Mas como em qualquer discussão, seja de ideias afins ou de ideias distintas há de se ter um opositor...
-- E se num for o seu Naval, quem mais haveria de ser pru mode iscrerver os nome de nós tudo aqui e de nossos fí nesches papel que só o Criador é que há de saber a trabalheira danada que dar pra arrumar? --Indagou se arrastando o marido que que a pouco soprava nas narinas do filho..
-- Ora essa! O Padre Janeandro que dê o jeito dele lá mais o prefeito, porque desse jeito é que num serve, onde já se viu bichovéi amundiçado desse aqui na paróquia . -- Cochichou aos limites da pequena sala.
-- Conversa besta muíe, num tá vendo que sai prefeito e entra prefeito e o seu Naval continua aí.?
E então ao ouvir a mais aquela oposição do marido e esquecendo que aquela polêmica era meio que por debaixo dos panos a mulher que também já podia sentir o desconforto de rebulir o filho em vão e seu berreiro persistir enfezou-se fortemente tonalizando :
-- Tu para de defender os outro! Tu para de defender quem num merece! E num bora... Fica assoprando na venta do teu fí que eu num mandei tu esquecer de trazer o bico dele, e num bora que já tá me dando dispaciência.
-- -- Ave Maria! Tô vendo é a hora desse inocente estufar o imbigo.
-- Num vai não muíe! Num vai não! Que agora eu tô é assoprando bem direitim. -- Garantiu o homem com um medo danado da mulher .
Diante daquilo o notário herege tivera sua atenção outra vez interrompida, no entanto surpreendentemente dessa vez agindo circunspectamente e sugerindo em leve tom:
-- Dê o peito pro menino.
Já a enfezada mulher não se deixou levar pela aquela nova postura do notário herege que parecerá ressurgir do inferno cheio de boas intenções ainda que contida pelo marido que a agarrou e mais uma cessando o sopro quis pular em cima daquele birô com menino e tudo... Parecendo ter incorporado o dom daquele seu espirito que não tinha nada de santo e o ameaçando as bolachadas e a comer o bicho que antes dormia pesadamente na enorme gaiola e que consequentemente agora lúcido retorcia-se agitado ao mesmo tempo que aos aços e a abrir as azas ameaçava ensandecido investir contra as varetas que o limitava e o que além se propagou pois o barreiro da mulher dispaciente pelo lamurio do filho ainda mais pelas oposições do marido atiçaram com susto as outras crianças a iniciarem o tal rasgado de imbingo e ao manifesto do coral em vista de que aquilo se fazia semelhante a um agouro e ainda mais á aqueles que tinham o senso habitual quão apurado quanto o do seu Chagas outra vez Precipitadamente conjurarem o bordão ao mesmo tempo que o próprio do mesmo modo adentrou a módica saleta juntamente com dona Alzira que com o menino nos braços e ainda a se rebulir toda, mas que somente observou espantada .
-- A senhora num é nem besta de tentar botar as mãos no nosso senhor . -- Berrou seu Naval . -- Zambeta !-- Concluiu com sua típica interjeição.
-- Se preze não! Se preze não! -- Interveio o marido que mais uma vez cessou o sopro.
-- Num chame essa bichinha de zambeta não seu Naval que ela não é bagaço nem nada. -- Acudiu a velha toda de preto .
-- Ai vai seu Naval , só no oi da piaba mermo, colocar o nome de um bicho horrive desches de nosso senhor . -- Disse dona Alzira que já havia se recomposto do espanto .
-- Deus o livre e arrede seu Naval! -- Exclamou seu Chagas em companhia do coro meio ao ainda insistente rasgado de imbigo , as benzagens e as aves marias .
Ignorando então a todos aqueles protestos o notário herege que antes já se pusera de pé mas por consequência das ameaças da enfezada mulher sai rapidamente em meio aquelas pessoas e em direção a gaiola e ao bicho que o próprio zombateiramente batizou pelo nome de nosso senhor e a abrindo toma-o em seus braços o acariciando e o balouçando ao mesmo tempo que vocifera sua tipica interjeição e comprimia os lábios emitindo um estranho som na tentativa de o acalmar , pois seu Naval assim como todo rinheiro que se prezava sabia que não era nada bom aquela agitação para um galo com previsão de desputar uma briga ainda naquele dia .
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Santo Caipira
HumorSe divirta com todas as atrapalhadas e malandragem de um caipira do interior do Ceará , com sua cidade de nome estranhíssimo , de hábitos extremamente excêntricos e com todos seus personagens pra lá de engraçados . E se o destino lhe pregou uma pe...