Hipocrisia Cristã

33 1 0
                                    

Heresia dos cátaros e a Cruzada albigense


Os cátaros foram a maior hipocrisia; de acordo com a visão cristã; da Baixa Idade média, ao ponto de terem bispos nomeados. A Igreja em sua hipocrisia impôs grande perseguição até destruir a heresia no século XIV.  

O Catarismo, foi uma heresia medieval que se desenvolveu prinpalmente, no sul da França e partes da Itália no século XII. Foi este um dos maiores movimentos heréticos da Baixa Idade Média e levou a Igreja Católica a convocar uma Cruzada para conter o seu crescimento. Os cátaros também são conhecidos como albigenses, em referência a uma importante cidade do sul da França que se converteu ao catarismo – Albi. A palavra cátaro vem do grego katharos e significa "puro".

A origem da hipocrisia. 

Em razão das semelhanças de doutrina, os historiadores dizem que o Catarismo é um herdeiro de determinada crenças agnósticas; de caráter dualista como o bogomilismo, que era um tanto comum no leste europeu; se acredita que o bogomilismo tenha adentrado na Europa Ocidental a partir de rotas comerciais; Na primeira metade do século XI, surgiram pequenos núcleos de cátaros em regiões da França, Alemanha e Itália. A crença dos cátaros se baseava um em um dualismo diferente do Dualismo Cristão de origem judaico-cristão, que se afirmava que toda vinculada ao mundo material era obra de um deus mau ou Satã. A um deus bom o cátaros atribuíam tudo que estava relacionado ao mundo espiritual. Logo, para os cátaros o modo de viver ideal era o afastamento total das coisas material e[como a Igreja Católica de origem romana era muito gananciosa e materialista...] pois, segundo a sua crença estavam vinculadas ao deus mau.

Isso que quer dizer que os cátaros não atribuíam a Criação a Jeová, o Deus Cristão, e sim ao Deus mau Satã; oque significa que acreditavam que a Terra havia sido criada pelo Deus Mau, o catarismo teria sido muito praticado nas camadas populares da população, principalmente artesãos e mercadores, mas também chegou a converter membros da alta nobreza de Languedoc; na região do sul da França, a partir do século XII, a heresia estabeleceu-se de maneira considerável e se passou a instalar bispos em partes da Europa, conforme registra Nachman Falbel:

''Por volta de 1149, o primeiro bispo cátaro estabeleceu-se no Norte da França; anos mais tarde, outros estabeleceram-se em Albi e na Lombardia. [...] Nos anos seguintes mais bispos foram se instalando na Itália, e no fim do século já havia onze bispados no total: um no Norte da França, quatro no Sul (Albi, Toulouse, Carcassonne, Val d'Aran), outros dois foram acrescentados mais tarde, e seis na Itália (Concorezzo, perto de Milão, Desenzano, Bagnolo, Vicenza, Florença e Spoleto)''

Se atribuía o crescimento do Catarismo, prinpalmente ao descontentamento com a Igreja que existia desde o século XIV, a opulência, corrupção e ganancia da Igreja geram inúmeras críticas; além disso,  o Catarismo também acreditava que todas que todas as almas iam se salvar no Fim dos Tempos, e isso pode ser uma boa contribuição para grande adesão de fiéis nas regiões onde foi difundido. 

Doutrina dos cátaros.

 doutrina cátara acreditava que o mundo material era maligno desde a criação e que a restauração do homem acontecia por meio do ascetismo (penitência) e comunhão com Jeová o Deus Cristão. Assim, os cátaros acreditavam no celibato (permanecer solteiro), condenavam o casamento e a procriação e não comiam carne (a exceção era peixe), gorduras, ovos, leite e queijo. 

Distinguiam-se dois grupos dentro do catarismo: 

os "perfeitos" e os "crentes". 

a verdade sobre o satanismo 2.0Onde histórias criam vida. Descubra agora