Conta-se uma lenda que existia uma Amazona Guerreira da família real de Irá, esta guerreira queria ser Rainha, mas o trono de Irá era patriarcal, só homens a governavam. Esta mulher então passou a matar um a um, homens, mulheres e crianças, assim ela assassinou o rei e se sentou ao trono se auto elegendo uma Rainha.
Onira declarou guerra as aldeias vizinhas, ela matava do nascer ao pôr do sol com muita crueldade. Onira estava coberta de sangue até seu cabelo era vermelho, Osalá aterrorizado manda Onira ir até seu palácio, ele ao ver a guerreira cruel toda suja de sangue joga o pó Efum assim tornando suas roupas cor de rosa, Osalá então ordenou que Onira fosse recriada por Osun e assim foi feito, Onira foi pra o reino de Osun, seu Ewó são roupas vermelhas, fazendo ela lembrar que foi uma matadora sem sentimentos, assim Onira virou a dama da sociedade. Onira não é uma Oya ligada ao fogo e sim a água, mas não se engane pois se Oyá é quente Onira é um vulcão.
Essa Oyá tem uma forte ligação com Logun-Edé, mas não foi essa Oyá que criou Logun-Edé, essa Oyá apenas ensinou o mesmo a equilibrar o arco.
Esse Orisá tem fundamentos com Logun-Edé, Osun Opará, Osaguiã, Ogun e Obaluayê.
Essa Oya usa espada, Eruexim, Abebé, pode usar arco e atori.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Candomblé e Umbanda
SpiritualAprendizado sobre a nossa cultura, nossos ancestrais, Orixás, nkisis e Voduns...