Bridget: E de conhecimento universal que, quando uma parte da sua vida começa a ir bem, outra ca espetacularmente em pedaços
(o diário de Bridget Jones)
Prova de seleção do programa de intercâmbio SWEP - Small World Exchange Program
Nome:
Data de nascimento:
País de origem:
Pais desejado (indique 3 possibilidades): 1. 2.
3.
Instruções: A avaliação consistirá de 4 partes.
Parte 1: Conhecimentos gerais. O candidato receberá a prova contendo 10 perguntas sobre conhecimentos gerais e terá 30 minutos para respondê-la e passar as respostas para o gabarito.
Parte 2: Inglês. O candidato receberá a prova contendo 10 questões e terá 30 minutos para respondê-la e passar as respostas para o gabarito
Parte 3: Redação. O candidato terà 45 minutos para escrever aproximadamente 30 linhas sobre o tema: "Por que eu quero ser intercambista?".
Parte 4: Entrevista. A medida que for chamado, cada candidato deverá se dirigir à banca examinadora onde será entrevistado. Atenção: O gabarito de todas as partes deverá ser preenchido a caneta. O candidato poderá solicitar o resultado em duas semanas na secretaria do SWEP de Belo Horizonte. Lembramos que, neste ano, ofereceremos apenas cinco vagas.
Boa sortel
José Cristóvão Filho - Oficial de intercâmbio do Small World Exchange Program (SWEP)
É isso aíl Estou arruinada! Completamente! A louca da minha mãe tinha me ocultado a parte da prova de seleção! Ela simplesmente me disse que eu teria uma ENTREVISTA! Ok, algumas vezes ela usou a palavra "prova", mas eu imaginei que ela estivesse falando no sentido metafórico, como se fosse uma prova que eu tivesse que enfrentar na minha vida ou algo assim!
Foi isso o que eu disse a ela quando cheguei em casa hoje mais cedo, morta de cansada, depois da tal bateria de testes! Aí, ela me olhou com a cara mais inocente do mundo e disse: "Filha, claro que eu te avisei que teria uma prova! Você é que não presta atenção em nada do que eu digo! Eu só não falei para você estudar porque eu sabia que você já estava perfeitamente preparada para essas provinhas. Você estuda Inglês há cinco anos! Lê a Veja e a Caras todas as semanas, portanto tem uma boa dose de conhecimentos e futilidades gerais acumulados. E, além disso, escreve muito bonitinho, eu adoro os seus cartões de aniversário! A única parte com que eu realmente estava preocupada era com a entrevista, já que você... ah, você não faz muito esforço para ser simpática, não é? Pois bem. Tenho certeza de que, com esse corte de cabelo e com esse banho de loja que eu fiz você tomar ontem, a primeira impressão que as pessoas possam vir a ter de você deve ter melhorado consideravelmente! Quan tos candidatos eram mesmo? Seis?".
Minha mãe não sabe de nada mesmo. Quarenta candi datos! Esse foi o número de inscritos, ou seja, 35 vão ficar de fora, e eu tenho certeza de que eu estou entre eles!
Agora vou ter que passar a maior vergonha nhã, porque todo mundo - obviamente deve estar achando que eu não fui hoje por causa do tal bilhete da diretora que eu deveria levar assinado! Quando eu explicar que o real motivo foi a minha PROVA de intercâmbio, vão me perguntar como eu me saí. E aí o que eu vou dizer? Que eu fui péssima? Eu pensei que pelo menos chegaria amanhã ao colégio toda vi toriosa e, quando as pessoas viessem me perguntar se eu não tinha tido coragem de mostrar o bilhete, eu faria um ar de indiferença e diria: "Ah, isso aqui?", e mostraria a assinatura do meu pai e da minha mãe, e aí eu diria: "Meus pais e eu te mos coisas muito mais importantes para nos preocupar, como o fato de eu estar indo morar no exterior no ano que vem.
Só que agora está muito claro que eu vou ter que che gar com o rabo entre as pernas, engolir o olhar sarcástico da Vanessa e daquelas amiguinhas dela que copiam tudo o que ela faz, entregar humildemente o bilhete para a diretora que-com certeza - eu terei que aguentar até o final do ano que vem, que é quando eu supostamente irei me formar. Porque do jeito que as coisas andam, não sei nem se eu me formarei algum dia.
Além de tudo, eu perdi a aula de Biologia hoje. Quando eu concordei em não ir à aula, eu me esqueci completamente desse detalhe, já que estava tão aliviada por não ter que encarar a diretora e os meus colegas depois daquela cena. Ou seja, tem quase UMA SEMANA que eu não vejo o que vou morrer de saudade. Pensei em ligar pra ele, mas a mi Marquinho. Acho nha mãe grudou no telefone por mais de uma hora e aí ficou tarde. O lado bom é que, se a Gabi e o Leo tentaram ligar para cá, só ouviram sinal de ocupado. Tinha três recados de cada um quando eu cheguei da prova, mas eu não estava com a menor vontade de conversar com ninguém (além do Marquinho).
Tentei refazer a redação da prova, para tentar explicar pra mim mesma o motivo de eu querer ser intercambista, mas tudo o que saiu foi uma poesia, sem relação alguma com intercâmbio cultural.
Melhor eu ir dormir, talvez no sonho eu descubra uma maneira de fugir do mundo antes de ter que ir pra escola amanhã...
Angústia
E se eu olho e não me olha, Não sei bem se isso convém...... Descobrir se é bola, ou fora. Se é pra ir ou não, além.
Essa falta de certeza, Que a paixão, no inicio, tem. Ora seduz, ora angustia, Confunde medo com desdém.
A vontade atiça e machuca. Sem ter-te Perto. Ter sem.
E eu me declaro, só no pensamento....
ve se fica esperto, meu bem.
Fani Castelino Belluz
VOCÊ ESTÁ LENDO
fazendo meu filme
FanfictionFani, uma menina de 16 anos que mora em Belo Horizonte. Com uma escrita sem pressa, somos introduzidos na vida dessa adolescente e no seu dia a dia. Acompanhamos sua vida na escola, sua preocupação com as notas e a aprovação, seu relacionamento com...