Capítulo 5

1.1K 77 8
                                    

Darcy andava de um lado a outro em seu enorme escritório e o belo tapete poderia sofrer as conseqüências de seus atos impensados, como pode convidar a Srta Elizabeth para um passeio? no que estava pensando quando a convidou? e o pior de tudo, o que faria agora? se deixou levar pelo belos olhos da dama em questão e a convidou em um impulso, coisa essa que o senhor de Pemberley não costumar ter, enfim, sem poder declinar do convite, agora lhe restava apenas respirar fundo e ir ao encontro da Srta. Elizabeth que já devia estar a sua espera para o passeio...
Elizabeth não era diferente do senhor de Pemberley, se sentia desconfortável com o repentino convite do Sr. Darcy para fazer um passeio em sua companhia... céus o que tinha feito na noite anterior para que o Sr. Darcy desejasse passar mais tempo em sua companhia? Se perguntava, afinal, nesses dias que esteve em sua mansão ele nunca pareceu declinado a passar mais que o necessário em sua presença, sempre fora o Sr. Bingley quem lhe acompanhava em suas caminhadas e Elizabeth gostava da companhia do cavalheiro que sempre era engraçado e comunicativo o contrário do senhor alto e elegante que caminhava em direção de Elizabeth com um semblante um tanto sério para alguém que estava presta a sair para uma caminhada.
— Srta. Elizabeth! Disse ao se aproximar da senhorita fazendo uma leve reverencia. – espero que esteja animada para o nosso passeio? Perguntou de forma cordial.
— O senhor não faz idéia, Sr. Darcy! Disse Elizabeth forçando um sorriso enquanto seguia em direção as enormes portas.
Darcy a olhou se afastar de testa franzida, se perguntando se ela estava sendo irônica? mas rapidamente se pós em movimento para acompanhá-la. Essa moça era mesmo impossível de compreender... talvez fosse melhor parar de tentar decifrá-la concluiu ao alcançá-la e em um ato de gentileza lhe oferecendo o braço como apoio, Elizabeth o olhou de canto de olho surpresa com seu gesto, como recusar sua gentileza sem ofender o cavalheiro que parecia se esforçar para ser agradável? Se perguntava rapidamente aceitando sua gentileza antes que o Sr. Darcy pudesse perceber sua duvida.
Inicialmente caminhavam um ao lado do outro em completo silencio, olhavam a volta como se a paisagem ao redor da mansão fosse algo muito fascinante.
— quando o Sr. Bingley vai retornar da caça? Perguntou Elizabeth quebrando o silencio constrangedor entre os dois.
— Não faço idéia, Srta. Elizabeth! Disse serio. – acredito que não retorne ate ter abatido um belo exemplar! Completou sorrindo.
Elizabeth se surpreendeu de ver o sisudo senhor Darcy sorrindo de forma fácil, isso não era um acontecimento comum como pode perceber. Quase,que por um instante se perdeu olhando seu sorriso que só fazia deixá-lo ainda mais belo.
— qual é a graça disso senhor? Perguntou Elizabeth sem entender o motivo do divertimento do senhor Darcy e tentando não se perder naquele sorriso.
— com as habilidades de Charles com o rifle acredito que ele vai levar dias para retornar! Disse olhando Elizabeth com divertimento.
— tão mal assim? Perguntou Elizabeth achando graça do comentário do senhor Darcy.
Ele apenas acenou positivamente e diante do tom divertido imposto pelo Sr.Darcy, Elizabeth não conteve o riso, nunca imaginou que aquele homem tão elegante e serio poderia fazer piada e muito menos ser agradável... enfim, mas com algum custo tinham superado o constrangimento de estarem caminhado lado a lado, sozinhos...
— Srta  Elizabeth! Disse Darcy tentando iniciar uma conversa. –pelo que entendi a senhorita tem outras irmãs! Afirmou Darcy a olhando.
— é certo senhor! Disse o olhando. – somos 5 irmãs ao todo! Completou sorrindo ao lembrar-se de suas irmãs.
Darcy não escondeu o espanto. Mal podia imaginar como era ter 5 irmãs, apenas georgiana já consumia boa parte de sua energia com preocupações, mal podia imaginar o que o pai dessas moças passavam.
— a senhorita é a mais velha? Perguntou a olhando. – por isso sua mãe quer casá-la com seu primo? Perguntou curioso.
— não... na verdade eu sou a segunda, minha irmã Jane é a mais velha! Disse olhando ao redor encantada com a beleza do lugar.
— se a Srta. Jane é a mais velha... porque a senhorita tem que casar-se com seu primo? Perguntou confuso.
— mamãe não permitiria que a jóia de Meriton se casasse com o primo Collins! Disse dando de ombros.
— entendo! Disse pensativo.
— aonde vamos senhor? Perguntou Elizabeth tentando desviar a atenção de Darcy de sua família.
— podemos ir a colina... a vista de La é de tirar o fôlego! Comentou.
Elizabeth sorriu e apressou um pouco os passos puxando o Sr. Darcy já que ainda estavam de braços entrelaçados... enquanto andava o silencio novamente reinou entre eles, mas Elizabeth era incapaz de permanecer em silencio por muito tempo, ainda mais quando estava ao lado de um homem como o senhor Darcy que ate mesmo o seu silencio o fazia presente.
— se me permite dizer... começou Elizabeth o olhando rapidamente. – o senhor me parece um pouco infeliz... dizia, mas foi interrompida.
— infeliz? Questionou erguendo as sobrancelhas surpreso e parando de andar.
— bom, o senhor é sozinho! Disse seguindo seu exemplo e parando a sua frente. – solitário eu diria! Disse pensativa.
— e isso me faz ser infeliz? Perguntou curioso por saber onde isso iria dar.
— é o que parece, senhor! Disse o olhando.
Mesmo Darcy com toda sua imponência não faria a Srta. Elizabeth voltar atrás, era uma moça corajosa. E ele não parecia bravo ou ofendido com seu comentário. Era apenas uma observação pensou Elizabeth dando de ombros pelo fato de ter exposto uma opinião dessa forma.
— a senhorita também me parece solitária! Rebateu devolvendo o olhar.
— não sou! Disse dando de ombros.
— pode não ser... dizia enquanto a olhava em desafio. – mas esta no momento! Completou.
Por um instante Elizabeth esteve a ponto de responder, mas calou-se... o senhor Darcy tinha razão, agora, mais que nunca estava solitária, sozinha... sentia tanta falta de casa, de Jane...
— muito esperto senhor! Disse achando engraçado que o senhor Darcy tenha conseguido mudar o jogo contra ela. – tem toda razão, nunca estive tão infeliz como estou agora! Admitiu voltando a caminhar e o deixando para trás.
Darcy a observou em silencio... surpreso, ela não lhe parecia infeliz estava sempre sorrindo... sorrisos esses que serviram para disfarçar suas angustias e medos, pensou antes de voltar a caminhar.
— logo estará em casa e tudo ficara bem! Disse na tentativa de aliviar a tensão.
— se continuarmos andando assim só chegaremos La em cima ao anoitecer! Comentou sorrindo enquanto apertava mais os passos tentando não pensar na sua casa, na falta que sentia de casa.
Darcy sorriu, era cômico... ela o colocava em cheque e quando era sua vez escapava... a subida ate a colina era um bom exercício... e na metade mal conseguiam falar, talvez devesse ter escolhido uma caminhada mais curta, a Srta. Elizabeth lutava com seu longo vestido que a todo instante se enrolava na vegetação da pequena trilha que seguiam..
— odeio vestidos! Comentou sorrindo.
Quando Darcy estava pronto a fazer uma observação espirituosa sobre os trajes extravagantes que as damas da sociedade costumavam usar, estancou no lugar sem poder desviar o olhar da Srta. Elizabeth.
— o senhor não vem? Ela perguntou de forma natural, mas sem esconder o divertimento.
Darcy estava chocado... E Elizabeth cansada de desgarrar a barra de seu vestido da vegetação o levantou ate a altura dos joelhos deixando suas belas pernas a mostras... Darcy sabia que sua cara devia ser muito cômica para que a Srta. Elizabeth o olhasse com tamanho divertimento.
— chocado demais para andar? Provocou achando divertida a situação.
Darcy acordou de seu torpor e começou a subir a colina acompanhando Srta. Elizabeth que agora conseguia subir sem problemas algum... Darcy lutou para não olhar a Srta. Elizabeth da forma que sua mente lutava em olhá-la.

Orgulho e Preconceito - Darcy e LizzieOnde histórias criam vida. Descubra agora