Ser um rombono significa ser aquele que deu início, ou seja, o primeiro Abiyan iniciado ao nosso culto por um babalorixá/Yalorixá, tornando-se o seu primeiro Yawô.
Rombono NÃO é um cargo! É apenas a condição de ser o primeiro filho. E por se tratar do primeiro filho legítimo do novo sacerdote, o pai ou mãe de santo desse sacerdote também contribui na feitura do iniciado. é como se esse yawô fosse 50% filho de seu sacerdote e 50% filho de seu avô de santo.
Quando um filho recebe o deká e abre um Ilê, o seu pai de santo (ou mãe) precisa estar presente em todo o processo, passando axé e fundamentos para que a casa do filho prospere, bem como contribui na iniciação do primeiro filho, e até dos subsequentes, pois cada Orxiá é diferente, e o que é feito, possui fundamentos diferentes para cada caso.
Entretanto, na feitura de um rombono da casa, essa contribuição do pai ou mãe do sacerdote não é apenas "uma consultoria"
Como qualquer iniciado, o rombono possui as mesmas responsabilidades inerentes a qualquer outro membro do Ilê, entretanto, além das atividades normais, ele precisa estar ciente de que será o espelho da casa, o reflexo de conduta do sacerdote.
O rombono demonstrará nas cerimônias tudo aquilo que ele recebeu , das rezas, cânticos, como educação de axé, cânticos, postura, vestimentas (que são mais incrementadas), os afazeres da casa e sua postura para com os demais membros da casa.
O fato de grande importância é que este sempre será o primeiro, aquele que participou dos primeiros trabalhos e de todo o processo da nova vida do sacerdote na administração do Ilê. Se essa pessoa permanecer firma, junto a sua comunidade, um grande futuro estará por vir! Portanto, se você é ou será o rombono de seu babalorixá/Yalorixá, comece desde já aprender real significado do Asé, do nosso culto e o que de fato é a vida de santo!
Vale lembrar que não devemos ser bons apenas com o Orixá, bons apenas dentro de nossa casa de asé, pois quando nos tornamos parte deste culto (o culto ao orixá), passamos a viver em prol dos dogmas propostos por ele. Ou seja, devemos buscar ser melhor em tudo, principalmente no quesito caráter! Por isso, devemos respeitar todos, inclusive nossos pais carnais, nossa família carnal e qualquer outra pessoa. O respeito é a peça fundamental para uma boa convivência dentro de uma sociedade!!
OBS: Só mais um minutinho do tempo precioso de vocêS para relembrar que preciso de motivação para continuar escrevendo e postando aprendizados para vocês. Só peço que curtam os episódios e se puderem enviem para quem gostaria de ler também. Agradecida, autora do livro! :)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Candomblé e Umbanda
SpiritualAprendizado sobre a nossa cultura, nossos ancestrais, Orixás, nkisis e Voduns...