O S C pag 9

72 1 0
                                    

Seu Carrola figurar peculiar daquele sertão de solo vermelho e causticado e daquele povo simples porém de brado inesquecível em que o sol carregado de ódio derramava impiedosamente sua fúria sobre suas cabeças era um ser pálido e de meia idade , esquálido e nanico de peito definhado rosto cadavérico onde as rugas ainda não haviam se instalado talvez por desconforto e em que a vida parecia lhe sorrir apenas naqueles seus fartos cabelos negros , de olhos claros e de barba rala e fina e chamuscada tinha a voz aguda e engraçada que lhe saia pelas narinas ,taciturno quando sóbrio o que lhe era raro e gaiato quando ébrio o que lhe comum . Compadre do casal , cunhado do seu Chagas e marido de dona Irene Seu carrola era do tipo que tomava uma pra acordar , uma pra ir pra roça , uma pra começar a lida , uma pra almoçar , uma a tarde antes do cochilo , uma depois do cochilo , uma pra voltar pra casa depois da lida , uma pra tomar banho , uma pra jantar , uma pra fazer digestão , uma pra brincar com dona Irene , uma depois de brincar com dona Irene e por fim uma pra dormir . Famoso por essa arte e por jamais admitir que já havia tomado todas , sempre que pedia uma fosse na bodega , fosse em casa pra mulher , fosse no roçado antes de começar a lida ou nos intervalos ou antes e depois do almoço e na hora de irem embora ou fosse de visita em casa de conhecidos , depois de beber ele fazia os mesmos gestos , expressões de mal bebedor que bebe não por quê aprecia mas sim para se embriagar antes de mais nada que eram umas caretas acompanhadas de uma evolução com uma das mãos dando uns sopapos com os dedos e depois da cuspida e do splash da mesma ao chão concluía com as mesmas justificativas : A danada da primeira desce é que desce rasgando ou fí duma égua e quem bebe mais esse diacho . Inegavelmente o título de alcoólatra oficial em Toró dos Santos lhe era dele por direito e por justaposição .
-- mim dê pra cá esse menino seu Chagas que o senhor já segurou por demais por hoje . -- Alertou dona nega do Carmo. -- E deixe de acanalhação que é pru mode você ficar sabendo o que tá acontecendo...
Ainda num entusiasmo que só aquele sorriso amarelo e devorador de orelhas poderia o descrever o entusiasta desmunido de atenção parecerá nem ter se dado conta do prelúdio da parteira e a embargando segui proseando :
-- Ai vai... Quer dizer que nós pai tem tempo contado pra segurar nosso fí?
-- E isso mermo Seu Chagas.
-- Ai vai... -- Murmurou seu Chagas.
-- Num bora Chaga! Larga de ser acanalhado e da logo esse menino pra dona nega Carminha. -- Ralhou dona Irene impaciente.
-- Ai vai... -- Murmurou outra vez seu Chagas entregando o filho para a velha parteira.

O Santo CaipiraOnde histórias criam vida. Descubra agora