Você já deve ter ouvido falar sobre Axexe, não é mesmo? Mas voce sabe como e porque ele surgiu? Caso saiba, vale a pena relembrar e compartilhe com seus amigos para que mais saibam...Em Ketu havia um aclamado cacador, o grande lider de onde vivia, seu nome era Oduleke. Esse cacador criou uma menina que nasceu na cidade de Ira e era chamada de Oya.
Oduleke gostava muito de Oya, que se tornou sua filha predileta, conquistando de destaque entre o povo.
Quando o cacador faleceu, Oya ficou muito triste, mas mesmo diante da tristeza, queria homenagear Oduleke, seu pai adotivo, então reuniu todos os instrumentos de caça do mesmo e enrolou-os em um pano branco.
Preparou todas as comidas que ele gostava em vida e ao longo de 7 noites, dançou e cantou em vigília, em volta de uma fogueira com os objetos de caça.
Com seus ventos, Oya levava o som dos seus cânticos a todas as cidades, chamando dessa forma, todos os caçadores para homenagear Oduleke.
Após a sétima noite, acompanhada pelos demais caçadores, ela embrenhou-se na mata e, aos pes de uma frondosa arvore, colocou os objetos de caça.
Nesse momento, um pássaro Agbe partiu voando dos objetos em direção ao Orun (céu).
Olorun (deus) presenciou toda homenagem e, emocionado, outorgou à Oya o poder de encaminhar todos que morressem aos espacos do ceu, razao pela qual recebeu o nome de Ota Mesan Orun (senhora dos 9 céus).
Desde entao, todos que partem para la sao levados por Oya. Mas, antes, em alusao a historia, os parentes e amigos, reunem-se para fazer uma vigília (Ajeje em Yoruba) em homenagem ao ente que se foi.
Há uma grande preocupação para que, durante a cerimônia, a vela permaneça acesa, representando a fogueira feita por Oya em homenagem a Oduleke.Edit:: Bom, chegamos ao fim de mais um capitulo, espero que vocês tenham gostado. Deixem o like para que eu possa estar sempre aqui dividindo o pouco do conhecimento que eu tenho, com vocês.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Candomblé e Umbanda
SpiritualAprendizado sobre a nossa cultura, nossos ancestrais, Orixás, nkisis e Voduns...