orfa. -Suspirei. Nós três estávamos sentadas na mesa da cozinha gelada. Eu nem havia trocado de roupa, havia chegado da reunião e chamado as duas. Lá sentadas, falei o que havia acontecido. -Fizemos tudo possível, mas não adiantou, a nossa empresa veio a falência.

As duas meninas olhavam para mim estáticas.

-Por isso, eu tomei uma decisão. Irei voltar para a casa dos meus pais em Mato Grosso. E cada uma de vocês devem fazer o mesmo, devem voltar para a casa de suas mães. Que assim como Deus é comigo e foi tanto com meu esposo e com os meus filhos, que Ele seja bom com vocês. Vocês são novas ainda e é certo que encontrarão um marido que as fará sorrir novamente. -Foi inevitável, eu as abracei e comecei a chorar.

-Por favor, Noemi! Deixe nos ficar com a senhora! -Rute implorou.

-Sim, Noemi. Não nos mande embora! -Orfa choramingou.

-Vocês precisam ir embora, minhas queridas. Por que iriam comigo? Eu não tenho mais nenhum filho, marido, ou empresa! E mesmo se eu casasse novamente, até eu ter um filho, vocês iam esperar eles crescerem? É claro que não! Então não precisam ter compaixão ou pena de mim, mesmo que pareça que a mão de Deus tenha descarregado sobre a minha vida!

Rute e Orfa se entreolharam, a segunda se levantou depositou um beijo em meus cabelos e foi em direção ao quarto arrumar as malas.

Olhei para Rute que ainda estava grudada em meu braço. Seus olhos marejados me encararam:

-Por favor, não insista que eu me afaste de ti ou te deixe. Você é um exemplo para mim. Porque para onde a senhora for, eu irei, onde irá morar, eu também irei. Sua família é minha família, seu Deus é o meu Deus. Onde quer que a senhora morrer, eu também irei morrer e serei sepultada junto a ti, nunca poderei agradecer a Deus pelo que fizeste por mim. Que nada além da morte venha me separar da senhora.

Olhei para a determinação de Rute e como eu não tinha como faze-la mudar de ideia, concordei.

Meu nome é NoemiOnde histórias criam vida. Descubra agora