Muitos olham para ele de várias formas, uns dizem que ele tem a famosa palha de Obaluayê na cabeça outros afirmam que ele usa apenas um Ojá na cabeça.
Independente de qualquer caminho desse Orisá, ele tem fundamento com Ogun, Ajagunã e Já.
É um Orisá quente de guerra, destemido e muito valente. Às vezes temperamental com os seus filhos, mais o seu objetivo é fazer paz em nome de Osalá e o que eu posso dizer é que Jagun é natural das terras de Ekiti.
Por isso muitos confundem os filhos de Jagun com os filhos de Oxaguiã, Ogun, Omolu. Mas a confusão entre Jagun e Obaluayê começa quando ele é ordenado por Osalá junto com Ajagunã e já para atacar as terras de Osun, as terras de Osogbo. Nisso, Osun descobriu que seria atacada pelos 3 guardiões de Oxaguiã, rapidamente consultou Ifá e fez um ebó pra eles com Igbis e quando eles atacaram cada um foi para uma terra diferente. Jagun foi pra terras de Obaluayê, Já para as terras de Ifé Ogun e Ajagunã para as terras e Oxaguiã. Jagun começou uma nova vida por lá nas terras de Obaluayê, mas viu que lá não existia um culto específico pra ele como tinha em sua cidade natal Ekiti e como estava perdido por lá e não sabia voltar por que também estava enfeitiçado por Osun. Então viveu nesse local por um tempo, conseguiu crescer e ganhar o respeito e o culto do povo da terra de Obaluayê e assim nasceu uma nova espécie de culto pra Jagun, sendo assim passando a usar palha na cabeça mais até a cintura e por baixo da palha sempre usando o branco original seguindo a ordem de Obatalá (Rei do Pano Branco) sem deixar a raiz funfun e está ali lutando em nome de Osalá. Mas jagun não se contentou em ficar ali somente, inquieto e em busca da volta a Ekiti, passou por várias terras de vários Orisás e assim dando origem aos seus caminhos:
Jagun Elewé: Ligado a família Unjí, esse caminho é o caminho que Jagun passou nas terras de Sapatá e encontrou Orisá Ossayn e aprendeu a magia da cura e das folhas. Caminha com Ossayn. Sua ferramenta é um Operè Osayín prateado, mas sem as folhas. Faz Orô com Ossayn e ligado a Erinlè e Ogùn já. Nesse caminho ele é muito guerreiro e ligado a cura e os mistérios de magia de Iyami Osorongá.
Jagun Alagba ou Jagun Abagba: Esse caminho de Jagun é muito melindroso, pois ele tem muita ligação com Iyami e Babá Egun. Pessoas desse caminho pelos menos tem que se tomar Bori ou Obi com Ejé duas vezes no ano. É um caminho muito quente, tem ligação com Yewá, pois ela foi sua esposa e é bom arrumar todas as Yabás para acalmá-lo, aliás todos os caminhos é bom cercar com muito Orisá Omi e Osalá. Esse caminho é ligado a Ajagunã e Já. Ele leva uma mão de pilão nas costas e mora no quarto de Orinsalá ou em um quarto com Ajagunã\Betiode ou Betiokô, dependendo do Odú da pessoa e Já. Para mexer com esse Orisá, independente de caminho tem que tratar bem de Iyámi e Esú. Esse caminho de Jagun usa três kelês, um de búzios, um de conta e outro branco de Osalá.
Jagun Odé ou Jagun Olodé: Ligado aos Odés. Inclusive mora no quarto dos Odés. Ligado a Ogun e Oxóssi. Ele usa um Ofá prateado. Faz Orô com Oxóssi e Ogu já. Mas se arruma: Oxóssi,Otín, Logun-Edé, Erinlé, Iya Otín, Ajagunan Betiodé e Ogun. Ou seja, ele é ligado a todos os Odés e mais, ele sai também no Abadô de Oxóssi e nos Mariwôs de Ogun.
Jagun Igbona: Ligação com Ayrá, nessa fase Jagun era lento como um Igbí, que por isso Ayrá esquentou o casco do Igbí para esquentá-lo. E por isso essa fase de Jagun é muito quente por ser ligado aos Orisás do fogo. Ayrá e Oyá.
Jagun Agbá funfun: Ligado a Osalufã, Yemanjá e Osoguiã. Esse caminho tem que fazer bastante orô a Ayrá, pois ele é guerreiro mas é bem lento.
Jagun Ajojí ou Jagun Seji Lonan: Ligado a Ogún, muito sanguinário. Ele é muito quente e guerreiro, nessa fase Jagun usa Mariwôs ou abre caminho para acalmá-lo. Faz orô com Ogún, esse caminho leva um kelê e umbigueira de ferro. Ligado também a Esú Onã.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Candomblé e Umbanda
SpiritualAprendizado sobre a nossa cultura, nossos ancestrais, Orixás, nkisis e Voduns...