Fazemos o caminho até a mansão do amor em silêncio. Benjamim está sentado no banco da frente, próximo a Oto, que dirige tranquilamente pela pista panorâmica, dando-nos uma visão mágica do festival que se desenrola ao longe, na outra ponta da ilha. Eu me acomodei no banco logo atrás do motorista, com Malandro enrolado em um manto; sua cabeça repousando em meu colo.
A nossa fatídica conversa foi encerrada antes de eu lhe perguntar tudo o que queria. Sinto um nó em minha garganta com todas as palavras que gostaria de ter dito a ele, e não disse. E sei que Benjamim também está aflito, notei uma escuridão em seu olhar que me arrasou logo depois que me disse que não me daria motivos para não o odiar. E então Malandro nos interrompeu, e em seguida, Oto, que nos encontrou todo alegre, avisando-nos sobre o início do ritual da contação de histórias, no palco montado na praça dos pescadores. Onde passavam de geração para geração a história de como, há mais de trezentos anos, um homem naufragou na ilha e viveu de robalo e iguarias típicas até ser encontrado. Não se sabe ao certo se isso é verdade, mas foi daí que começou o festival onde todos entram em parafuso para oferecer o prato mais exótico possível.
Declinamos do convite de Oto e eu lhe pedi que nos trouxesse para casa, depois de transmitir a Esmeralda nosso apoio e boas vibrações quanto a competição de culinária.
Ainda estou processando as coisas que Benjamim confessou na praia. Então, não conseguiria passar mais um minuto sequer no meio de tanta gente.
Obviamente, desde que soube de sua condição, especulei centenas de crimes diferentes pelos quais ele poderia ter sido detido — deixando de fora os que Boo já havia descartado no dia em que contratei Ben.
Não me surpreendeu o fato de ele ter cometido um delito grave, deduzi isso ao saber que sua pena se estenderia por dez anos, se não fosse pelo seu bom comportamento, subtraindo um. No entanto, ao longo dos últimos dois meses, tive a oportunidade de conhecê-lo; de conhecer o verdadeiro Benjamim. O homem incrível e gentil que planta um jardim inteiro para alguém a quem deseja ver bem, ou que se expõe para ensinar o caminho certo a um jovem perdido, ou aquele que oferece a outra face para quem o trata com grosserias. Esse sim é quem ele é, e não o que ele desenhou para mim durante nossa conversa na praia.
Além de seu lado afogueado, apaixonado e ardente, há nele um lado tão doce e honesto. E eu me recuso terminantemente a acreditar que ele se resuma a um erro que cometeu aos dezoito anos, quando eu cometi um tão recente, ao me casar com um homem terrível, numa idade mais madura. Ele não se resume a uma falha isolada, cometida em uma época delicada.
Eu sei que existe muito mais na história que ele não me contou; carrega uma culpa no olhar e nas costas que eu reconheço em mim, e sei que é difícil abandoná-la. E eu não vou forçá-lo a isso. Não vou endireitá-lo ou curar suas mágoas se eu não consigo remediar as minhas próprias. Ora! Eu vim para esse lugar para ficar em paz e fugir do caos que estava a minha vida, mas parece que o caos me acompanha para onde quer que eu vá. Vai ver ele está em mim.
Benjamim vira um pouco o rosto em minha direção, seu olhar ansioso e sombrio graças às luzes dos postes que perpassam o para-brisa. Ofereço-lhe um pequeno sorriso, na tentativa de acalmá-lo, mas não parece surtir efeito. Seu rosto está preso em uma expressão de aflição, de morte iminente.
Não posso dar-lhe as costas agora quando tomou coragem para dizer todas aquelas coisas, correndo o risco de ser demitido e de que eu o mandasse embora da minha vida.
Ele foi corajoso, e eu também posso ser. Eu sou como o mar. Lembro-me disso.
— Cuide dela, Benjamim — Oto diz, entregando-lhe a chave do carro. Ben aceita o objeto prateado e tilintante e sorri sem graça.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lover Beach - Um Verão de Amor
RomansaDas Autoras de "Não Se Afaste de Mim"... Lídia é uma empresária destemida, que deixou para trás um casamento falido, e uma família conturbada. E nessa nova fase, tudo o que deseja é se redescobrir e dar a volta por cima. É quando decide retornar à s...