Quando os ditos cujos adentraram o estabelecimento, não foi difícil encontrar Samuel, pois em meio à escuridão, ficou fácil ver de onde vinha uma luz mais forte (que era no caso a luz de uma lanterna). O criminoso ambiental estava ao lado de uma alavanca que fazia algum barulho, mesmo que não exatamente alto. Os policiais que comandavam a "procissão" chegaram sorrateiros e o surpreenderam dizendo:
- Parado aí! Você está sendo pego em flagrante.
Extremamente assustado com a aproximação e sem entender nada do que estava acontecendo, Samuel levou uma das mãos ao coração, ficou com a boca e os olhos abertos pelo susto e mais como um reflexo e talvez também pela demasiada convivência com a Manuela, soltou apenas um "creio em Deus pai!"
Zoé fez questão de guardar a memória desta cena em detalhes para contar à amiga Manuela mais tarde, quando tudo já estivesse resolvido. Com este comentário vindo de quem veio, as gargalhadas já estavam garantidas.
Passado o susto inicial, Samuel apertou os olhos para conseguir enxergar e percebeu em meio à escuridão que ele e os policiais não eram os únicos ali.
- Vicente? - Ele engoliu em seco ao perceber a presença incomum que seus olhos detectaram em seguida: -Seu Tarcísio?
- Samuel. O que foi que você pensou que estava fazendo com a minha empresa?
- N-nada, eu só quis ajudar, você me contratou para isso não foi?
- O que eu sei é que você não deveria estar fazendo o que está sem o meu consentimento. TUDO que acontece nesta empresa me diz respeito. Eu tenho o direito sobre o que é meu e não suporto ter a minha gestão negligenciada por quem quer que seja! Nós sabemos exatamente o que está acontecendo aqui e temos provas contra você!
Percebendo que não ia conseguir manipular o senhor a seu favor, Samuel simplesmente deixou sua máscara cair e de repente soltou todo o veneno que vinha mantendo escondido:
- Mas você estava bem feliz com todos os lucros não é mesmo velho hipócrita! Como você acha que eu consegui fazer essa sua empresinha ecológica de merda crescer no mercado? Garanto que não foi com essa besteirada de se importar com o meio ambiente. E aquele seu projeto de tirar as embalagens dos produtos? Que piada! Só se você esperava que um pequeno bando de retardados fariam metade do dinheiro que eu faço se movimentar fossem comprar né! Que nem esse aí! HAHAHA! Não pensem que me enganam. A única coisa que importa pra empresários como você é o poder aquisitivo.
- Eu não sabia o que você estava fazendo, e se soubesse, não há dinheiro no mundo pra mim que ultrapasse o valor da honestidade. Não haja como se me conhecesse porque você NÃO CONHECE SEU FEDELHO!
Samuel ficou apenas com a típica cara de quem comeu e não gostou. Quando percebeu alguém pequeno atrás de Vicente fitando-o de uma maneira que ele considerou "julgadora", sua expressão passou de repulsiva para insana em meio segundo:
- Zoé? Até você está nessa? Uma grande amiga me apunhalando pelas costas? - A raiva estava explícita em seus olhos, e Vicente instintivamente endireitou a coluna para proteger Zoé atrás de seu corpo.
- Já faz muito tempo que nós não somos grandes amigos Samuel. O que eu não imaginava é que você era uma pessoa ruim que fazia coisas horríveis como tudo isso. Infelizmente, a sua amizade não era a única coisa tóxica que vinha de você.
- Chega de conversa, você está sendo preso em flagrante.- Disse o policial mais alto enquanto se aproximava com algemas nas mãos.
- Vocês não podem simplesmente me prender assim, do nada. Vocês não tem provas, e eu nego tudo até a morte. Tenho direito a um advogado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Querido Contrato
RomanceZoé é uma escritora frustrada de 24 anos que fez sucesso na adolescência contando histórias de aventuras infanto juvenis, e que agora precisa se reinventar no mundo da escrita. A editora com quem mantém um contrato desde então, cobra por resultados...