Capítulo 22: Machismo ou Sexismo?

33 3 0
                                    

As feministas costumam falar muito sobre machismo. Não sendo pra menos, colocam culpa em qualquer ato horrível cometido por um homem no machismo. Mas vamos então saber do que realmente se trata machismo.

A palavra machismo foi citada pela primeira vez no dicionário brasileiro em 1974, e dizia: Qualidade ou ação ou modos de macho. Como podemos perceber, a primeira que a palavra machismo foi citada no dicionário brasileiro, ela seria o equivalente a Feminilidade (que usamos para falar de características femininas). Então machismo significava macheza (características masculinas).

Mas, além desse significado primário, foram acrescentados mais definições, mais significados à palavra machismo. No dicionário, além desse significado primário, machismo é definido como: comportamento que rejeita a igualdade de condições sociais e direitos entre homens e mulheres. Demonstração exagerada de valentia. Excesso de orgulho masculino.

Eu em particular tenho um sério problema com este segundo significado. Primeiro porque eu acho que ele não condiz com a realidade. Por exemplo, geralmente quando as pessoas falam de um homem machista, quase sempre elas querem falar à respeito de um homem que discrimina mulheres, despreza mulheres ou de um homem ciumento, possessivo, que agride verbalmente ou fisicamente mulheres. E o nome que costumamos ou deveríamos dar para pessoas que têm esse tipo de comportamento, e que o meu ver seria muito mais coerente, seria a palavra: SEXISMO.

Sexismo no dicionário significa: atitude, discurso ou comportamento, que se baseia no preconceito e na discriminação sexual. Ou seja, é a discriminação por gênero.

Quando a gente fala que uma pessoa é sexista, a gente já entendeu que aquela pessoa é uma pessoa que pratica discriminação e preconceito contra o sexo oposto (e isso vale para homem e para mulher). Mas quando a gente fala machismo, dentro da palavra possui a palavra “macho”, e a gente está atribuindo todas as falhas e desvios de caráter ao “macho” unicamente. É como se ser agressivo, possessivo, ser preconceituoso, realizar discriminação por causa do sexo oposto, fosse algo condicionado ao macho. Como se as mulheres também não tivesse os mesmos desvios de caráter. 

Outra coisa que eu tenho com estes novos significados que foram incluidos, se trata da questão sobre uma demostração exagerada de valentia. A valentia é a mesma coisa que coragem. A coragem ou a valentia é uma virtude e não pode ser considerada um exagero. Não existe uma pessoa que tenha responsabilidade exagerada. Não existe  uma pessoa que tenha lealdade exagerada. Por isso também não existe uma pessoa que seja valente de forma exagerada. Isso é uma virtude, e ao meu ver, não pode ser considerada um exagero. Quando a gente imagina, por exemplo, o Titanic afundando e os homens sendo “valentes” e dando os primeiros botes para salvar as crianças e as mulheres primeiro (que são fisicamente inferiores aos homens) eles estam sendo valentes. E quando a gente ver um homem querendo tomar essa falar de não exagerar na valentia, o que nós vemos é um covarde. Não exagerar na valentina resulta em covardia. Por isso, eu acho que a valentia não pode ser considerada um exagero, porque é uma virtude.

Outra coisa que também foi atribuído a palavra machismo, foi o excesso do orgulho masculino. Mas bem, quem determina o que é excessivo? Quem determina que o orgulho que determinado homem sente de ser homem é excessivo? E se existe um orgulho de ser homem que pode ser considerado excessivo, também não existe um orgulho de ser mulher que pode ser considerado excessivo? E todos aqueles textões que as mulheres costumam fazer no dia das mulheres dizendo que sentem orgulho de serem mulheres também podem ser considerados excessivos? Ter um dia das mulheres não é um orgulho excessivo de ser mulher?

Desculpe-me, feminista!Onde histórias criam vida. Descubra agora