O S C pag 5

84 1 0
                                    

-- Eu quero o meu menino Chagas ! Quede nosso fí comadre! -- Cada vez mais a clemência da mãe de primeiro pau de arara roubava a cena naquela turbulenta vinda ao mundo e ao sertão da pequena Toró em que o seu desespero a irrogou a se rebulir tal qual a um adivinhão que só apontava o pior.
Típico peculiar nordestino, "Adivinhão" que se refere a uma espécie de casulo muito usado para distração em que as pessoas fazem uma roda e um condutor no centro com o mesmo em umas das mãos a se contorcer faz perguntas boas ou ruins e espera o inseto apontar-lhe.
-- Valha me Deus comadre! Deixe de aperrei que pru mode seu resguardo. -- Exclamava e insistia a tia e também madrinha imóvel lá de onde estava e onde permaneceu.
-- Se avexe não minha fía que eu e a Irene já tamo indo lá buscar o menino que é pru mode tu vê.
-- E comadre, que é pru mode também seu leite num descer. 

-- Mas que prosa besta é essa agora Irene disgrama?

-- Ôu coisa bonita Chagas, tu me respeita, eu tô dizendo isso que por causa de que a Toinha do finado Manel quando tava de resguardo se aperriou e o leite dela passou foi dia lá em baixo.
-- Hora mais...!
E sem dar importância aquela prosa dona Alzira continuo...
-- Aí meu santim! Aí meu santim! Quede meu inucentim?
-- -- Aí Chagas! Aí comadre! Quede meu fí?
-- Tá lá fora se banhando comadre.
E sem dar tempo a esposa seu Chagas arregaçou o verbo :
-- Mas será que esse menino nasceu foi todo cagado?
Ai escutar mais aquela asneira do marido dona Alzira esquecendo o rebulido e tudo mais o puxa novamente contra si e como antes do jeitinho dela lhe rosna na fuça e lhe toma de satisfação :
-- Só no ôi da piaba Chagas! Só no ôi da piaba mermo!
Seu Chagas ainda comprimido pela fúria da esposa só a observava espantado enquanto a mesma continuava :
-- Nem eu Chagas! Nem eu Chagas! Que quase mim desmancho toda pra botar teu fí pra fora de mim, fui capaz de fazer uma presepada dessa. Que magine esse inocente?
-- -- Hum!
E foi outra vez do seu jeitinho que por fim ao mesmo tempo dona Alzira resmungou mais uma vez aquela rotineira interjeição e desapartou-se do marido com um subto empurrão em que o mesmo brincando ou talvez Disfarçando para desaperriar a esposa disse:
-- E eu lá sou adivinhão pru mode tu me segurar assim muié.
E se adivinhão daquelas bandas só aponta para o pior a imaginação daquela pobre mãe que certamente só apontava para o que ia além da credibilidade naquele momento munida de pânico colocou no chinelo adivinhão supersticioso porque mesmo sem adivinhar infecto maléfica fora a sua anunciação.
Típico peculiar nordestino, "Colocar no chinelo" que significa, suplantar ou sobressair.
Consequentemente outra vez em posição de dar a luz dona Alzira se deixou ficar, imovel, pensativa e de olhar arregalado ao mesmo tempo que o marido e a cunhada que lá de onde estava e onde ainda permanecia apenas a observava com expressão penosa e a temerem nova reação da então agitada parideira que não fora em nove hora muito menos em nove meses mas sim somente em nove segundos que regressará concebida e aos prantos ao mundo e aquele sertão a berrar:
-- Meu fí morreu! Nosso fí morreu Chagas!
-- Disconjuro muié Ave Maria três vez.
-- Disconjuro comadre ave Maria três vez.
Transtornada a pobre mulher nem quis responder.
Depois de acalmar a mulher que se deu por convencida seu Chagas e a irmã seguiram em direção ao cômodo onde estavam o recém-nascido e a parteira que quando o ver entrar em companhia da irmã , foi logo lhe entregando o filho e dizendo :

-- Segure com cuidado pra não acochar de mais Seu Chagas , que essas coisinha são igual a passarim .

Essa é mais uma das peculiaridades do sertão nordestino '' passarim '' o que seria passarinho empregado corretamente mas que no linguajar caipira se é comum emprega-lo com a destituição do sufixo ''inho'' e que significa muito frágil .

-- É meu irmão cuidado . -- Reforçou dona Irene .

-- Oxe negrada se eu num vou segurar com cuidado meu meninão ?

Outra peculiaridade do sertão nordestino ''negrada '' se refere a duas ou mais pessoas juntas não importa o sexo .

Portanto ao ver que o nível de entusiasmo do pai a cada momento aumentava dona do Carmo exalou uma expressão de apreensão e em seguida fez mais uma de suas recomendações :

-- E não faça nenhum mungango que e pru mode não derrubar o vento desse menino .
-- Mas que mungango ? -- Perguntou seu Chagas com maior nível de entusiasmo .
Vendo aquilo dona do Carmo se viu na obrigação de ressaltar :
-- É que eu tô vendo a hora o senhor rebolar esse menino pra cima .

Outras duas peculiaridades do sertão nordestino '' Derrubar o vento '' que é sinônimo de adoecer e "rebolar" que sinônimo de lançar , de jogar .

-- É mesmo meu irmão ! O menino da Toinha do finado Maneu quando nasceu andou foi doente e dizem que foi por causa disso , o inocente andou foi perto de morrer . -- Disse a irmã .

-- Bate na boca minha irmã .

-- Bate na boca irene!
-- Bato meu povo...





























O Santo CaipiraOnde histórias criam vida. Descubra agora