Chapitre 2

145 11 9
                                    

A livraria, apesar de pequena, tinha seu charme acolhedor. O aroma dos livros e do café que Dona Elisa preparava criava uma atmosfera convidativa, mas, naquele dia, a tensão estava em alta. Rebeca estava no estoque, empilhando caixas com uma eficiência que parecia quase irritante para Pedro, que tentava se manter produtivo sem atrapalhar.

- Pedro, você pode me ajudar com esses livros? - chamou Dona Elisa, que estava organizando uma mesa de novos lançamentos. - Eu preciso que eles sejam colocados na prateleira correta.

Pedro levantou uma sobrancelha e deu uma rápida olhada para onde Rebeca estava. Ela estava concentrada em arrumar os livros de uma forma que, na opinião de Pedro, parecia mais uma bagunça do que uma organização.

- Claro, Dona Elisa - respondeu Pedro, indo em direção à mesa. - Só um momento.

Enquanto Pedro estava ocupado, Rebeca, que estava na parte de trás da loja, murmurou para si mesma, visivelmente frustrada.

- Se eu tivesse sabido que esse lugar seria uma verdadeira bagunça, teria escolhido outro emprego.

Dona Elisa, que tinha ouvido a murmuração, fez um esforço para manter a calma e se aproximou de Rebeca.

- Rebeca, se tiver alguma dificuldade ou precisar de ajuda, estou aqui para isso. Podemos discutir qualquer problema que você esteja enfrentando.

Rebeca levantou a cabeça e lançou um olhar desafiador. - Eu não preciso de ajuda. Apenas estou tentando deixar as coisas em ordem, algo que parece estar faltando por aqui.

Dona Elisa forçou um sorriso. - Agradeço a sua disposição, mas lembre-se de que trabalhar em equipe pode fazer uma grande diferença.

Enquanto isso, um cliente entrou na loja, uma mulher de meia-idade com um sorriso amigável no rosto. Ela se aproximou de Dona Elisa.

- Olá, Dona Elisa! Vim procurar aquele novo romance que saiu semana passada. Vocês têm?

Dona Elisa sorriu. - Claro, deixe-me verificar para você. - Ela se virou para Rebeca, que estava perto das prateleiras. - Rebeca, pode me ajudar com isso? A cliente está procurando por um romance recente.

Rebeca olhou para Dona Elisa com um olhar irritado, mas, sem outra opção, dirigiu-se para a prateleira. - Qual é o título mesmo?

A cliente, ligeiramente desconfortável com a atitude de Rebeca, deu o título do livro. Rebeca procurou de maneira apressada e, quando encontrou o livro, o entregou à cliente sem qualquer cortesia.

- Aqui está. Se precisar de mais alguma coisa, talvez seja melhor perguntar para a Dona Elisa.

A cliente pegou o livro, um pouco desconcertada, e agradeceu com um sorriso forçado antes de se dirigir ao caixa. Dona Elisa se aproximou de Rebeca assim que a cliente saiu.

- Rebeca, eu sei que você está tentando fazer o seu trabalho, mas a forma como você lida com os clientes também é importante. Um pouco de cortesia pode fazer uma grande diferença.

Rebeca fez uma careta e desviou o olhar. - Não estou aqui para ser simpática, apenas para fazer o que é necessário.

Dona Elisa suspirou e tentou manter a calma. - Eu entendo. Só peço que você tente ser mais atenciosa. Vamos ver se conseguimos encontrar um equilíbrio.

Rebeca bufou, mas não respondeu. A atmosfera na loja estava mais tensa do que nunca, e Pedro, que estava ouvindo tudo, fez o melhor que podia para manter o ânimo positivo enquanto trabalhava ao lado de Dona Elisa.

Enquanto o dia avançava e a loja começava a se esvaziar, Dona Elisa se perguntava se conseguiria encontrar uma maneira de lidar com a difícil Rebeca e fazer com que ela se integrasse ao grupo. O primeiro dia havia sido um desafio, e o futuro parecia incerto.

Mas, para Dona Elisa, havia uma esperança persistente de que, com paciência e compreensão, a jovem pudesse encontrar seu lugar e, talvez, mostrar um lado diferente de si mesma.

Rebeca saiu da livraria com um misto de alívio e frustração. O primeiro dia no trabalho não tinha sido fácil, e a interação com a equipe e os clientes deixou-a exausta. A cidade estava começando a se iluminar com as luzes da noite, criando um contraste acolhedor com o céu que escurecia lentamente.

Ela caminhou pelas ruas tranquilas de San Lúcio, passando por lojas que começavam a fechar e cafés que se preparavam para a noite. A brisa fresca ajudava a aliviar um pouco da tensão acumulada durante o dia.

Chegando em casa, Rebeca abriu o portão e subiu a pequena escada que levava à entrada de sua casa. O familiar silêncio do ambiente era um alívio bem-vindo após o tumulto do dia. Jogou a bolsa em um canto e dirigiu-se diretamente para a cozinha, onde preparou um café, ansiosa por um momento de tranquilidade.

Enquanto o café preparava, Rebeca sentou-se à mesa e deu uma rápida olhada em seu celular. A mensagem de Clara, sua amiga próxima, apareceu na tela, oferecendo um vislumbre de conforto.

Clara: Oi, Rebeca! Como foi o seu primeiro dia? Vamos nos encontrar para um café amanhã e você me conta tudo?"

Rebeca sorriu ao ler a mensagem, a ideia de conversar com Clara era um alívio para suas frustrações. Rapidamente digitou uma resposta.

Rebeca: Oi, Clara! O dia foi bem complicado. Um café amanhã parece ótimo. Que tal às 10h no Café Central?

Clara: Ótimo! Vejo você lá. 😊

Após enviar a resposta, Rebeca preparou uma xícara de café e se acomodou no sofá da sala. O aroma quente do café começou a preencher a casa, e o cansaço do dia parecia um pouco mais suportável. Rebeca assistiu a um programa de comédia na televisão, tentando distrair a mente e relaxar um pouco.

Com a mente um pouco mais tranquila, ela começou a refletir sobre como poderia tornar seu trabalho mais tolerável. Percebeu que precisava encontrar um equilíbrio entre seu jeito direto e a necessidade de se ajustar ao ambiente da livraria. O feedback de Dona Elisa e a interação com Pedro mostraram a importância de ser mais flexível e aberta às sugestões.

Quando o programa acabou e seu café estava frio, Rebeca decidiu se preparar para dormir. Subiu para o quarto, tirou a maquiagem e trocou-se para o pijama. Enquanto se deitava, fez um esforço consciente para afastar as preocupações do dia e focar no futuro.

Ela sabia que o próximo dia seria uma nova oportunidade para fazer ajustes e melhorar sua experiência na livraria. Com isso em mente, Rebeca fechou os olhos e tentou relaxar, esperando que uma boa noite de sono a preparasse para enfrentar o que estava por vir.

A simplicity on the podium (Primeira Temporada Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora