O termo Ori meji é comumente usado entre o povo de santo para designar indivíduos que possuam a duplicidade de Orisá em uma única cabeça. Para um melhor entendimento se faz necessário esclarecer que quando adjetivo o termo Mejí significa: dois, duas, casal, par, gêmeos, porém quando o referido termo se trata de um substantivo tem o significado de equivoco, falsidade.
Sabemos perfeitamente que durante o complexo e elaborado Rito Iniciático, o ápice da cerimônia será a consagração do noviço através do Osú - um amalgamado de substâncias mágico religiosa, do qual denomino de maneira muito particular, o dna mítico, ou seja, a substância mítica que carrega em si a individualização do Orisá a ser consagrado. Essa junção e misturas de elementos sagrados, será fixada em um ponto preciso e específico na cabeça do noviço. Obviamente não poderá existir "duas massas distintas" pois em todas as cabeças existem apenas um "ponto exato" destinado a receber o Osú.
Outro fator importante a ser mencionado, é o fato daqueles que se submeteram a suposta "cerimônia de iniciação e consagração de um Orí Mejí" carregar e receber tudo em duplicidade, ou melhor dizendo, "tudo aquilo que um Orisá receber o outro também receberá em absoluta igualdade". Com exceção do mais importante entre todos eles o Osú.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Candomblé e Umbanda
SpiritualAprendizado sobre a nossa cultura, nossos ancestrais, Orixás, nkisis e Voduns...