Satanismo renovado- Vertente.
O satanismo renovado é uma vertente satanista muito diferente e que provém do Satanismo Espiritual vertente esta que tem 5 mil anos de existência. Que tem como objetivo, restaurar o Satanismo Espiritual ,parecendo ser o seu sucessor além de ser uma crença milenar; como o nome da própria vertente propõe; oque parece ser um segundo objetivo seria desmitificar o satanismo ocidental, que infelizmente foi contaminado pelo ocultismo judaico-cristão ou pelos menos eles acreditam que foi; e querem resgatar a essência espiritual original do satanismo perpetuado assim o legado na Terra.
De acordo com eles, a grande parte dos satanistas sempre se limitou a seguir uma tradição irrisória, acreditado ingenuamente que o satanismo teria surgido depois do Cristianismo, desconhecendo completamente a riqueza história do próprio Satanismo; herança dos nossos ancestrais que são os satanistas tradicionais; os membros do Satanismo Renovado convidam todos os satanistas verdadeiros em geral a descobrir as suas raízes como pessoas, raças e culturas; compreendendo os verdadeiros princípios do Satanismo e poder honrar os seus ancestrais; a teoria do Satanismo Renovado diz que o Satanismo Espiritual teria se originado do Sanatana Dharma conhecido no ocidente como Hinduísmo, na era Satya Yuga na cidade de Satana na Índia há cerca de de 5.000 anos! Os satanistas renovados chegaram a essa conclusão, graças as expressões Satya e Shaitan tem basicamente a mesma definição em sânscrito; língua ancestral da Índia e dialeto dos Deuses mais antigos significado ''verdade'' e ''eterno''. Lembrado que realmente tem algumas palavras que não tem o mesmo significado em todas as línguas, o termo Yuga significa idade e seria pertencente ao tempo cíclico, oque quer a Era que não possui nem começo e nem fim. O seu movimento circular seria caraterizado pelo retorno dos momentos, ou seja isso significa que o que vai sempre voltará , o sobe descerá e vice-versa; como se fosse uma eterna roda gigante; desta forma, o próprio Universo passa por ciclos recorrentes de Criação e Destruição; Já o tempo linear nasceu numa religião de origem israelense chamada Judaísmo , conhecida famosamente como a primeira religião abraâmica , sendo uma espécie de linha reta contínua de eventos irrepetíveis e irreversíveis.
O seu movimento seria retilíneo e por causa ele é finito, que é tudo aquilo que tem começo e uma hora termina; a prova disso é que todos os cristãos acreditam no Fim dos Tempos ou seja para eles a existência da civilização humana é completamente finita teve começo de acordo com eles na Criação da Terra; onde começou a existir o nosso planeta Terra mas eles crer mais especificamente que o começo da civilização humana teria começado a partir do momento que Adão e Eva foram criados logo depois da expulsão dos mesmo do Jardim do Éden teriam tido vários filhos e filhas como Abel e Caim, estes mesmos filhos e filhas teriam se casado e continuado a procriação humana criando-se a humanidade e Primeira Civilização Humana que na crença dos cristãos foram os judeus; desta forma a trajetória dos cristãos é limitada por um traço, o tempo finito começo e fim; A Satya Yuga, é a Era que nasceu o Satanismo Espiritual foi considerada a famosa Idade de Ouro, pois nessa época a humanidade era governada pelos Deuses e toda a sua manifestação era próxima do ideal mais nobre e puro! Considerada basicamente a Primeira Era do Hinduísmo existiu há cerca de 5.000 anos, na Ásia Meridional; fundamentando-se nessa teoria, acreditar-se que o Satanismo Espiritual se originou desta era e tenha a mesma idade que ela, em contrapartida o próprio Cristianismo que os cristãos acreditam ser a mais antiga junto com o Judaísmo teria apenas 2 mil anos de existência, observado de maneira um tanto lógica se o Satanismo no geral teria nascido 3 mil anos antes do Cristianismo, como os cristãos em sua hipocrisia poderiam alegar que tudo que foi cultuado anteriormente é do Diabo? Porque não faz parte de ''vossa crença''? Porque satanistas não acreditam no tempo finito assim como eles? Seguindo, mais uma vez esta lógica, contra fatos como esses não argumentos. Acreditar-se que o legado do Satanismo Espiritual é comprovado através da própria História com fatos verídicos! Portanto, eles se consideram um povo digno, soberano e glorioso que trabalha em nome do Senhor Satanás, que jamais permitirá mais ser discriminado, inferiorizado e marginalizado pelos cristãos em grande maioria e também por qualquer adepto de religião abraâmica, que vieram depois do Satanistas!