Semanas se passaram e finamente conclui o tempo de experiência e fui efetivada no meu trabalho. Em tudo que eu fazia, dava o meu melhor, sem querer chamar a atenção de ninguém, mas chamava a atenção de Deus.
E essa é a melhor atenção que você pode ter de alguém, sabe por que? Porque até mesmo quando ninguém da nada por você, Deus da tudo. Você pode estar no lugar mais escondido que existe, Deus faz com que as pessoas certas enxerguem você.
Ao final do mês finamente fui sacar o meu pagamento e uma surpresa! Havia vindo mais do que o que estava descrito no contrato que eu havia assinado.
Claro que o primeiro pensamento foi de ficar com o dinheiro. Afinal, eu servia a Deus, então certamente de algum modo Ele me honraria, mas era aí que estava, eu servia a Deus, então eu tinha que ter o caráter justo dEle.
Logo vi que por mais justo e inocente que aquele pensamento parecesse, não provinha de Deus. E como eu já havia escutado e falado muitas vezes o diabo nunca vai aparecer como diabo, com chifres, um arpão e soltando fogo pelas narinas como imaginamos. Mas ele apague com propostas inofensivas e para não cair nessas armadilhas devemos sempre usar a razão e perguntar, da onde vem esse pensamento?
Há três fontes de vozes no mundo: a de Deus, a da nossa vontade e a do diabo, por isso quando usamos a razão e identificamos a verdadeira intenção por trás daquilo.
No dia seguinte tomei coragem e fui com o meu pagamento e a folha impressa até Suzana, porque eu sabia que se fosse o contrário, se eu tivesse por algum motivo recebido menos, eu não pouparia esforços para concertar aquilo. E também se eles estivessem testando o meu caráter? Se estivessem esperando alguma atitude para me condenarem prontamente?
Mas adivinhem a minha surpresa, quando conversei com Suzana ele apenas me analisou com seus olhos azuis fortíssimos e riu:
-Desculpe, é sério. -Falei percebendo que aquele ataque de risos não iria terminar.
-Rute! Rute! Rute! Deixa de ser ingênua! Há dezenas de funcionários que adorariam ganhar pelo menos uma vez isso e tenho plena certeza que não iriam reclamar. Vá gaste o seu dinheiro, faça o que bem entender. Boáz é rico de qualquer forma, não notará que alguns centos foram de forma errada.
Pensei em explicar o incômodo que eu sentia ao ter aquele dinheiro em minhas mãos, mas sabia que não iria adiantar.
Me dirigi até o balcão onde Joabe estava. Joabe era também um dos funcionários mais importantes dali, como primeiro e maior investidor da empresa, quando Boáz não estava, ele era quem assumia. Eu sabia pouco sobre ele, Joabe era discreto. Só sabia que metade da empresa pertencia a ele e a outra a Boáz.
Joabe tinha os cabelos escuros e encaracolados, uma barba alinhada trazia um rosto mais sério, mas pelas poucas vezes que eu havia conversado com ele, sabia que era só fachada, assim como Boáz, era tão simpático quanto.
Uma linda de expressão entre suas sobrancelhas mostrava o quando ele estava concentrado no que estava fazendo.
-Oi. -O cumprimentei.
Seus olhos procuraram pelos meus e todo seu rosto de iluminou com o seu sorriso:
-Rute, oi!
-Está muito ocupado?
-Nosso horário de almoço é só daqui uma hora e meia...
-Eu sei, mas isso é certo que iremos almoçar juntos. -Falei, desde que eu havia entrado naquela empresa, Joabe almoçava com nós, ao contrário de Boáz que ficava em seu escrito. Por isso, mesmo conhecendo Joabe a pouco tempo nós já tínhamos uma amizade bem bacana.
Joabe também ia a igreja junto com Boáz e isso era muito bom, passávamos quase o almoço inteiro falando sobre as coisas de Deus.
-Então o que aconteceu? -Sua voz pareceu preocupada ao notar a minha inquietação.
Coloquei o papel que mostrava o meu recibo de salário e apontei para o valor colocando o envelope ao lado com todo o dinheiro:
-Acho que fizeram uma confusão com o meu salário, veio mais do que o dobro para mim.
Joabe ajustou os óculos e trouxe o papel mais próximo de seu rosto.
-Olha, eu não sei o que aconteceu, mas está aqui o dinheiro e eu vim devolver...
-Rute, não precisa...
-... É claro que precisa! Não vou ficar com algo que não seja meu!
-Mas é aí que você se engana, esse dinheiro é seu.
Olhei para Joabe assustada:
-Mas no meu contrato que assinei não estava esse valor...
-Boáz achou você digna de receber um aumento e eu concordei.
-Mas eu só trabalho aqui há um mês!
-E olha como você é justa. -Ele sorriu me contemplando. -Sabe, nós estávamos certos, você realmente é uma mulher de caráter.
Olhei para ele abismada, não por eu ser o que era, mas por eles terem percebido isso.
-Eu não sei como agradecer...
-Só continue agradando a Deus em tudo que você faz, muitas pessoas verão Ele através de você.
Concordei com a cabeça e depois do expediente fui para a casa e contei tudo que havia acontecido para Noemi.