O calor sufocante do verão deu lugar a um outono ameno e agradável, e Will caiu em uma rotina fácil que girava inexoravelmente em torno de Lecter.
O tempo fora de sua cela era gasto com a gangue de Lecter, da qual ele supunha ser agora um membro. Eles comiam juntos, Price e Zeller geralmente lideravam uma conversa enquanto Tier examinava a sala com olhos cautelosos e Lecter e Will sentavam-se em um silêncio confortável, observando um ao outro do outro lado da mesa. No pátio, eles frequentemente sentavam-se lado a lado lendo e fumando enquanto os outros jogavam uma bola para frente e para trás quando não estavam jogando xadrez, é claro. Lecter gostava particularmente de xadrez e, embora Will nunca tivesse jogado muito o jogo do lado de fora, ele logo descobriu que tinha uma afinidade por ele (embora fosse inteiramente possível que essa afinidade fosse simplesmente por seu oponente). Eles passavam inúmeras horas em jogos que frequentemente terminavam em impasses sem esperança, ambos tão absortos em observar o outro que nenhum deles realmente notava suas peças sendo retiradas.
À noite, Will enchia seu carrinho com livros e o empurrava de cela em cela. Às vezes, havia pequenos luxos escondidos entre os papéis e a prosa, às vezes não, mas se os guardas sabiam, eles nunca ligavam.
E à noite, Lecter sentava-se em seu beliche com um livro em uma mão e um cigarro preso entre os lábios, ouvindo os pequenos sons da vida na cela ao lado da sua, impotentemente perdido em pensamentos.
Eles não conversaram muito naqueles primeiros meses de amizade. Não que não quisessem, e quando estavam sozinhos em suas celas à noite e as horas eram tão longas que pareciam congelar, ambos queriam chamar o outro e sentiam as palavras certas presas em algum lugar atrás de seus lábios mas nunca conseguiam encontrá-las, e então permaneciam em silêncio.
Mais tarde, quando esse selo finalmente foi quebrado e muitos outros rapidamente o seguiram, cada um deles olharia para trás separadamente naquele tempo e refletiria que era como se estivessem esperando por algo, algum sinal não dito. Esse sinal estava chegando, quase sobre eles agora. Mas, como muitas coisas em Shawshank, os eventos que o anunciaram não foram agradáveis.
Depois da conversa na biblioteca, Will se juntou a Lecter em sua correspondência unilateral com o Senado Estadual para solicitar fundos para novos livros. Uma vez por semana, toda semana, ele se sentava na pequena escrivaninha em sua cela e escrevia uma carta que ele assinava e colocava em um envelope e assinava com o endereço que Lecter lhe dera, antes de passar pelas barras para a mão de Lecter. E toda semana, Lecter pagaria para que as cartas fossem enviadas com a ninharia que seu suor na lavanderia da prisão ganhava, e ambos esperariam pacientemente até que fosse hora de escrever novamente.
Tornou-se outra parte da rotina, um pequeno ritual em si, e ambos passaram a gostar imensamente disso. As cartas de Will, que a princípio consistiam em apenas algumas linhas, logo floresceram em ensaios enfáticos que se estendiam por muitas páginas, rivalizando com as do próprio Lecter em extensão, se não exatamente em estilo. Ele passava momentos de inatividade (que não faltavam em agitação) sonhando acordado sobre o que preencher as páginas da próxima carta, anotando citações interessantes que encontrava enquanto folheava textos na biblioteca.
Certa vez, em um dos dois grossos volumes de poesia inglesa do século XVIII que não foram lidos por ninguém, exceto Lecter e agora por will, ele encontrou uma citação de Alexander Pope da qual gostou o suficiente para compartilhar com seu parceiro de escrita enquanto lhe passava a carta daquela semana.
“A esperança brota eternamente no peito humano.”
Lecter sorriu com seu sorriso fraco (embora não tenha sido visto pelo homem na cela vizinha) e respondeu calmamente com outra citação. “Abençoado é aquele que não espera nada, pois ele nunca será decepcionado.”
VOCÊ ESTÁ LENDO
REDENÇÃO (HANNIGRAM)
FanfictionDepois de perder a cabeça publicamente (alguns diriam teatralmente) e assassinar três jovens em estado inconsciente, o consultor do FBI Will Graham é condenado a cumprir três penas consecutivas de prisão perpétua na notória Prisão Estadual de Shawsh...