Prólogo: Reunião

7K 355 17
                                    


Eu estava adiantada para minha primeira aula, como sempre. Achei que era melhor chegar mais cedo no caso de algum imprevisto. Estacionei meu carro no estacionamento da faculdade, desligando o motor antes de pegar minha bolsa e me preparar para começar um novo semestre. 

Tudo estava como sempre; era início de setembro e o tempo estava quente, os alunos vestiam shorts e camisetas, mochilas penduradas nos ombros com mapas e horários nas mãos.

Achei necessário passar na recepção do prédio principal, a fim de pegar a lista de alunos que eu teria para o semestre e que sempre estava mudando. Os alunos calouros mudavam de ideia várias vezes antes de finalmente decidirem por um curso permanente. A maioria dos novos alunos sempre tenta eliminar algumas de suas matérias mais fáceis no início da faculdade

Este semestre não foi diferente. Nunca é diferente. Esse pensamento costumava me deixar triste, mas a ideia de que as coisas nunca mudariam a essa altura era algo que eu passei a aceitar - pelo menos um pouco. Eu dei várias aulas nesta universidade - Língua Inglesa e Escrita, e uma matéria ou ambas eram exigidas para cada aluno fosse aceito aqui. Neste semestre, também tive a oportunidade de dar um curso de Literatura.

Minhas aulas estavam quase sempre lotadas, embora os alunos tendessem a desistir durante o semestre, quando descobriram as dificuldades da vida universitária. Algumas das desculpas que eu recebia no final do semestre me faziam rir - alguns dos meus alunos podiam ser incrivelmente criativos. Ah se eles pelo menos se esforçassem! Novamente, este semestre não seria diferente ...

Embora fosse um dia quente de fim de verão, estava chuvoso e bastante nublado, o que para mim estava bom. Candidatei-me a trabalhar para esta universidade com um conhecimento total do clima da região. Que no caso era adequado para mim - eu podia fazer o que eu queria e ajustar minha vida.

O campus em si era antigo, mas haviam muitas reformas em andamento. Os computadores eram atualizados, os banheiros eram modernos, tinha também amplos espaços de trabalho e grandes salas de aula  - uma nova biblioteca estava sendo construída, graças a uma generosa doação de um ex-aluno que faleceu recentemente. 

A ideia de uma biblioteca mais moderna me empolgou e também me dava a oportunidade de ler alguns dos livros mais novos que os alunos haviam sugerido para mim. Eu sempre amei ler e ter acesso a uma grande biblioteca só iria estimular esse amor.

Eu olhei para o meu relógio. Eram 16:15. Eu tinha um pouco mais de uma hora até minha primeira aula. Quando entrei na recepção, era um zumbido de várias pessoas. Centenas de alunos tentando se matricular e abandonar aulas - alguns achando que seus horários de trabalho não eram compatíveis ou descobrindo que haviam perdido certos cursos que eram pré-requisitos para avançar para um currículo de nível superior. Isso nunca mudou e vários funcionários pareciam prestativos ou irritados enquanto tentavam ajudar os alunos.

Eu poderia parar por um minuto e observar as pessoas, mas eu tinha um horário a cumprir e precisava passar pelo meu escritório. Dar cursos noturnos e ministrar várias aulas online às vezes me dava a impressão de que eu era mais uma fantasma do que uma professora aqui. Era importante para mim aparecer e lembrar às pessoas que, de fato, eu existia e fazia parte da equipe profissional.

Eu olhei para as vagas disponíveis na minha lista de alunos e ri sozinha. Quase todas as vagas foram preenchidas - o período de matrículas ainda tinha alguns dias pela frente, e eu estaria lotada com novos alunos! Eu sabia que era apenas uma questão de tempo antes que alguns viessem implorando por vagas. 

E por mim tudo bem. Meu chefe de departamento nunca entendeu eu permitir que tantos alunos participassem das minhas aulas, mas eu sempre estava pronta para receber mais alunos. Quanto mais alunos eu tinha, mais trabalho e isso deixava minha cabeça ocupada. Mantinha meus olhos no gol. Me impedia de pensar no passado. Quanto mais atarefada melhor, era o meu lema neste momento. Qualquer coisa para manter minha mente ocupada. Qualquer coisa.

Enquanto cruzava a porta da secretaria para ir até a recepção e solicitar as listas de minhas turmas, eu senti, por um breve momento, que estava sendo observada. Que alguém estava com os olhos fixos em mim. Havia literalmente mais de 200 pessoas na área da recepção. Cada pessoa tinha que estar olhando em algum lugar.

Só então, senti o cheiro de alguém que eu não via há muito tempo. 

 

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Eu pensei comigo mesma, isso não pode estar acontecendo. Você simplesmente não está concentrada. Tenha controle sobre você mesma!

Agradeci ao funcionário que me entregou minha papelada e estava prestes a me virar e ir para o meu escritório quando vi uma pequena beldade de cabelos negros correndo para mim com velocidade quase olímpica. Ela me agarrou muito suavemente antes de me envolver em um abraço apertado. 

Ela me soltou, apenas para dar um pequeno beijo na minha bochecha. Ela tinha o maior sorriso no rosto, parecendo tão feliz, mas então, com a mesma rapidez, seu sorriso desapareceu. Uma mistura de tristeza e confusão se espalhou por seu rosto. Ela ficou na minha frente, exatamente como quando eu a tinha visto pela última vez à quase dez anos atrás. 

 ... Sem telefonemas, e-mails; nenhuma visita para me deixar saber o que tinha acontecido. Ela nem se despediu. 

Ainda assim, eu não pude deixar de olhar para ela e murmurar,

_Olá, Alice.

SacrifíciosOnde histórias criam vida. Descubra agora