- Olá pessoal que nos assiste nesta madrugada! Muito boa noite a todos! – Gabriel demonstrava tanta segurança que acabou trazendo mais esperança a Vicente que, ao lado de Rafael e Otávio (o filmador) agora observava o jornalista fazer o seu trabalho em frente à câmera. Assim, ele continuou:
- Há algum tempo, recebemos em nosso estúdio a denúncia de um grave crime ambiental acontecendo em nossas redondezas. E hoje, decidimos vir até o local verificar se as denúncias procedem de maneira verídica. Lembrando que só divulgaremos o nome do estabelecimento denunciado, se as informações se mostrarem autenticas e fiéis ao que é tratado como ilegal segundo a legislação ambiental oficial do nosso país.
Manuela e Juliana que assistiam Gabriel de casa, perceberam através das câmeras que eles mesmos colocaram em alguns postes mais cedo, que o carro de Samuel estava a apenas um quarteirão de distância da empresa, o que mostrava que em breve imagens do pilantra chegando até a empresa logo precisariam ser exibidas.
- Manu, olha, o Samuel tá quase chegando. Avisa o pessoal para as meninas filmarem a chegada do frango.
- Ok Ju! Aviso saindo agorinha! – Manuela estava tão empolgada quanto nervosa.
Sem perder tempo, Manuela avisou os amigos e esperou ansiosa a mudança de cenário em frente à televisão. Gabriel, recebendo a informação, continuou a apresentação, seguindo com o plano.
- Bom pessoal. – Gabriel que segurava o microfone com uma das mãos, colocou a mão livre no ouvido que tinha a escuta e continuou com a apresentação. - Acabo de ser informado que o suspeito de fazer acontecer o crime pelo qual estamos aqui para mostrar a vocês povo de São Paulo, está prestes a entrar no estabelecimento ao qual estamos aqui do lado de fora, esperando para ver como as coisas se desenrolam. Por isso vamos direto pra lá, onde temos imagens ao vivo da entrada da empresa.
Assim, o timing foi certeiro. Eles exibiram o que Zoé e Rafaela estavam filmando e foi possível ver um homem dentro de um carro chegar até o local, sair do veículo, abrir os portões com suas próprias chaves e entrar no lugar. Tendo transmitido a chegada do homem à empresa, a filmagem voltou para Gabriel que explicou ao público o que esperavam que acontecesse a seguir:
- Conforme o que foi transmitido pra vocês, um homem do qual nossa equipe já conhece a identidade acabou de entrar no local que daqui a pouco, se tudo correr como o esperado, revelaremos o nome e a localização para vocês. – Se agachando ao lado do que seria a saída dos dejetos no fim do tubo, Gabriel continuou sua reportagem pedindo a Otávio que enquadrasse no vídeo ele e o tubo que muito provavelmente começaria a soltar "surpresas já esperadas".
- Aqui, no fim dessa tubulação que como vocês podem ver, vem diretamente de dentro da empresa, há alguns dias, recebemos denúncias de que haveriam substancias suspeitas sendo despejadas nesse terreno que vai de encontro a um rio que o nosso cameraman irá lhes mostrar agora. – Otávio filmou o caminho e voltou com a câmera para Gabriel e a saída da tubulação.
De repente, o tubo de esgoto começou a soltar a sujeira costumeira e Otávio conseguiu mostrar o momento exato em que o acontecimento se iniciou.
- Olha só pessoal, infelizmente as denúncias aparentemente se mostraram verdadeiras. – Gabriel fez uma pausa dramática para dar mais intensidade à notícia e também para secretamente agradecer que tudo tivesse dado certo apesar das circunstâncias, pois ele não sabia e sentia receio pelo medo de que de alguma maneira misteriosa Samuel tivesse descoberto seus planos e não fizesse seu trabalho sujo naquela noite. Seu chefe tinha lhe dado um voto de confiança, mas por ser novato no trabalho e ainda não ter feito a sua "fama", não sabia se no caso de nada sair daquele tubo, apesar de não ter exposto nem o nome e nem o local da empresa (o que diminuía a possibilidade de um processo contra a emissora), seu emprego ainda estaria lá quando terminasse. Ele se arriscou muito nessa empreitada, mas agora a garantia estava lá, e ele não poderia estar mais contente secretamente com o furo que certamente lhe daria alguns pontos no trabalho que tanto amava, além de fazer de fato a diferença pela justiça, coisa que ele também adorava.
- Para confirmar se essas substâncias são de fato tóxicas, iremos conversar com o especialista aqui presente. – Otávio enquadrou Gabriel e Vicente em frente ao vídeo. - Vicente de Macedo, engenheiro ambiental.
- Olá, boa noite a todos. – Vicente disse parecendo estar um pouco ofegante e corado. Ele estava visivelmente tímido com a situação.
- Então Vicente, conte aos telespectadores, do que se trata essa substância que encontramos aqui?
- Trata-se de um efluente líquido que não tem tratamento.
- Poderia nos dizer como chegou a essa conclusão?
- Claro.
Depois de Vicente contar o que estava acontecendo, Gabriel disse aos telespectadores que fariam um breve intervalo e que em instantes voltariam com a transmissão revelando enfim o local do crime ambiental. Assim que a substância começou a sair da tubulação, Manuela e Juliana ligaram para a polícia que mostrou certa resistência em fazer algo. Isso até Manuela falar de um jeitinho nada educado que a questão estava sendo transmitida ao vivo e que estava gravando aquela ligação que serviria como prova no caso de alguém duvidar novamente do conteúdo daquela conversa que ela talvez viesse a tomar alguma atitude sobre, caso as coisas não saíssem conforme manda a justiça.
Durante o intervalo, duas coisas aconteceram, ou melhor, duas visitas aconteceram. A primeira, tratava-se de um senhor idoso acompanhado pelo homem de barba espessa que Zoé vira outro dia. Ele chegou à frente da empresa, desceu do carro e se dirigiu em direção ao mato, e não à portaria da empresa, como era de se esperar. Rafaela ficou imediatamente alerta com a aproximação do senhor que começou a dizer:
- Olá! Tem alguém aí? Podemos conversar? Eu vi a reportagem na televisão e gostaria de falar com alguém. Sou o dono da empresa e não estou de acordo com a situação que está acontecendo neste momento. – O homem de barba espessa permaneceu onde estava, já também fora do carro, olhando por todos os lados e sem querer avançar para nenhum. Somente o idoso seguia um rumo quase certeiro à localização das meninas.
Rafaela e Zoé se olharam alarmadas e desconfiadas por aquela figura teoricamente inofensiva se aproximar dizendo algo como aquilo. Seria possível que aquele homem estivesse falando a verdade e que possivelmente não soubesse tudo o que estava acontecendo?
- O que você acha Zoé? – Rafaela perguntou aos sussurros enquanto as duas ainda permaneciam agachadas no meio do mato, sem mover um só músculo. Manuela descreveria a cena apenas dizendo que "elas estavam com o c* na mão".
- Não sei. – A possibilidade do homem estar falando a verdade, assim como a possibilidade de estar mentindo era de 50%. Elas deveriam ter trocado de lugar, Zoé pensou, pois se ele tinha assistido a reportagem e reconheceu o lugar, de fato saberia mais ou menos de que ângulo vinham as imagens.
- Se você quiser arriscar por mim tudo bem. Estou preparada para o combate. – Rafaela sussurrou e assentiu minimamente com a cabeça deixando claro que ela se manifestaria em protegê-las com golpes de karatê caso fosse preciso.
Apesar de Rafaela estar ali como uma forma de proteção, Zoé tinha esperança de que aquilo não fosse preciso, mas que tola era ela de ter um pouco de esperança, pensou.
- Acho que não teremos escolha Rafa, pois ele está vindo em nossa direção e se nos mexermos pra sair daqui, nos denunciaremos e ele sairá em nossa busca. – Zoé disse apreensiva. – Vou avisar aos outros que temos companhia e nós levantamos, ok? – Rafaela assentiu, séria. – Se as coisas piorarem, teremos ajuda e as provas estarão gravadas nas câmeras que a Ju tem acesso e na que o Otávio trará com ele. – O senhor continuava tentando algum contato com elas.
Dito isso, Zoé sussurrou para Manuela o que estava acontecendo e ela, é claro, já tinha visto tudo, apesar de não ter ouvido nada. Os rapazes que estavam próximos à tubulação já estavam a caminho. Zoé ficou feliz mas não surpresa com a agilidade da amiga que não brincava em serviço e conseguiu se sentir um pouco mais esperançosa.
Assim, Zoé e Rafaela se olharam e assentiram uma pra outra para só então, se levantarem, e como era previsto, denunciarem sua localização para os dois indivíduos a sua frente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Querido Contrato
RomansaZoé é uma escritora frustrada de 24 anos que fez sucesso na adolescência contando histórias de aventuras infanto juvenis, e que agora precisa se reinventar no mundo da escrita. A editora com quem mantém um contrato desde então, cobra por resultados...