* * *
porém se esculhambação era ou não imprecação digna de se conjurar o bordão lá pras bandas da pequena Toró onde esse que vós narra já havia salientado de que a própria era regada de crenças e crendices , nós de certa forma não iremos ficar sabendo ... Pois em momento nalgum fora conjurado o bordão quando se fora falado a mesma , portanto para quem já nasceu esculhambado assim como aquele notório herege de nome Naval , e possuidor ou ainda mais façamos justiça possuído por aquele espirito que não tinha nada de santo , voltar para a sua mesa , mais não pelo acatamento da ordem do padre Janeandro , ainda mas por que o mesmo de certa forma consequentemente decidira não enfatizar tanto assim aquela sua imposição , e por que também sabia que de nada iria adiantar , por que para aquele povo de fé mestiça naquele horário a abstenção da maioria de seus hábitos lhes era uma obrigação , portanto assim como aquela privação parcial de alimentos durante aquele período o que obrigou as mães não amamentarem os seus pequeninos , trabalhar naquela hora também não era permitido ou ainda mais quem diria muito menos era ou seria bom falar o nome de menino miúdo naquele mesmo horário .
Mas como coisa ruim que se dizia que caminhava ao meio dia pela pequena Toró de certo só caminhava mesmo na imaginação dos seus habitantes e que força maligna nenhuma havia de ter porquê adivinhão preto que se diziam agourado e que apontou a todos os insultando de bagaço não esbagaçou ninguém mesmo porquê mais esbagaçado do que já era aquele povo só poderia ficar depois que nosso futuro santo por ele adorar o que era eminente pois assim deixava bem claro aquela esperança irracional que os envolviam e que naquele dia e naquela hora mesmo sem perceberem que a única coisa ruim que resultou de coisa ruim que caminha aquele horário fora a penitência de seus pequeninos que famintos rasgavam seus umbigos o que levou ao padre já velho de meia altura , cabelos grisalhos mistirados aos louros que ainda resistiam e lisos , olhos claros , de pele alvíssima e amiúde coberta pelo hábito durante o decorrer da zora desgramenta dedicar todo seu tempo a tentar a acalmar os pequeninos porquê as mães mesmo com o consentimento do padre se negavam a os amentarem por conta de suas crendices tudo isso enquanto alguns se benziam , outros rezavam e enquanto também o notório agora mais esculhambado do que herege já posto em sua mesa e sentado a sua cadeira alheio a tudo aquilo se deliciava com um sandwishe de pernil e com um caneco de suco de caju meio aos olhares atônitos dos que podiam verem aquilo e que com mais veemência se benziam .
''Mas assim como tudo que é bom acaba'' , o que talvez um dia tenha sido dito por algum filosofo pessimista , então também '' tudo o que é ruim tem que acabar'' mas isso fora dito agora por esse filosofo otimista aqui que vós narra . Foi então para alivio de todos os que tem o senso habitual quão apurando quanto o do seu Chagas que continuava a conjurar o bordão sem mais nem menos ainda mais quando olhava para sua santa mãezinha e se lembrava do tal adivinhão preto , mas que justamente naquele dia também resolverá juntamente com a nora registrar o pequenino órfão de pai e que sentada em uma cadeira ao canto rezava e segurava um pote cheio de banha de porco que naquela ocasião seria ofertado ao notório herege mas que certamente não mais seria devido aos seus desaforos , que o sino da igrejinha badalou as treze horas .
E se fora para alivio de todos , de certo fora ainda mais para o padre que teve o prazer de ver aquelas pessoas além de se dissiparem ganharem o caminho de fora daquela apertadíssima sala , e voltarem para aquela varanda ao mesmo tempo que enquanto algumas mães buscavam lugares mais discretos para amamentarem , seus pequeninos e assim sanar o tal rasgado de imbigo .
excetuando-se dona Alzira que permaneceu na sala por estar na sua vez de registrar o futuro santo e que por permissão do padre foi para um lugar discreto da igreja para amamentar por alguns minutos enquanto seu Chagas ficou a aguardar e ao filho ali mesmo por ser o pai , e dona Nenen que mais uma vez por encherimento se negou a arredar o pé dali impondo que o neto e nora também ficassem pois valeu-se de que tinha sido ofendida o que não deu escolha ao notório herege e que se viu obrigado a não mais contrariar a velha chegando até a lhe lançar um sorriso sínico e redimidor , ainda mais porque seus olhos que se fingiam arrependidos não paravam de apontar aquele pote de banha , que o mesmo jamais recusara .
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Santo Caipira
HumorSe divirta com todas as atrapalhadas e malandragem de um caipira do interior do Ceará , com sua cidade de nome estranhíssimo , de hábitos extremamente excêntricos e com todos seus personagens pra lá de engraçados . E se o destino lhe pregou uma pe...