O S C pag 3

87 3 0
                                    

-- Eu disse pra tu num falar nada pra dona Nenem .
-- -- Gosto nem de dizer o nome dela.
-- Entonsse num diz...
--Num digo mermo não.
-- -- Hum!
-- Mas a mãe só queria ajudar...
-- Hum!
-- -- E a veia doida ajudou mermo, de tanto que vinha com aquela arrumação dela de passar banha na minha barriga lá pela colá e, de tanto que eu engulhava. E eu de besta que deixava pra fazer os capricho dela . Hum ! Só deixava por causa de tu .
-- -- E pra acabar de contar ainda espalhou pra todo mundo da nossas coisa .
-- Que coisa muié ?
-- Da promessa ! -- Berrou a mulher impaciente .
-- E o que é que isso tem ...?
-- O que é que isso tem ? O que é que isso tem ?
-- Sim... ?
-- Destá que de tanto que a dona Nenem me lascou banha, desta que de tanto que eu ingulhei que desta que esse inocente deve de ter é nascido amofinado.
-- Gosto nem de dizer o nome dela.
         Típico peculiar nordestino, "Amofinado" que significa sem ânimo porém o termo só se aplica a crianças.

-- Entonsse não diga, E Entonsse bata na boca minha fía.
-- Bato por causa desse inocente , não por quê tu tá mandando .
-- -- E sem contar que foi pro mode aquela véia mixiriquenta que essa gente ficava mangando de nós e do meu santim pelas costa, hum! Vai vê que esse inocente deve é ter nascido com quebrante.
         Típico peculiar nordestino, "Quebrante" que significa olho grande.
-- Bate na boca mimha fía!
-- Bato Chagas! Bate Chagas!
-- Mas nós nem sabe se a mãe dizia essas coisa de nós...
-- Por causa da dona Nenem que eu digo essas bestera.
-- -- Hum! Gosto nem de dizer o nome dela.
-- Entonsse não diga.
-- -- Parece que aquela véia doida não sabia fazer outra coisa se não fofocar de nossas coisa ou  entonsse me atazanar com aquela banha dela.

-- Não chama a sua sogra de véia doida não muié -- Disse com um sorriso descontraído.

-- Eu chamo ... Balbuciou a mulher ainda mais birrenta .

-- Nós nem sabe Alzira se foi a banha de porco da mãe que causou essa desgraceira toda .

Agora sim que a desgraça pareceu se concretizar porque a imaginação aflita da mulher regressou mais aflita ainda ao preâmbulo :

-- Tá vendo Chagas ? Tá vendo Chagas ?
-- Mas Agora...?
-- Bate na boca , Bate na boca !
-- Bato Alzira! Bato!
outra vez dona Alzira caiu num berreiro danado ,,parecendo estar certa e convicta de que algo ruim realmente tivesse acontecido .

-- O que foi muié ?

-- Tu falou como se tivesse adivinhando ...
-- E eu lá sou adivinhão muié?
-- Num é adivinhão mas ta agorando.
-- --Hum!

-- Foi só jeito de falar , larga de ser abestada minha macaxerinha.
-- Bichovéi babão.
Mas repentinamente a contenda do casal fora embargado pela tia do recém-nascido que entrou na alcova trazendo a noticia :








O Santo CaipiraOnde histórias criam vida. Descubra agora