Capítulo - 4

92 13 3
                                    

No ano em que Will Graham chegou a Shawshank, a biblioteca da prisão consistia numa sala estreita ao lado de uma área de armazenamento no edifício principal, um espaço cheio de caixas de papelão em ruínas e arquivos fora de uso, onde se espalhavam pilhas de papéis e recibos podres.

A biblioteca em si não tinha janelas, era mal iluminada e tinha um forte cheiro de terebintina, havia sido um armário de pintura por quase trinta anos e nunca foi devidamente arejada. As paredes eram forradas com prateleiras de tábuas ásperas que doíam sob o peso de uma seleção de livros que ainda não havia sido atualizada. Mais de dois terços da coleção consistiam em antigos livros condensados da National Geographics e do Reader's Digest, com metade das páginas arrancadas. O restante variava de biografias de cantores de música country esquecidos e pequenas personalidades do esporte a manuais de bricolage, livros de história desatualizados e guias de viagem. Havia também um punhado de romances clássicos, muitos deles não em inglês, e duas coleções de poesia inglesa do século XVIII . Dizer que a seleção foi eclética e ainda assim carente de quase todas as capacidades concebíveis seria um eufemismo.

Poucos se aventuravam na biblioteca propriamente dita (não havia nada para ver), mas de vez em quando os homens levavam um livro enquanto o bibliotecário fazia a sua ronda todas as noites, nem que fosse apenas para ver as fotografias. Peter Bernardone, que estava completando quinze anos como bibliotecário da Prisão de Shawshank, escrevia seus nomes numa prancheta com sua caligrafia lenta e precisa. Os registros eram mantidos em uma pilha organizada ao lado da porta. Um nome apareceu repetidamente.

Nos doze anos que passou lá dentro, Hannibal Lecter leu todos os livros, revistas e coleções da biblioteca da prisão, a maioria mais de uma vez. Muitos dos romances ele leu e leu até a encadernação quebrar.

Will estava segurando um desses romances quando entrou no depósito empoeirado que abrigava a biblioteca. Era o livro que Peter lhe entregara na noite anterior junto com o pacote, um exemplar muito antigo de Crime e Castigo, de Dostoiévski , com a capa caindo e metade das páginas soltas. Will não notou o título até de manhã, quando um sorriso sem humor ocupou brevemente seu rosto até infeccionar. Disse a si mesmo que estava devolvendo a coisa porque não a queria em sua cela, uma amarga lembrança de seus arrependimentos num lugar que já estava cheio deles.

Na verdade, ele sabia que sua aventura na biblioteca era motivada por uma coisa, e apenas uma coisa. Ele estava se escondendo de Dolarhyde.

O homem estava sendo libertado da solitária, onde passou três semanas por morder um guarda durante uma briga. Will não ousava imaginar o que três semanas preso numa caixa escura, tendo apenas a sua psique fragmentada como companhia, poderiam ter feito a Dolarhyde. Ele não precisava pensar sobre isso. Ele tinha certeza de que iria descobrir.

Mas ele tentou afastar esse pensamento da mente enquanto caminhava pelo labirinto desordenado de móveis fora de uso em direção ao glorioso armário que era a biblioteca. Peter estava agachado na pequena sala, recolocando os livros em uma das prateleiras inferiores. Ele se endireitou ao ver Will se aproximando, um sorriso tímido aparecendo em seu rosto.

“Você é, ah, Will, certo?”

“E você é Peter,” Will disse, sorrindo de volta. A presença de Peter era imensamente reconfortante. Ele era provavelmente o único homem na prisão que evitava contato visual tanto quanto Will. “Eu queria devolver este livro.”

“As pessoas, ah, não vêm muito aqui,” Peter murmurou, pegando o livro sem olhar para Will. Resposta motora atípica, Will pensou vagamente. Ele só pode olhar e tocar como eventos separados. Provavelmente um ferimento na cabeça. Poderia ter acontecido enquanto ele estava aqui muitas oportunidades para levar um chute na cabeça.

REDENÇÃO (HANNIGRAM)Onde histórias criam vida. Descubra agora