O Hunjevi

917 9 5
                                    

        O Hunjevi, bem como o lágdbá são fios de conta sagrados da nação Jeje e que exige toda uma cerimônia na confecção e sacralização destes fios de contas. O Hunjevi representa a ligação entre o céu e a terra, a vida e a morte, a continuidade, o transcendental. 

O seu próprio nome significa "caminho para sagrado", caminho que leva a Avié-Vodun (Deus). Semelhante a Olodumaré ou Zambi Apungo. Antigamente, somente vodunsi (da nação Jeje) recebiam o hunjevi. As questões históricas e o intercâmbio cultural entre as nações de Candomblé, justificam por si só o uso do Hunjevi por pessoas de Ketu e até de Angola (nas que adotam o fio), após 7 anos de iniciado.

Nas casas de Jeje tradicionais, o Hunjevi é entregue ao Vodunsi na ocasião da sua iniciação, e quando o vodunsi morre, ele leva seu Hunjevi consigo. 

O Hunjevi possui a quantidade certa de miçangas, corais e seguis relativos a quem o receberá, e, por isso, é um fio único, individual e intransferível. Ninguém, jamais pode colocar no pescoço ou tocar desrespeitosamente um Hunjevi que não seja o seu.

O Vodunsi, não pode, e não deve confeccionar o seu próprio Hunjevi. Nunca! Caso o Hunjevi arrebente, e isso não é boa coisa, apenas o Doté ou a Doné (zeladores do vodunsi), podem enfiar o fio de novo e prepará-lo devidamente para ser usado novamente.

Não se enrola Hunjevi no pescoço (duas voltas ou mais), isso fere todo o fundamento de seu significado.

Quem usa Hunjevi com duas voltas no pescoço, com certeza não conhece ou não entende,  o valor deste fio de conta. Ou não respeita seu próprio Vodun. Como todo fio de conta, o cumprimento do Hunjevi é determinado por questões que envolvem o Vodun da pessoa e até fatores físicos do Vodunsi que o receberá.

O Hunjevi é composto de miçangas nas cores terra-cota, segui (corais azuis) e corais propriamente ditos. Os corais são os Atin sá (árvores) das águas, que conhecem as profundezas escuras da origem de toda a vida que existe neste mundo. O coral representa os elementos dos três reinos existentes na natureza: o reino animal, vegetal e mineral. Por isso, simboliza o princípio e o fim. A ligação entre a vida e a morte. 

Candomblé e UmbandaOnde histórias criam vida. Descubra agora