-- Isso era o que eu estava tentando fazer padre , mas eles entraram feitos os diachos na minha sala de ofício .
'' DEUS O LIVRE E ARREDE ! '' Exclamaram em uníssono o coral da zora desgramente .
-- Deus é pai , Deus é pai ! -- Rogou o padre de mão para o auto .
-- -- Esta vendo seu Naval , esta vendo ? Olha a boca seu Naval , olha boca ! -- Seguia o padre a repreender o notório herege .
-- O padre queira me desculpar , mas eu não disse nada de mais . -- Justificou .
-- Como e que é ? -- Perguntou de subto o padre parecendo não acreditar.
-- O que eu proliferei fora uma interjeição que expressa raiva e que não passa de um eufemismo uma expressão usada para suavizar outra por assim dizer mais grotesca . -- Ressaltou convicto .
-- Vai explicar isso pra eles seu Naval , vai explicar... -- Suspirou fundo e balbuciou o padre .
-- E então ...? -- Perguntou franzindo o cenho e irônico.
-- E então seu Naval , não diga mais isso .
-- Que seja padre , mas foram eles que primeiro entraram aqui sem se dar aos respeitos . -- Fez a sua defesa diante do padre remediador . -- Não vou admitir uma ruma de zambeta invadindo a minha sala dessa forma .
-- Ah minha virgem , ah minha virgem , quando eu escuto o senhor falar essa palavra (Zambeta) fico imaginando qual seria agora o eufemismo pra ela ? -- Inquiriu o padre em toda sua serenidade e desgosto .
Mas antes que qualquer outra palavra saltasse das bocas dos dois únicos cultos integrantes daquela pequena saleta se fez ouvir o comentário que pareceu saltar os muros daquela eloquente discussão .
-- Nós num sabe muito dessas palavra dirficil ai não que o seu Naval diz padre Janeandro , mas nós acha que ele acha que nós tudo aqui num sabe que ele tá é mangando de nós . -- Esse foi o comentário que pareceu saltar aqueles muros eloquentes e que saiu pela boca do homenzinho capiunga tão gelado que pareceu agulhar aqueles seus dentes cariados .
-- Eita fi ! Eita fi ! -- Bajulou aos sonhos a esposazinha capiunga ao mesmo tempo que sopapeava o indicador contra o polegar.
-- Só sendo dois Zambetas mesmo ! -- Exclamou seu Naval dessa vez um tanto descontraído porém com um ênfase nefasto no seu tom de voz pois sabia que coisa ruim que caminhava ao meio dia já iria começar a caminhar com mais veemência na imaginação daquela gente.
-- Seu Naval . -- Disse em tom de sussurro o padre que dessa vez pareceu não mais encontrar forças e se pós somente por instante a observar a aquilo distrenado .
* Típico peculiar nordestino "distrenado" ; Ao que se refere a algo descontente ou encabulado .
Mas se coisa ruim que caminha ao meio dia lá pelas bandas da pequena Toró realmente existia... Então que começasse a caminhar de uma vez por todas por aquelas bandas , porque entre os barulhos sonoros dos sopapos dos dedos da esposazinha capiunga , do badalar do sino da igrejinha , do alarde do coral que vociferou o bordão , dos gestos dos que se benzeram , do insistente rasgado de umbigo , do tom nefasto do notório ou ainda mais daquela olhar distrenado do padre Janeandro a dita era anunciada .( E que Deus o livre e arrede de coisa ruim , a todos nós .)
-- Num chame não seu Naval esses dois bichim de Zambeta não que é pro mode não agourar eles as essas hora do dia . -- Aquela fora mais uma intermediação de dona Neném para com o rapazinho capiunga e agora para com sua esposinha e que se fora possível ouviu logo depois daquelas duas palavras , (seu Naval) ditas enfadonhamente pelo padre janeandro logo após o início da zora desgramenta .
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Santo Caipira
HumorSe divirta com todas as atrapalhadas e malandragem de um caipira do interior do Ceará , com sua cidade de nome estranhíssimo , de hábitos extremamente excêntricos e com todos seus personagens pra lá de engraçados . E se o destino lhe pregou uma pe...