O enredo sucede-se no desenrolar da crise sanitária provocada pela doença Covid-19.
▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎
Covid-19 faz parte de uma família de vírus (coronavírus) que é capaz de desencadear desde gripes comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Sars-Cov e da Mers-Cov.
O novo coronavírus é uma doença respiratória causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (Sars-Cov-2). O vírus tem origem zoonótica, isto é, podem ser transmitidos entre o ser humano e outros animais, e o 1° caso conhecido da doença foi em Dezembro de 2019 em Wuhan na China.
Em 20 de Janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto como "Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional" e em 11 de Março de 2020 foi classificada como Pandemia.
A transmissão desse vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contacto próximo do doente. Os seus sintomas são altamente variáveis, em que as que se destacam são: tosse, febre, falta de ar, etc. E esse vírus espalha-se especialmente pelo ar quando as pessoas estão perto uma das outras e por superfícies contaminadas.
Este vírus "não perdoa" pois está a espalhar-se em um curto espaço de tempo surreal. Milhões de pessoas foram infectadas e outras milhões faleceram.
Desde o início, as principais medidas adotadas foram: instituir um novo "acessório" aos semblantes das pessoas, isto é, a máscara; distanciamento social (em que alguns neste caso se encontram num forte estado de negação); lavagem frequente das mãos e o uso do álcool gel.
Várias vacinas estão sendo desenvolvidas e as que cumprem todos os requisitos necessários - estão sendo distribuídas ao redor do mundo, tais como: Oxford - Astrazeneca, Pfizer, Coronavac, Sputnik V, etc.
A pandemia desencadeou uma instabilidade social e económica global significativa, incluindo a maior recessão global desde a Grande Depressão (crise de 1929).
Além disso, ironicamente, levou a diminuição das emissões de poluentes e gases de efeito de estufa, isto é, o planeta esteve num "período de latência" em que o Homem diminuiu a sua rotina de poluir por alguns momentos!
Até o momento em que está sendo escrito este texto (há alguns meses atrás), a covid-19 não está dando tréguas, em alguns países até já surgiram novas vagas e novas variantes que, por sua vez, estão mais contagiosas como por exemplo: a variante delta, britânica, sul-africana e a brasileira.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nada Além Da Esperança ▪︎ Livro 1
Romance🇨🇻Status: concluída (repostagem terminada) 🇨🇻1° livro da trilogia "Origens" ⚠️Contém cenas de violência, tortura, citação de abuso sexual e suicídio ☆SINOPSE☆ No decorrer de uma agravante crise sanitária pelo mundo inteiro, protagonizado pela C...