Ela estava tomando um café com Yone em um dos cafés que eram próximos da delegacia.
- E aí? O coraçãozinho dele amoleceu?
Ninguém conseguia não reparar o sorriso enorme no rosto da delegada. Estava mais bem humorada, de bem com a vida, alegre, feliz. Exalava energias boas e positividade.
- Eu não sei.. Mas alguma coisa tá diferente. Quer dizer, antes a gente mal se conversava. Eu não conseguia acessar ele de jeito nenhum.
- Passar a noite junto em motel.. Café da manhã.. Carona pra delegacia. Tá promissor, não tá?
Heloísa riu baixo levando a caneca de café até a boca.
- Ai, eu tava tão pra baixo, sabe? - Ela se justificou. - Eu sei lá. Parecia ter perdido tudo, parecia que não tinha mais soluções. Mas pouco a pouco eu consigo visualizar o Stenio.. Esse Stenio.. Mesmo que imperfeito, mesmos que todo bagunçado.. Sendo meu. Entende? - Ela gesticulava, fechando os punhos no ar. - É quase como se eu estivesse quase lá, nem sei!
Parecia empolgada.
- Ah, olha só! A Lorena. - Yone fez um gesto. - Lô!
A advogada criminalista veio até as duas, cumprimentar.
- Genteeee! Faz tanto tempo que não vejo vocês! - Beijou a investigadora e a delegada. - Helô! Você não sabe quem eu reencontrei há pouco.
Ela sentiu o estômago revirar.
- Stenio. Vocês ainda se falam? Vamos sair amanhã a noite. To tão ansiosa! Acabei de comprar um vestido bafonico, vai ser demais. Que pena que vocês realmente não deram certo, né? - A mulher suspirou, com pesar. - Um partidão daqueles, eu não sei como você deixou escapar. Ele é.. Muito gato. Muito gostoso.
Helô engoliu a seco, mudando de expressão mais do que imediatamente. Mas apenas Yone conseguia perceber a diferença.
- Stenio? Stenio Alencar? - Ela pediu por confirmação, e logo se sentiu uma boba.
E havia como ser outro?
- Nos reencontramos por acaso, graças a Laís! Eles estavam contratando, e a Laís fez a minha entrevista.. Passei pra segunda fase do processo, e enfim.. Era com aquele Deus grego!
As risadinhas eram irritante.
Sério, Stenio?
Logo essa.- É.. Sabe como dizem, né? - Heloísa deu uma risadinha, soltando o ar pelo nariz. - O que as vezes uns jogam fora, outros acham que é um prato e tanto, tendo encontrado no lixo.
Forçou um sorriso.
- Ai, amiga, você é tão engraçada! - A mulher bateu no braço dela, rindo.
Heloísa não era a favor da violência. Ainda assim, sua vontade era de dar um murro na cara daquela mulher por sua falta de sensibilidade e tato.
Quem fala assim com a varias-vezes-ex-mulher-de-um-mesmo-homem?
Não era muito difícil perceber que algumas coisas simplesmente não deveriam ser ditas. Ou talvez fosse.
Heloísa por tanto tempo rejeitou Stenio, a ideia de voltar com ele, moveu céus e terras pra deixar claro que jamais se casaria com ele novamente.. Que agora todo o universo ao seu redor acreditava.
- Ah, ele inclusive tá me ligando. Tenho que ir. Beijoooo. Oi gato! Aham. Nem te conto!
Ela observou a mulher sair.
Não falou nada.
Yone também não.
O silêncio constrangendo pairou no ar.
Heloísa suspirou, se levantando. Colocou a bolsa no ombro.