Capítulo - 21

31 3 0
                                    

Will sentou-se calmamente na cadeira dura em frente à mesa do diretor, observando Chilton folhear descuidadamente o manuscrito que ele passou a maior parte de uma década escrevendo para o homem, trabalhando duro para manter seu rosto inexpressivo.

O mês marcou seu décimo aniversário em Shawshank. Naquela manhã, antes de seu turno no escritório do diretor, ele foi submetido à sua última audiência de liberdade condicional. Chilton estava esperando por ele do lado de fora da sala quando o conselho de liberdade condicional o rejeitou sumariamente. Só para lembrar Will de que ele não iria a lugar nenhum.

Três anos se passaram desde a morte prematura de Brauer. Não mudou muita coisa nesse tempo. Zeller passou no GED com média B+ e passou o mês seguinte se pavoneando corrigindo a gramática das pessoas, só parando quando um preso deu uma cabeçada nele e quebrou seu nariz no patio. Um homem perdeu um braço após um acidente na marcenaria e sangrou até a morte antes que a administração se preocupasse em chamar uma ambulância. Crawford teve um pequeno ataque cardíaco e ficou fora de cena por quase um mês. Mais notavelmente, dois guardas foram demitidos e o programa Inside-Out de Chilton foi silenciosamente cancelado depois que três presos largaram seus ancinhos de mirtilo e saíram para os arbustos, apenas para serem encontrados um dia depois se escondendo no celeiro de uma família a dez milhas de distância. Por doze horas gloriosas, foi o assunto da prisão, e a especulação correu solta sobre o diretor ser forçado a renunciar. Chilton de alguma forma manteve o evento fora da mídia, no entanto, e seu governo continuou inabalável.

Não, a vida cotidiana em Shawshank não havia mudado. Mas Will havia. A mudança talvez fosse imperceptível para aqueles que não o conheciam bem, pois ele sempre fora quieto, introspectivo. Hannibal viu isso mais claramente do que todos. Will estava mais duro ultimamente. Como o calo que se forma sobre um osso em cura.

Agora, enquanto observava Chilton lendo o manuscrito com um leve sorriso nos lábios, Will imaginou o que aconteceria se ele se lançasse sobre a mesa e enfiasse a caneta-tinteiro banhada a ouro de Chilton na pele macia de sua bochecha.

Seu rosto não traiu nada. Ele poderia ter sido esculpido em pedra.

Vários minutos se passaram, pontuados apenas pelo falhar de papéis, o tique-taque do relógio antigo sobre a lareira. Finalmente, Chilton colocou o grosso maço sobre a mesa e olhou para Will por cima dos dedos entrelaçados.

“Está bom”, ele disse. “Claro, é mais apertado quando você copia meus pensamentos palavra por palavra, em vez de se entregar a editoras desnecessárias. Mas suponho que eu não deveria ter esperado uma prosa extraordinária de um criminoso condenado.”

Ele pegou a caneta-tinteiro enquanto falava e começou a mastigar sua ponta. Will se perguntou distraidamente quanta pressão ele teria que aplicar para fazer a ponta atravessar a têmpora de Chilton e entrar em seu cérebro, como fizera com Brown com um cinzel anos antes.

“Eu decidi um título”, Chilton continuou, em volta da caneta em sua boca. “Hannibal, o Canibal: A Mente Saborosa do Dr. Lecter. Tem um toque especial, você não acha?”

Will pensou em dizer que era um pouco exagerado, mas ficou de boca fechada.

Chilton suspirou. “Você pensaria que eu forcei sua mão a escrever essa maldita coisa. Eu quero que isso seja uma colaboração. É tanto seu livro quanto meu. É por isso que estou pedindo sua opinião.”

“Mas será seu nome na capa, certo?” Will disse antes que pudesse se conter.

Ele esperava que Chilton fosse gritar com ele, possivelmente até mesmo mandá-lo para o buraco por sua insolência. Não seria a primeira vez.

Para sua surpresa, um sorriso malicioso surgiu no rosto do diretor.

“Eu estive pensando”, disse Chilton, molhando os lábios. “Os livros de crimes reais que mais vendem...costuma haver algo tão universal sobre o que seus temas fizeram . Uma mãe que mata seus filhos. Uma fera que mata famílias inteiras. São crimes hediondos, é claro, mas são crimes que as pessoas podem imaginar. Crimes que parecem próximos de casa..."

REDENÇÃO (HANNIGRAM)Onde histórias criam vida. Descubra agora