Essa é uma pequena explicação sobre a sexta feira santa no candomblé e na umbanda. Mesmo com suas diferenças nos rituais, a importância é a mesma para ambas.
Candomblé
Na quarta-feira de cinzas, todos os Orixás da casa devem ser vestidos e cada filho oferece a eles suas comidas preferidas, os atabaques são recolhidos, depois de serem lavados com ervas, somente sendo acordados no Sábado de Aleluia. Sendo a forma de fortalecer os Atabaques da casa.
No Sábado de Aleluia Ogun, guerreiro maior do panteão africano, faz a distribuição dos pães, representando a vitória na guerra pela paz.No Candomblé a Semana Santa representa a Criação do Mundo, por este motivo, neste período seus seguidores devem vestir-se de branco, principalmente na sexta-feira, por ser este o dia em que os Orixás descem do Orún para conhecerem a grande criação de Olorun, executada por Ododuwa.Na noite de quinta para sexta-feira os seguidores do Candomblé devem se proteger, usando seus contra-eguns, pois nesse dia Yansã está em guerra e não pode conter os eguns que nos rondam. Da mesma forma devemos nos alimentar com comidas brancas, tais como canjica, arroz, arroz doce, acaçás e pães.Devemos também oferecer esses pratos a Oxalá, em busca de paz e prosperidade.
No dia de hoje, às 6 horas da manhã, jejuamos e compartilhamos a nossa óstia, o nosso obi, e a Lissá agradecemos pela volta dos Orisas guerreiros que lutam pelo nosso bem. Arriamos uma bela mesa ao sr da paz e do branco e sem nenhum medo de errar porque somos candomblecistas e não aficanistas. Pagamos nosso kurran e louvamos esse grandioso pai, pois pra nós, povo de asé, afinal TODA sexta feira é SANTA! Epi babá♥
Umbanda
Para a umbanda, a semana santa representa a criação do mundo, por isso, durante esse período, os umbandistas se vestem de branco, principalmente na sexta feira santa.
Além da roupa branca, eles se alimentam somente com comidas dessa cor, como canjica, arroz doce e pães. Esse é o dia em que os Orixás descem do Orun (mundo espiritual), para conhecer a grande criação de Olorun (Grande criador, Divino, Deus criador de tudo).
Na noite de quinta para sexta feira da paixão, os seguidores da umbanda se protegem com seus contra-eguns. Eguns são espíritos que ainda não adquiriram um grau de consciência e muitas vezes ainda nem sabem que desencarnaram, e podem se tornar obsessores. Por exemplo, alguns se ligam a alguém encarnado para vivenciar seus vícios como álcool, droga ou sexo. Outros, por não quererem se afastar de um ente como esposa ou filho, sugam toda energia da pessoa, e ela fica como um vampiro zumbi, totalmente apática. O que acontece é que, nesta noite, Oya está em guerra, e não pode afastar os eguns que estão rodando por aí.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Candomblé e Umbanda
SpiritualAprendizado sobre a nossa cultura, nossos ancestrais, Orixás, nkisis e Voduns...